UNIFAL-MG participa das iniciativas e debates em âmbito nacional da criação da RedeIFES de Comunicação e Divulgação Científica; comunicadores das universidades discutem estratégias para o setor em evento nacional

O Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizou encontro nacional remoto com os comunicadores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) integrantes da Andifes, e apresentou o planejamento da Gestão 2023 do colégio. No evento, realizado no dia 8 de fevereiro, os integrantes da direção nacional e das coordenações regionais apresentaram propostas para o desenvolvimento da comunicação nas instituições e a importância estratégica do setor.

A UNIFAL-MG foi representada por Ivanei Salgado, diretor de Comunicação e vice-diretor do Cogecom/Andifes, pela jornalista Ana Carolina Araújo e pela assistente Milena Favalli Simão. “Nesse momento, pós-pandemia e depois de tantos desafios que enfrentamos nos últimos anos, foi um alento participar desse encontro e lembrar a importância de nossas instituições e de nosso potencial como comunicadores para posicionar as nossas universidades perante a sociedade”, afirmou Ana Carolina Araújo sobre o evento.

De acordo com a jornalista, a proposta de conhecer melhor as diferentes realidades das instituições e propor ações conjuntas que possam contemplar de forma coletiva foi um dos aspectos mais interessantes apresentados no plano de trabalho da nova gestão do Colégio de Gestores de Comunicação.  “Acredito que esse olhar para as diferentes realidades das nossas instituições já começou nesse primeiro encontro nacional, uma vez que ao promover no formato remoto, proporcionou a participação e conhecimento de mais profissionais das nossas equipes acerca do papel estratégico do Cogecom”, diz. “Sem dúvidas, essa integração será fundamental para o sucesso das ações comunicacionais de nossas universidades”, acrescentou.

A RedeIFES foi apresentada para Secom, da Presidência da República, e para EBC. (Foto: Lucas Leffa)

Durante o evento, foi apresentada a estrutura da Andifes e do Cogecom e proposta de criação da RedeIFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação Científica. Essa rede, conforme o plano de ações apresentado, visa “trabalhar com o compartilhamento de soluções para a comunicação pública, educativa e de divulgação científica, estruturadas com base na colaboração, e no respeito às características e condições regionais e locais, de forma horizontalizada, autônoma e diversa”.

A implementação da RedeIFES está articulada, inicialmente, em sete linhas de ações: Rede audiovisual (TVs, rádios e streaming);  Agência de divulgação científica; Soluções tecnológicas para suporte à comunicação; Parcerias com iniciativas públicas e privadas; Rede de pesquisa em comunicação pública, educativa e de divulgação científica; Cursos e capacitações para a comunicação pública, educativa e de divulgação científica; e Comunicação estratégica e campanhas integradas.

Para a diretora do Cogecom e gestora de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Profa. Maíra Bttencourt, a proposta é ousada, porém é um desafio necessário para área. “É necessário que a comunicação feita nas assessorias, diretorias, superintendências, TVs, rádios etc. seja considerada como um eixo estratégico de gestão e de posicionamento das universidades diante dos demais setores da sociedade”, reforçou.

Lúcia Pellanda é reitora da UFCSPA. (Foto: reprodução/Youtube)

Além dos gestores de comunicação, a reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Profa. Lúcia Pellanda, integrante da comissão de comunicação da Andifes, participou do encontro e destacou o caráter estratégico das ações. “Quando as universidades foram questionadas e atacadas, foi por meio da comunicação que pudemos dar respostas. Esse é um dos motivos pelos quais teríamos que ter a comunicação como quarto pilar da universidade pública”.

A RedeIFES foi apresentada à Secretaria de Comunicação da Presidência da República e à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). A proposta encontrou apoio do Ministro Paulo Pimenta e do jornalista Hélio Doyle, atual presidente da EBC que mantém  veículos de comunicação como a TV Brasil, a Agência Brasil, Rádio MEC e outras rádios públicas no país.

“A EBC pretende ter uma relação muito próxima e muito boa com as universidades públicas federais, para desenvolver processos de comunicação conjuntos. O potencial que têm as universidades, tanto na divulgação de sua produção científica, quanto no aspecto tecnológico, permite um entrosamento muito grande com nosso sistema público de comunicação”, afirmou Hélio Doyle, o presidente da EBC, durante a reunião em Brasília, no dia 6 de fevereiro.

Para o diretor de Comunicação da UNIFAL-MG, Ivanei Salgado, o trabalho em rede com as 60 instituições integrantes da Andifes amplia as possibilidades de difusão do ensino, da pesquisa e da extensão produzidas na Universidade. “A RedeIFES pode contribuir não apenas para divulgação da produção universitária e campanhas de valorização e de defesa da Universidade, mas também com a gestão de processos, práticas profissionais e fortalecimento da comunicação pública e científica na UNIFAL-MG”, finalizou.

A apresentação da RedeIFES está disponível em: Encontro Nacional Cogecom 2023.

Com informações do Cogecom/Andifes.