Com foco nas “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, Simpósio Integrado promove Intercâmbio de conhecimento na UNIFAL-MG durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Outubro marcou a realização do Simpósio Integrado da UNIFAL-MG, o maior evento acadêmico e científico da Universidade que acontece anualmente e envolve toda a comunidade universitária no intercâmbio de saberes. Realizado no âmbito da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e das atividades do UNIFAL-MG PARA VOCÊ, a 9ª edição abordou a relevância das Ciências Básicas no contexto do Desenvolvimento Sustentável, evidenciando a produção acadêmica de discentes, servidores e colaboradores. Foram mais de 1.000 inscritos, sendo 719 trabalhos submetidos, dos quais 60 selecionados para a modalidade oral e 30 avaliados como melhores para receber a menção honrosa.

Palestra de abertura “Divulgação Científica para um Futuro Sustentável” com a professora Juliana Fedoce Lopes, da Unifei. (Foto: Arquivo/Dicom)

O 9º Simpósio Integrado aconteceu de 16 a 20 de outubro com uma programação diversificada que abarcou apresentação de trabalhos em banners, palestras, painéis, apresentação oral dos melhores trabalhos, mesas-redondas, lançamento de livro e e-book, exposição e entrega de menções honrosas.

Na segunda-feira (16), a Universidade recebeu na Sede a professora Juliana Fedoce Lopes, do Departamento de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) para a palestra de abertura “Divulgação Científica para um Futuro Sustentável”. Durante todo dia, os acadêmicos apresentaram trabalhos na modalidade banner.

Painel com professor convidado Milton Pomar, que lançou o livro “O sucesso da China socialista. 1949-2025: De país muito pobre a maior economia mundial”. (Foto: Arquivo/Dicom)

A apresentação dos melhores trabalhos na modalidade oral aconteceu na terça-feira (17), quando ocorreu também o painel intitulado “O futuro da relação Brasil China na Educação superior”, com a participação do professor Milton Pomar, geógrafo, empresário e editor das revistas “Negócios com o Brasil” e “Negócios com a China”. Mediado pelo professor Francisco Xarão, pró-reitor de Extensão e Cultura, o painel contou com a presença do reitor, o professor Sandro Amadeu Cerveira, que compartilhou a missão realizada pelos reitores em recente viagem à China. Após o painel, foi realizado o lançamento do livro “O sucesso da China socialista. 1949-2025: De país muito pobre a maior economia mundial”, de Milton Pomar.

Ainda no dia 17, acadêmicos dos cursos das áreas de saúde, das licenciaturas, das tecnologias e de sociedade e gestão, participaram das mesas-redondas sobre “A UNIFAL-MG e os serviços prestados à sociedade”, que aconteceram concomitantemente na Unidade Santa Clara, na Sede, no campus Poços de Caldas e no campus Varginha. As apresentações em banner e orais dos melhores trabalhos continuaram na quarta-feira (18), dia em que foi realizada a palestra “Inteligência artificial e seus impactos na sociedade” com o professor Humberto César Brandão de Oliveira, do Departamento de Ciência da Computação da UNIFAL-MG.

Lançamento do Portal de Indicadores Socioambientais de Poços de Caldas, no campus da UNIFAL-MG na cidade, coordenado pelo professor Paulo Pamplin. (Foto: Reprodução)

No dia 19, quinta-feira, além da apresentação de trabalhos, a programação contou com o lançamento do Portal de Indicadores Socioambientais de Poços de Caldas, no campus da UNIFAL-MG na cidade. Coordenada pelo professor Paulo Augusto Zaitune Pamplin, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade, a plataforma apresenta informações e indicadores de Poços de Caldas, voltados para a educação, a saúde, o desenvolvimento econômico, meio ambiente, entre outros setores do município. Na oportunidade, também foi lançado o e-book “Diagnóstico de indicadores para monitoramento dos objetos de desenvolvimento sustentável: ODS em Poços de Caldas”, que além do professor Paulo Augusto Pamplin, também conta com a autoria de Yula Merola, Cleir Ferraz Freire e Tito César Marques de Almeida.

Palestra de encerramento “Sistemas Alimentares em Xeque” com o economista Arnoldo Campos. No registro com o professor Lucas Daniel Sanches, da Faculdade de Nutrição. (Foto: Arquivo/Dicom)

O encerramento do simpósio ocorreu na sexta-feira (20), com mais apresentações de trabalho e com a exposição Uma Mostra. À noite, a comunidade acadêmica prestigiou a palestra “Sistemas Alimentares em Xeque” com o economista Arnoldo Campos, diretor da empresa AGMAAC Soluções e consultor de agências internacionais como a Food and Agriculture Organization (FAO) – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Banco Mundial e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), empresa alemã para cooperação técnica que atua no Brasil na promoção do desenvolvimento sustentável. 

Prof. Wellington Lima Ferreira – coordenador da 9ª edição do Simpósio Integrado. (Foto: Arquivo/Dicom)

Após a palestra, o professor Wellington Ferreira Lima, pró-reitor de Graduação e coordenador do 9º Simpósio Integrado, agradeceu à equipe organizadora e falou sobre o processo de seleção dos trabalhos. “Posso dizer, com certeza, que os trabalhos que cá estão, passaram por vários crivos”, disse. Segundo ele, os 719 trabalhos submetidos ao simpósio passaram por uma avaliação para o evento e, na sequência, uma segunda banca – interna das unidades acadêmicas, separou os 60 melhores trabalhos, dos quais 30 foram escolhidos por uma terceira banca para a premiação.

