UNIFAL-MG realiza primeira colação de grau de 2023; solenidade é marcada por discursos emocionantes e sentimento de gratidão e esperança entre formandos

“A todos os nossos encontros, que nos lapidaram como diamante e nos permitiram a criação de novos modos de existência, iremos, hoje, agradecer”. A mensagem proferida por Jaíne Reis Martins, recém-graduada em Letras, antecipou as emoções que marcaram a primeira colação de grau da UNIFAL-MG em 2023. Realizada no dia 31/01, na Sede, em Alfenas, a formatura marcou o encerramento da graduação para universitários dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas (Licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), História, Letras (Licenciatura), Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química (Bacharelado) e Química (Licenciatura).

O formando do curso de História e professor aposentado da UNIFAL-MG, Marcelo Polo, foi o juramentista da turma. (Foto: Arquivo/Dicom)

Na oportunidade, a cerimônia, que foi conduzida pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, contou com a participação de representantes docentes e das coordenações dos cursos, assim como familiares e amigos dos formandos. Quem proferiu o juramento solene foi o formando do curso de História e professor aposentado da UNIFAL-MG, Marcelo Polo, acompanhado dos demais colegas, que confirmaram os votos baseados nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, destacados no artigo 3º da Constituição Federal.

“A todos os nossos encontros, que nos lapidaram como diamante e nos permitiram a criação de novos modos de existência, iremos, hoje, agradecer”, disse Jaíne Reis Martins. (Foto: Arquivo/Dicom)

Jaíne Reis Martins cumpriu o papel de oradora da turma, retomando em discurso as experiências universitárias e a importância dos aprendizados compartilhados para o crescimento pessoal e profissional ao longo da graduação: “Muitos de nós entramos na Universidade ainda jovens, com o olhar adolescente da vida, e é com muito orgulho que posso dizer que a convivência universitária nos proporciona muitos aprendizados, dentre eles, o amadurecimento e o real valor das coisas”. 

A licenciada também mencionou a saudade que os encontros nos Restaurantes Universitários, no hall dos prédios, nos projetos de extensão e nas atividades desenvolvidas na Universidade deixarão aos formados, mas projetou a esperança para novas jornadas. “Hoje é o dia de agradecer. Agradecer pela vida, pela força, coragem, saúde, persistência, existência e (re)xistência. Viver é resistir. Nós resistimos e hoje estamos nos tornando Biomédicos, Biotecnologistas, Biólogos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Geógrafos, Historiadores, Letrólogos, Nutricionistas, Dentistas, Pedagogos, e Químicos”, completou, com orgulho. 

“Obrigada por acreditarem e confiar na nossa caminhada, por todo amor, carinho e dedicação”, agradeceu Isabella de Carvalho Marques. (Foto: Arquivo/Dicom)

Em sequência, a fisioterapeuta Isabella de Carvalho Marques deixou uma mensagem especial aos pais e familiares. “Hoje, aqui celebrando esta grande conquista, relembrando de tudo que passamos desde o começo, concluímos que a resposta é sim, trilhamos o caminho certo junto a vocês. A vitória é nossa, somos gratos por fazer que nosso sonho se tornasse realidade. Obrigada por acreditarem e confiar na nossa caminhada, por todo amor, carinho e dedicação”, disse.

Crislaine Paula da Silva proferiu uma mensagem de agradecimento aos professores. (Foto: Arquivo/Dicom)

Aos professores, quem proferiu uma mensagem de agradecimento foi a nutricionista Crislaine Paula da Silva. “Vocês têm uma missão belíssima, e fazem parte não apenas da nossa formação profissional, mas também da nossa formação humana. Muitas das coisas mais importantes que aprendemos com vocês são valores humanos, é a ética, que vamos levar para a nossa profissão, e também para o nosso dia a dia. Sabemos que o desafio ainda está apenas começando, mas nos sentimos preparados para enfrentar todos os obstáculos graças ao apoio de vocês”, agradeceu. 

Em discurso esperançoso, a professora Aline Roberta Danaga parabenizou as jornadas dos novos profissionais. (Foto: Arquivo/Dicom)

Aos novos profissionais, a representante da coordenação do Curso de Fisioterapia Bacharelado, Profa. Aline Roberta Danaga, desejou sucesso e sabedoria nos recomeços, parabenizando o esforço e a dedicação com que concluíram a graduação na UNIFAL-MG. O pró-reitor de Extensão, Prof. José Francisco Lopes Xarão, incentivou os formados a trilhar caminhos que contemplem seus sonhos, sem receio das novas aventuras. Na mensagem, o professor também destacou a importância da educação superior para todos. 

Além de encorajar os graduados no futuro profissional, o professor José Francisco Xarão reforçou a importância da educação para todos. (Foto: Arquivo/Dicom)

“Isso traz para nós uma grande responsabilidade, vocês agora, graduados e graduadas, têm formação superior, mas não é superior para fazer como parte da nossa elite faz, de se sentir diferenciado. Superior no sentido da nossa responsabilidade, da promessa e do compromisso que vocês firmaram aqui. Cabe a nós trabalharmos mais ainda para que mais pessoas tenham a oportunidade que vocês estão tendo”, reforçou. 

Para encerrar a solenidade, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, agradeceu os esforços dos familiares e amigos no apoio incondicional aos formados, assim como homenageou o trabalho em conjunto dos professores, técnicos, estagiários e terceirizados da UNIFAL-MG, para a edificação de uma universidade justa e de qualidade. Em continuidade, o reitor mencionou o papel das universidades públicas na construção da cidadania e do conhecimento científico para o avanço do país.

“É no encontro que nós mudamos e nos tornamos capazes da tolerância e do respeito”, disse o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. (Foto: Arquivo Dicom)

“O juramento hoje proferido fala da questão dos direitos humanos, da igualdade, da justiça, e tudo isso eu espero que tenha sido entranhado na formação de vocês, não por um tipo de doutrinação, mas por aquilo que já foi dito aqui, pelo encontro. A universidade pública, na medida em que ela é e tem se tornado cada vez mais inclusiva, menos elitizada, permite a possibilidade do encontro entre diferenças […]. É no encontro que nós mudamos e nos tornamos capazes da tolerância e do respeito”, completou o reitor. 

Participaram da colação de grau a vice-coordenadora do curso de Biomedicina Bacharelado, Profa. Andréa Molica do Amarante Paffaro; o coordenador do curso de Biotecnologia Bacharelado, Prof. Marcos Vinícios Salles Dias; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Tereza Cristina Orlando; a vice-coordenadora do curso de Enfermagem Bacharelado, Profa. Vânia Regina Bressan; o coordenador do curso de Farmácia Bacharelado, Prof. Marcelo Aparecido da Silva; a representante da Coordenação do curso de Fisioterapia Bacharelado, Profa. Aline Roberta Danaga; a coordenadora do curso de Geografia Licenciatura, Ana Rute do Vale; o coordenador do curso de História Licenciatura, Luiz Antônio Sabeh; o vice-coordenador do curso de Letras, Prof. Marcos de Carvalho; a coordenadora do curso de Nutrição Bacharelado, Profa. Rosângela da Silva; a representante do Colegiado do curso de Odontologia Bacharelado, Profa. Maira Foresti Vieira Munhoz; o coordenador do curso de Pedagogia Licenciatura, Prof. Ronaldo Auad Moreira; e o vice-coordenador do Curso de Química Bacharelado, Prof. Fábio Luiz Pissetti.

Foto: Arquivo/Dicom