Equipe do Laboratório de Parasitologia Clínica irá ajudar na identificação das larvas de Aedes aegypti na região  

Pesquisadores vão verificar larvas coletadas pelos agentes dos 24 municípios da Regional de Saúde de Alfenas

Com o objetivo de contribuir para as ações de controle de Aedes aegypti na região, a equipe do Laboratório de Parasitologia Clínica da UNIFAL-MG irá atuar na revisão da identificação das larvas, após o levantamento da presença do vetor nos municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Alfenas.

Profa. Angélica Faria e Prof. Fabio Colombo são os pesquisadores responsáveis pela revisão da identificação das larvas, após o levantamento nos municípios. (Fotos: Arquivo/Dicom)

O trabalho ficará sob a responsabilidade dos pesquisadores Angélica Rosa Faria e Fabio Antonio Colombo, docentes do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). “Essa análise será importante para verificar a correta identificação de larvas pelas equipes municipais de saúde, contribuindo assim para a maior confiabilidade do sistema Lira (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti)”, explica a professora Angélica Faria.

De acordo com a pesquisadora, o método de análise do sistema Lira é realizado pelos agentes de saúde dos municípios para identificar de forma rápida a quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela. “Esse método possibilita a obtenção de indicadores entomológicos e permite conhecer a distribuição do Aedes aegypti, importante vetor de doenças virais como a dengue”, afirma.

Agente durante treinamento no Laboratório de Parasitologia Clínica. (Foto: Arquivo/Laboratório)

A professora acrescenta que a metodologia também otimiza e direciona ações de controle do vetor. “O método facilita a delimitação de áreas de risco além de contribuir para as atividades de mobilização através da divulgação desses resultados para a população”, esclarece.

Para realizar a revisão das larvas identificadas no levantamento a ser feito pelos agentes de saúde nos 24 municípios que compõem a Regional de Saúde de Alfenas, a equipe do Laboratório de Parasitologia Clínica estabeleceu um cronograma. “A revisão das larvas será feita trimestralmente, através da análise de 10% do total de larvas coletadas por cada município membro da Regional de Saúde de Alfenas, que serão enviadas ao nosso Laboratório”, revela a professora Angélica Faria.  

Análise larvária nos municípios da Regional de Saúde de Alfenas

Capacitação ajudou agentes de combate às endemias na diferenciação das espécies de Aedes, como o Aedes aegypti e Aedes albopictus, e os insetos mais comuns como o Culex, também conhecido como pernilongo. (Foto: Arquivo/Laboratório)

No trabalho de campo, o desafios dos agentes de saúde é saber diferenciar as espécies de Aedes. Para ajudar nessa missão, a Regional de Saúde de Alfenas promoveu um treinamento de análise larvária em parceria com o Laboratório de Parasitologia Clínica, do qual participaram agentes de saúde e supervisores responsáveis dos 24 municípios da Regional, que atuam no enfrentamento de arboviroses.

“O objetivo do curso foi capacitar os agentes de combate às endemias para que eles consigam diferenciar as várias espécies de Aedes, como o Aedes aegypti e Aedes albopictus, e os insetos mais comuns como o Culex, também conhecido como pernilongo”, informou a referência técnica em Arboviroses da Regional de Saúde de Alfenas, Larissa Ribeiro de Souza.

Pesquisadores junto aos agentes e gestores que atuam no enfrentamento de arboviroses em 24 municípios da Regional de Saúde de Alfenas durante o treinamento realizado no Laboratório de Parasitologia Clínica. (Foto: Arquivo/Laboratório)

Conforme ela, a partir da diferenciação os agentes poderão realizar de forma mais adequada a análise das larvas que são coletadas, além de direcionar as ações mais adequadas para o combate ao vetor.

O curso foi ministrado pelo supervisor de campo da Regional de Varginha, Paulo Barbosa, entre os dias 13 e 17/03, diretamente no Laboratório de Parasitologia Clínica da Universidade.