Para realizar a entrega das menções honrosas dos trabalhos da área de Humanas, o coordenador convidou o professor Romeu Adriano da Silva, decano do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Em seguida, o professor Wellington Lima convidou a professora Roseli Soncini, decana do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), para fazer a entrega das menções honrosas aos trabalhos da área. Finalizando as entregas, foi convidada a professora Zélia Marilda Rodrigues Resck, decana da Escola de Enfermagem (EE), para fazer a entrega da premiação aos melhores trabalhos da área de Saúde.

Entrega das menções honrosas feita pelo professor Romeu Silva (ICHL), professora Roseli Soncini (ICN) e professora Zélia Resck (EE). (Fotos: Arquivo/Dicom)

O coordenador do evento finalizou a 9ª edição com uma homenagem aos avaliadores dos trabalhos submetidos ao simpósio, na pessoa da professora Zélia Resk. “Para que a gente pudesse realizar o simpósio são centenas de avaliadores que ficaram avaliando os trabalhos e montando bancas. Além disso, pessoas que passaram tempo orientando supervisores, tutores e orientadores, e a gente queria fazer um agradecimento a todos, o que a gente não vai conseguir alcançar. Então a gente queria fazer aqui essa homenagem e agradecimento na pessoa da professora Zélia”, anunciou, em meio a aplausos.

Profa. Zélia Resck, da Escola de Enfermagem, foi homenageada em nome de todos os avaliadores do simpósio. (Foto: Arquivo/Dicom)

“A professora Zélia dedica o tempo, o trabalho e o esforço dela aqui para a nossa Universidade há 43 anos. É uma das decanas dessa Instituição, uma das pessoas que está aqui há mais tempo e até onde eu consegui observar, detém o carinho de todo o seu departamento. Então a gente acha que a senhora representa bem aquelas pessoas que a gente quer agradecer: os professores, tutores e orientadores”, discursou.

A entrega da homenagem foi feita pelo reitor, o professor Sandro Amadeu Cerveira, que ao final, também agradeceu a todos os envolvidos na realização do simpósio: “Quero agradecer a você, Wellington, aos demais membros da equipe que se dedicaram para que esse simpósio acontecesse, e a cada estudante, a cada professora, a cada professor, a cada coordenador, que eu acompanho e mesmo não estando ali nos grupos eu vejo o trabalho hercúleo que vocês fazem. Vocês merecem todas as homenagens e todos os parabéns.”

A seguir, confira a relação dos trabalhos premiados com menção honrosa:

Biológicas e da Terra 1

  • Desenvolvimento de um aplicativo para avaliação do equilíbrio muscular de agonista e antagonista em grandes articulações: análise de usabilidade
  • Núcleo de Alimentação Escolar e Saúde Interdisciplinar (NAESI)
  • Desenvolvimento de curso de atualização através do programa APEC

Biológicas e da Terra 2

  • Vendo além das barreiras: experiência de alunos na construção de recursos didáticos que promovam acessibilidade para o ensino de biologia celular para alunos com deficiência visual
  • Jardim Sensorial (Programa Semeando Ideias)
  • Avaliação de nanotubos de carbono magnéticos funcionalizados quanto à adsorção de proteínas e citocompatibilidade

Desenvolvimento e Inovação

  • Desenvolvimento de xampu micelar anticaspa contendo óleo ozonizado
  • Estudo do potencial quimiopreventivo de derivados cumarínicos frente às lesões induzidas no material genético por doxorrubicina
  • SGICI: gestão e cálculo de indicadores de cidades inteligentes e sustentáveis no Brasil

Exatas e Tecnologias

  • Marcadores químicos luminescentes de lantaníedos nas Ciências Forenses: LNOFS (ln = eu3+ e tb3+) como marcadores de GSR
  • Análise de marcadores químicos fenólicos e xantínicos por HPLC-UV-DAD para classificação e determinação de origem de cafés especiais
  • Produção de biocompósitos com biomassa fúngica inativa e ZNO

Humanas e Sociais 1

  • O Pibid na formação inicial: narrativas de estudantes de licenciatura em Química
  • Capitalismo de plataforma e uberização do trabalho: um estudo sobre as novas formas de controle e subordinação do trabalho às empresas-aplicativos
  • Dimensões educacionais das jornadas de 2013

Humanas e Sociais 2

  • O Movimento Gay de Alfenas: uma análise sobre o direito à cidade sob a perspectiva de um movimento social urbano
  • A imaginação sociológica e o Sul de Minas
  • Contribuição das rodas de TCI para construção de um futuro sustentável na sociedade

Saúde 1

  • Otimização do preparo de amostra utilizando extração líquido-líquido para análise de nicotina e cotinina em leite materno por LC-MS/MS
  • Monitoramento dos níveis séricos de colesterol total d frações na prevenção da aterosclerose
  • Kombucha de farinha de araçá amarelo (psidium guineense): análise de compostos bioativos e capacidade antioxidante

Saúde 2

  • Grupo transformação UNIFAL
  • Avaliação curricular das escolas médicas brasileiras: ensino da espiritualidade e sua relação com a saúde
  • Minutos Mentais: Educação Popular em Saúde em Alfenas-MG

Saúde 3

  • Atuação acadêmica do projeto de extensão Odontologia Hospitalar aos Pacientes em Tratamento Oncológico em um município no Sul de Minas Gerais
  • Dor e qualidade de vida em pacientes portadores de doenças autoimunes em tratamento com imunobiológicos
  • Associação entre apoio social e dinapenia em pessoas idosas de um município do Sul de Minas Gerais

Saúde 4

  • Desenvolvimento de um aplicativo para avaliação do equilíbrio muscular de agonista e antagonista em grandes articulações: análise de usabilidade
  • Núcleo de Alimentação Escolar e Saúde Interdisciplinar (NAESI)
  • Desenvolvimento de curso de atualização através do programa APEC

A seguir, confira alguns momentos da semana do evento:

(Fotos: Arquivo/Dicom)