Dia do Servidor é celebrado on-line na UNIFAL-MG; programação comemorativa conta com vídeos curtos sobre práticas de interesse coletivo que impactam diretamente na saúde física e mental do ser humano

Celebra-se nesta quinta-feira, 28 de outubro, o Dia do Servidor Público, data instituída ainda no governo do presidente Getúlio Vargas em 1939, como forma de reconhecimento aos profissionais do serviço público. Na UNIFAL-MG, assim como ocorreu no ano de 2020, as comemorações serão on-line com vídeos curtos que abordam práticas que impactam a saúde física e mental do ser humano.

Os temas “Machismo Estrutural”, “Dores Musculares”, “Autocompaixão”, “Espiritualidade e Qualidade de Vida”, Envelhecimento Saudável” e “5 pilares que potencializam nossas capacidades cerebrais” são abordados por membros da comunidade universitária.

A programação é uma iniciativa da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). “É importante valorizar o servidor, seu trabalho, sua dedicação, salientar a missão de servir com responsabilidade, comprometimento, postura e ética”, comenta a servidora Daniela Aparecida Tavares Aguiar, odontóloga do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST), atual presidente da QVT.

Segundo Daniela Aguiar, a valorização dos servidores públicos também passa pela conscientização sobre os cuidados com a saúde e qualidade de vida, o que contribui para assegurar as condições necessárias no cumprimento do seu papel como profissional e ser humano. “A QVT também tem a intenção de levar amparo, ajuda, proteção, apoio ao servidor em sua caminhada profissional, ainda mais em tempos de pandemia. Então pensamos nesses vídeos com temas de relevância para todos”, afirma.

Essa necessidade de reconhecer o papel do servidor público na UNIFAL-MG também é demonstrada pelo reitor, o professor Sandro Amadeu Cerveira, que reflete o que seria do Estado e dos serviços públicos, sem a atuação dos servidores. “A oferta e a garantia de serviços públicos que são tão importantes para a saúde, para a educação e para todas as áreas da vida, simplesmente não aconteceriam ou ficariam ao sabor das vontades individuais dos governantes”, assinala na mensagem do Dia do Servidor.

Para o reitor, o trabalho desempenhado pelos professores e técnicos na UNIFAL-MG é uma soma de esforços que faz a Universidade acontecer. “Essas áreas [docência e técnica] são complementares e igualmente honrosas e importantes. Sem as técnicas e sem os técnicos, sem as docentes e sem os docentes, não seria possível ofertar os serviços de ensino, pesquisa e extensão”, enfatiza.

A seguir, confira os vídeos produzidos especialmente para celebrar o Dia do Servidor Público. Os servidores também podem acessar os vídeos pelo canal da UNIFAL-MG no YouTube

Programação Dia do Servidor Público 2021

“Mensagem para o Dia do Servidor Público” – professor Sandro Amadeu Cerveira (reitor)