UNIFAL-MG realiza aulas magnas no campus Poços de Caldas; palestrantes compartilham experiências profissionais com universitários e dão dicas para construção de carreiras de sucesso

Alunos dos cursos de graduação da UNIFAL-MG deram início ao primeiro semestre letivo de 2023. Para celebrar a vinda de novos estudantes aos campi, a Universidade realizou uma série de atividades no evento da Acolhida ao Calouro, incluindo aulas magnas em Poços de Caldas, no dia 28 de março. O engenheiro elétrico Alexandre Pagotti João ministrou a aula “Segredos do Sucesso”, às 10h, e a engenheira de alimentos Laís Gabriela Sia ministrou o tema “Profissional do Futuro”, às 19h. O evento contou com a participação da Reitoria, dos ingressantes e de membros da comunidade externa. 

Na manhã, o engenheiro Alexandre Pagotti compartilhou com os alunos as experiências da sua trajetória nacional e internacional, servindo de inspiração para os calouros. “Queria agradecer o interesse, estou muito feliz com essas oportunidades. Espero que os discentes usem o que foi exposto para refletir, para pensar, para que seja algo que possa ajudá-los nos próximos desafios. A contribuição maior é neste sentido: apostar em nosso potencial, pois temos condição de vencer. É muito mais questão de se preparar, se organizar e não ter medo de correr atrás”, disse o gerente corporativo de suprimentos do Grupo Curimbaba.

A ingressante Camila Rabelo Gimenes, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, viu na aula magna a chance de conhecer a atuação na área dos cursos. “Eu espero que a graduação seja muito legal, estou muito animada, e por sair com diplomas, acho muito completo. O palestrante nos incentivou. Para quem é de Minas, há oportunidades que não conhecíamos”, expôs. 

Dialogando com a aula da manhã, a ministrante Laís Sia abordou em sua palestra tópicos importantes para um profissional que deseja ter sucesso em sua área, como o aprendizado de novas línguas, a busca por novos desafios e a dedicação para novos conhecimentos dentro e fora do curso. 

“A palestra é superimportante para ter o contato com os ingressantes como uma pessoa que já viveu o lugar deles e se desenvolveu ao longo da carreira, para eles conseguirem observar que nenhuma decisão é um decreto, que é possível transformar a carreira ao longo do tempo, pois é uma construção. Também, é necessário trabalhar em pontos de desenvolvimento: inglês, power BI, línguas. Nesse primeiro momento é importante se dedicar, saber lidar com as frustrações, se conhecer e levar a essência independente do lugar onde vão trabalhar”, disse a gerente de qualidade e segurança alimentar da Danone.

“Nós aprendemos que há uma diferença entre elaborar o currículo e como agir na entrevista. Isso é muito importante para construir nossa carreira”, disse o estudante Israel Araujo de Oliveira, do terceiro período do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.

Para a diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, Profa. Renata Piacentini Rodriguez, o evento repercutiu positivamente entre docentes e discentes. “Foi uma experiência muito positiva trazer profissionais da área de engenharia. Os alunos puderam se conectar com essas pessoas e enxergar possibilidades que vão ter, e como eles podem pensar a construção dessas carreiras, o que devem focar hoje, estando ainda na universidade, e o que deve ser prioridade para quando saírem da UNIFAL-MG. Nós percebemos que essa aula magna com profissionais da área é muito interessante, porque os alunos se interessam pela vida do profissional, que será a vida dele”, disse a professora. 

As aulas marcaram o início de novos cursos de graduação no campus Poços de Caldas: Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Neste ano, a UNIFAL-MG também passa a contar com o curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, ofertado em ead. 

“É a primeira vez em 14 anos de existência que temos a abertura de novos cursos, isso representa um avanço não só para a UNIFAL-MG, mas também para a cidade de Poços de Caldas, pelas inúmeras possibilidades, serão novos profissionais disponíveis para o mercado de trabalho, novas possibilidades de criação de cursos de pós-graduação e ampliação da pesquisa no campus”, completou a professora.

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, ressaltou em discurso o sonho e os desafios para a existência dos novos cursos, que contou com uma colaboração coletiva para sua efetivação. Para o reitor, é uma conquista para a Universidade e o campus Poços de Caldas ao proporcionar novos trajetos aos alunos. 

Compuseram a mesa de abertura das aulas o vice-diretor do campus Poços de Caldas, Prof. Osvaldo Adilson de Carvalho Junior; a pró-reitora adjunta de Graduação, Profa. Roberta Seron Sanches; a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Cláudia Gomes, a diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia, Profa. Renata Piacentini Rodriguez, e o assessor parlamentar do Deputado Federal Odair Cunha, Sr. Paulo Tadeu Silva D’ Arcadia.