UNIFAL-MG realiza mês da sustentabilidade nos campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha

Iniciativa conta com palestras, oficinas, atividades de plantio de árvore e lançamentos de jogos e cartilhas

A UNIFAL-MG, por meio da Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (GMADS) da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI/PROPLAN), está promovendo o “Mês da Sustentabilidade UNIFAL-MG”, que acontece de 04 a 30 de setembro, nos três campi da Universidade. O evento tem como objetivo promover ideias, ações e mudanças socioambientais transformativas para o desenvolvimento sustentável local e institucional.

Lançamento dos Jogos da Sustentabilidade no campus Poços de Caldas. (Foto: arquivo pessoal/Julieta Aparecida Moreira)

Segundo a presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS) da UNIFAL-MG, Julieta Aparecida Moreira, este ano, o evento contou com programação diversificada.

“Palestras, mesas redondas, oficinas, plantios de árvores, lançamentos de jogos lúdicos, atividades de autocuidado, visita ao Aterro Sanitário, além de ricas programações virtuais, com participação de convidadas docentes de outras universidades, que nos honraram com o oferecimento de lives apresentando temas relevantes”, menciona a servidora.

Para ela, iniciativas como esta “promovem a sensibilização da comunidade acadêmica a partir de diferentes atividades, gerando reflexões sobre diferentes temas relacionados à sustentabilidade”, explica.

O lançamento do Mês da Sustentabilidade teve início no dia 04/09, com abertura solene no campus Poços de Caldas e contou com a participação do delegado adjunto da Receita Federal, Anderson Luiz da Silva, que apresentou o projeto “Além do Horizonte”.

Neste mesmo dia, as atividades de autocuidado contaram com meditação ministrada pela docente Rafaela Cristina Sanfelice, do Instituto de Ciência e Tecnologia, bem como ginástica laboral e massoterapia ministradas pela equipe do Programa Estudo da Postura e do Movimento.

Visita dos colaboradores de limpeza da Sede e unidade Santa Clara ao Aterro Sanitário de Alfenas. (Foto: arquivo pessoal/Julieta Aparecida Moreira)

No campus Sede, as ações ocorreram nos dias 13 e 14/09. Além da programação geral do evento, 26 colaboradores de limpeza da Sede e unidade Santa Clara visitaram o Aterro Sanitário de Alfenas para apresentação de informações e conhecimento, in loco, sobre gestão e tratamento de resíduos.

Ainda no dia 13, ocorreu a live no Youtube com a convidada Vanusa Carla Pereira Santos, docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), que discorreu sobre o tema “Economia circular como alternativa para alcançar a sustentabilidade”.

Na unidade Santa Clara, a programação foi realizada no dia 20/09 e também contou com o plantio de mudas de árvores em frente ao prédio M. Foram 25 mudas plantadas, entre elas: Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Pata de Vaca, Jacarandá Mimoso e árvores frutíferas.

O dia 20 também conta com a live “O Compromisso Social das Universidades a partir da Agenda 2030”, ministrada pela professora Jaluza Maria Lima Silva Borsatto, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e transmitida pelo Youtube. Além da programação desenvolvida na Instituição, todos os campi participam da campanha “Dia Mundial Sem Carro”, que acontece no dia 22/09.

O encerramento solene da Semana da Sustentabilidade acontece a partir do dia 27/09, no campus Varginha. Entre as atividades desenvolvidas no campus estão as da programação geral, bem como com o lançamento de cartilha com catálogo de plantas e a oficina de compostagem e plantio.

Informações sobre a Semana da Sustentabilidade podem ser conferidas no site da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN).

Confira, abaixo, as fotos do evento.

(Fotos: Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG)