Diretor de Processos Seletivos explica as novas mudanças no Sisu de 2024/1 para quem deseja ingressar na Universidade este ano

No dia 22/01/2024 começam as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), meio adotado pela UNIFAL-MG e por várias outras universidades do país como porta de entrada de quem desejar fazer um curso superior de graduação. É um dos momentos mais esperados para quem realizou o Enem de 2023. Para entender as principais mudanças da edição atual do Sisu, a equipe de comunicação conversou com o servidor Geraldo Liska, diretor de Processos Seletivos.

Com as recentes modificações na Lei de Cotas, implementadas pela Lei nº 14.723/2023, as vagas reservadas na UNIFAL-MG passam a ser categorizadas de acordo com critérios específicos. Geraldo Liska esclarece as novas modalidades e a importância de os candidatos se prepararem, separando a documentação necessária. Dentre outras alterações, o gestor da Diretoria de Processos Seletivos (Dips) menciona a redução para apenas uma edição do Sisu este ano. “A partir deste ano, quem quiser ingressar em 2024/2 terá que participar do Sisu agora”, alerta.

Confira a entrevista na íntegra a seguir:


Sabemos que a Lei de Cotas passou por modificações aprovadas pelo Senado, em vigência na forma da Lei nº 14.723/2023. Como ficaram as vagas reservadas?

Geraldo Liska: A partir de 2024, as vagas serão elencadas desta forma:

AC: Ampla concorrência

LB_PPI: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

LB_Q: Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

LB_PCD: Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

LB_EP: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

LI_PPI: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

LI_Q: Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

LI_PCD: Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

LI_EP: Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Ao se inscrever, o candidato poderá optar por uma ou mais entre essas modalidades e será convocado para a matrícula naquela em que obteve a melhor classificação. Por isso é importante, desde já, separar a documentação exigida nas modalidades escolhidas e não deixar para a última hora!

Outra mudança da qual ficamos sabendo é que terá apenas uma edição do Sisu este ano. Isso é verdade?

“Nos cursos que ofertam vagas tanto em 2024/1 como em 2024/2 serão consideradas as classificações dos candidatos: os que forem melhor classificados dentro do limite das vagas ingressarão no 1º semestre letivo, que iniciará em 26/02/2024. Os próximos, farão sua matrícula para o 2º semestre letivo, iniciando as aulas em 01/08/2024.”

Geraldo Liska: Sim! A partir deste ano, quem quiser ingressar em 2024/2 terá que participar do Sisu agora. Então, para cursar Ciências Biológicas – Licenciatura, Química – Licenciatura e os cursos noturnos do Campus de Varginha como Administração Pública, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Ciências Econômicas o candidato deverá fazer sua opção nesta edição do Sisu, pois não haverá outra em 2024/2. Importante lembrar que o campus de Varginha oferta esses mesmos cursos em 2024/1, no turno integral, para quem tiver disponibilidade.

Nos cursos que ofertam vagas tanto em 2024/1 como em 2024/2 (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia de Minas, Engenharia Química, Farmácia e Odontologia) serão consideradas as classificações dos candidatos: os que forem melhor classificados dentro do limite das vagas ingressarão no 1º semestre letivo, que iniciará em 26/02/2024. Os próximos, farão sua matrícula para o 2º semestre letivo, iniciando as aulas em 01/08/2024. As vagas existentes para cada curso e seus semestres de ingresso estão tanto no Termo de Adesão como no Edital nº 001/2024/UNIFAL-MG. Mas é importante ficar atento às chamadas, pois, se houver desistentes, aquele que previamente ficou para 2024/2 poderá ser convocado para iniciar suas aulas em 2024/1!

Quais outras mudanças são importantes para quem deseja ingressar na UNIFAL-MG?

Relação de vagas no Sisu 2024/1. (Imagem: Reprodução/Página Ingresso)

Geraldo Liska: Além dessas alterações que vieram de instâncias superiores, a Universidade fez alguns ajustes em seu Edital nº 001/2024/UNIFAL-MG. A primeira delas é o cronograma detalhado com todas as datas de convocação, data da matrícula (último dia para envio de documentos), data da entrevista de heteroidentificação (vagas para pessoas negras) e prazo para interposição de recursos (que será de 2 dias úteis a partir da notificação do indeferimento).

Quem se inscrever para as vagas de pessoas negras (pretas ou pardas), já deve estar preparado para a entrevista de heteroidentificação, online, cujas datas constam no cronograma. Importante frisar que só participa dessa etapa quem enviou a documentação dentro do prazo estipulado.

No caso de algum candidato se inscrever na chamada regular do Sisu, mas não ser aprovado, ainda terá chance?

Geraldo Liska:  Sim, por meio da Lista de Espera do Sisu. É a lista que contém todos os candidatos excedentes que manifestaram interesse em participar por meio do Sistema de Seleção Unificado – SISU, nas datas estabelecidas no cronograma do MEC. O candidato deve manifestar seu interesse na Lista de Espera do SISU, para concorrer na lista de chamadas. Para manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu, deve acessar a página do Sisu: http://sisu.mec.gov.br. A convocação/chamada dos candidatos da Lista de Espera será feita de acordo com os prazos estabelecidos nos cronogramas da UNIFAL-MG. Poderão manifestar interesse na Lista de Espera do SISU apenas os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular.

A pessoa que não fez o Enem em 2023, mas tem nota desse exame de anos anteriores, consegue se inscrever?

“Quem se inscrever para as vagas de pessoas negras (pretas ou pardas), já deve estar preparado para a entrevista de heteroidentificação, online, cujas datas constam no cronograma. Importante frisar que só participa dessa etapa quem enviou a documentação dentro do prazo estipulado.”

Geraldo Liska:  Sim, para os cursos que sobrarem vagas (vagas remanescentes) depois de convocadas todas as pessoas que se inscreveram no Sisu. No cronograma detalhado, temos previsão de publicar dois editais complementares: para as vagas remanescentes de 2024/1, o edital deverá ser publicado em 26/02/2024, com inscrições de 26/02 a 04/03/2024. Já para as vagas remanescentes de 2024/2, o edital deverá ser publicado em 17/06/2024, com inscrições de 17/06 a 15/07/2024. Nos últimos editais, poderiam participar pessoas com Enem desde 2009. Para os novos editais, acreditamos seguir esse mesmo modelo. Portanto, salvem essas datas!

Por fim, qual é a sua última recomendação aos candidatos?

Geraldo Liska: Desde já, preparar os documentos da matrícula, principalmente aqueles que desejam concorrer às vagas de baixa renda, cuja documentação é um pouco extensa. Importante: para esse público, a renda de toda a família, incluindo o candidato, não poderá ultrapassar 1 (um) salário-mínimo por pessoa. O grupo familiar é composto pelas pessoas que compartilham a mesma renda e é necessário classificar cada pessoa do grupo dentro de uma categoria (assalariados, desempregados, aposentados ou pensionistas, agricultor, autônomos ou profissionais liberais, comerciantes ou empresários, microempreendedores, economia informal, menores de idade e aqueles que têm rendimentos de aluguel). Cada uma dessas categorias tem a sua documentação específica, disposta na página mencionada.

“Desejamos sucesso para todas as pessoas que escolherem a UNIFAL-MG como caminho de conquistas e realização de sonhos”, destaca o diretor de Processos Seletivos.

Indígenas e quilombolas também precisam atestar a veracidade das informações, seja por meio do Registro de Nascimento Indígena; Carta de Recomendação (emitida por liderança indígena reconhecida ou ancião indígena reconhecido, ou personalidade indígena de reputação pública reconhecida, ou órgão indigenista) ou declaração da comunidade quilombola afirmando que você pertence a ela. Saiba quais são as comunidades quilombolas regularizadas pelo Incra

Alguma mensagem especial para os candidatos?

Geraldo Liska: Desejamos sucesso para todas as pessoas que escolherem a UNIFAL-MG como caminho de conquistas e realização de sonhos. A Universidade está de portas abertas para contribuir no que for preciso. Vale saber mais sobre quais são os auxílios oferecidos e as oportunidades (inclusive com bolsas remuneradas), que ajudam bastante durante o percurso acadêmico e no desenvolvimento profissional e humano, muito além dos próprios muros da universidade.