UNIFAL-MG realiza Semana Nacional do Cérebro em escolas públicas de Alfenas; projeto visa levar os avanços da ciência sobre estudo do cérebro à sociedade

A Liga Acadêmica de Fisiologia da UNIFAL-MG (LiFi) realizou a 12ª Semana Nacional do Cérebro, nas escolas públicas de Alfenas, nos dias 15 e 16 de março. O projeto foi desenvolvido a partir da iniciativa da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC), com o objetivo de levar os avanços da ciência sobre o estudo do cérebro para toda a sociedade. Este ano, o tema do evento foi “O Cultivo da Resiliência”.

(Fonte: site/Semana Nacional do Cérebro)

Conforme informado pela Comissão Organizadora da LiFi, a Semana Nacional do Cérebro é um evento global, programado anualmente para meados da segunda quinzena do mês de março. Este ano, a Semana Nacional do Cérebro ocorreu entre os dias 13 e 19 de março, com a intensa divulgação da temática a respeito do funcionamento do cérebro e do comportamento humano.

De acordo com a Comissão, a edição levou o tema para uma média de 390 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) das escolas municipais e estaduais – Escola Estadual Dirce Moura Leite e Escola Municipal Professor Levindo Lambert – da cidade de Alfenas. Os temas foram desenvolvidos nos formatos presencial e online.

“Solicitamos que os alunos pintassem a região do cérebro responsável por comandar a Resiliência, antes de colar as partes em recorte do molde, formando literalmente um chapéu”, informaram os membros da LiFi. (Foto: arquivo/LiFi)

No formato presencial, a LiFi realizou uma dinâmica, durante a palestra nas salas de aula. Foi montado um “Chapéu de Cérebro” e solicitado que os alunos pintassem a região do cérebro responsável por comandar a resiliência. Além disso, eles distribuíram uma cartilha informativa contendo um resumo de toda a palestra, para que os alunos pudessem compartilhar a iniciativa com família e amigos.

No formato online, o grupo desenvolveu o tema “O Cultivo da Resiliência”, utilizando evidências científicas e explorando a importância da resiliência para a evolução humana. Outra questão abordada foi o caráter fisiológico envolvido nos fatores ambientais e sua influência na neuroplasticidade, podendo moldar o comportamento humano. Além disso, a equipe contou com programação divulgada por meio do Instagram da Liga, com objetivo de abordar o tema científico com linguagem voltada para o público jovem, adulto e universitário.

A atividade de extensão foi realizada pela Comissão, composta por membros da LiFi, sendo eles: Profa. Roseli Soncini, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN); Prof. Flavio Protasio Veras e Prof. Tayllon dos Anjos Garcia, no instituto de Ciências Biomédicas (ICB); e os discentes Rayner Ribeiro Cardoso, Thalles Andrade Marques Pereira, Ana Luisa Alves, Geovana Tosatti Petraccone, Rúbia Stefanne Gonçalves Silva, Julia Oliveira Neves de Lima e Gabriel Jorge Mendes dos Santos.

Thalles Pereira é graduado em Educação Física pela UNESP, discente do curso de Nutrição da UNIFAL-MG e membro da Liga Acadêmica de Fisiologia (LiFi). (Foto: arquivo pessoal)

Na oportunidade, um dos membros da LiFi, o acadêmico Thalles Andrade Marques Pereira, salientou a importância do projeto para a comunidade acadêmica e para a sociedade. “Demonstrar na prática que a extensão tem como objetivo principal aproximar a comunidade externa à universidade, nos mostra que a transmissão do conhecimento é uma via de mão dupla. Nós acadêmicos, temos a obrigação de levar a ciência produzida na universidade, de forma simples, para a sociedade. Por isso, um dos pilares da universidade pública é a extensão”, frisou o estudante.

“Participar da Semana Nacional do Cérebro foi uma experiência sensacional! Transmitir o conhecimento científico com uma linguagem de fácil entendimento e com aplicabilidade prática sempre foi um dos meus objetivos como profissional. E foi possível levar a ciência para a comunidade através das postagens informativas na nossa página do Instagram”, completou o estudante, partilhando parte da experiência. “Além disso, este tipo de atividade resulta no aprendizado dos próprios discentes que têm a oportunidade de vivenciar o que um dia pode se tornar sua atuação no mercado de trabalho. Fico muito contente e orgulhoso de participar deste time da Liga Acadêmica de Fisiologia”, finalizou.

Para mais informações acesse o Instagram da LiFi, @ligadefisiologiaunifal. O molde do “Chapéu de Cérebro” e a Cartilha Informativa estão disponíveis no link da biografia do Instagram.

Fotos: arquivo/LiFi.