Palestras, rodas de conversa e shows marcam início de semestre na UNIFAL-MG; ingressantes conhecem projetos de ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela Universidade

A recepção aos calouros do segundo semestre de 2023 na UNIFAL-MG contou com uma programação repleta de atividades que aconteceram nos três campi da Instituição: em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Palestras, rodas de conversa, shows e apresentações de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como de serviços oferecidos pela Universidade, fizeram parte da acolhida aos estudantes ocorrida do dia 15 ao dia 24/08.

“Considerando que os discentes que ingressam na universidade estão expostos a um ambiente completamente novo e desconhecido, e que muitas vezes não possuem todas as informações necessárias para se situarem e se manterem dentro de seus cursos, este tipo de evento se faz importante por fornecer a eles as orientações necessárias e instruir quanto as diversas possibilidades envolvendo a graduação”, destaca a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG), que ministrou uma das palestras na Acolhida.

Alfenas

No dia 15/08, os estudantes dos campi de Alfenas contaram com barracas de acolhida, seguida de um encontro com o reitor da Universidade, professor Sandro Amadeu Cerveira, e uma palestra sobre Empreendedorismo e Inovação, ministrada pela professora Izabella Bastos.

No mesmo dia, às 19h, a pró-reitora da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), profa. Claudia Gomes, juntamente do coordenador do Departamento de Promoção e Prevenção da Prace, prof. Marcos Coelho Bissoli, conversaram com os estudantes sobre vivências acadêmicas e apresentaram as possibilidades de apoio que a Instituição oferece à comunidade universitária.

Além das palestras e rodas de conversa, houve barracas de diversos cursos posicionadas nos espaços de convivência do campus Sede, apresentações de projetos de Extensão (dança de salão, Zumba e Ritmos, Dança do ventre) e dois shows com a Banda Zóio do Lampião.

Poços de Caldas

A programação de Poços de Caldas iniciou com a abertura do projeto Calouro Cidadão e as boas-vindas do vice-reitor, professor Alessandro Antônio Costa Pereira. O dia 15/08 seguiu com dinâmicas dos Programas de Educação Tutorial (PET’s) e gincanas.

No período matutino e vespertino do dia 16, houve arrecadação de alimentos pelo grupo Calouro Cidadão. Há 14 anos, os integrantes do projeto promovem ações solidárias que integram o acolhimento dos novos estudantes da UNIFAL-MG no campus Poços de Caldas.

No dia 17, os produtos arrecadados foram contabilizados e doados para o Lar São Vicente  e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. A programação também contou com apresentações das secretarias das coordenações de cursos, dos projetos de Atividades Curriculares de Extensão (Acex) e da Assistência Estudantil.

As atividades finalizaram no dia 18/08 no campus, com visita ao hemocentro da cidade para doação de sangue e apresentações dos projetos de pesquisa no Hall do prédio F do campus.

Varginha

Em Varginha, a programação do dia 15/08 contou com as boas-vindas do reitor, stands de grupos de extensão e ligas de alunos, bem como uma apresentação dos setores de Apoio ao Estudante. No dia 16, os discentes seguiram com stands e apresentações dos cursos disponíveis no campus.

A programação seguiu até o dia 24, contando com encontro do grupo Prosa em Roda, tour pelo campus, café com o Diretório Acadêmico, o evento “A coisa ficou preta, a coisa ficou boa!” e roda de conversa sobre Violência e Gênero.

Confira as fotos.

(Fotos: arquivo/Dicom)