Novas jornadas e conquistas: universitários de Biotecnologia, Farmácia, Medicina e Nutrição recebem outorga de grau em cerimônia on-line de formatura; solenidade está disponível no Youtube

Profissionais das áreas de Biotecnologia, Farmácia, Medicina e Nutrição se formaram pela UNIFAL-MG na manhã desta quarta-feira, 27/10, em cerimônia por webconferência. O evento, disponível no Youtube, foi conduzido pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, com presença on-line de representantes das coordenações dos cursos. Por chat, familiares e amigos dos formandos puderam expressar o orgulho por meio de mensagens de carinho e de comemoração. 

Quem proferiu o juramento, que se embasa nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, do artigo 3º da Constituição Federal, foi o formando Luis Henrique Goes Hamati Rosa, do curso de Medicina. Em seguida, os colegas confirmaram os votos de serem profissionais fiéis aos preceitos da ética, da liberdade e da diversidade e de exercerem a profissão buscando a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Durante a cerimônia, a nutricionista Meirielle Aparecida Ferreira proferiu uma homenagem aos formandos e aos familiares, em agradecimento por todo o apoio nos períodos de dúvidas, desafios, vitórias. “Essa celebração não é só o final de uma grande etapa, mas o começo de uma nova jornada da sua vida, cheia de glórias e sucessos”, disse. Assim como ela, a professora Rosângela da Silva, da Faculdade de Nutrição, também deixou uma mensagem de coragem e força para os novos profissionais. 

“Desejo que todos vocês possam se realizar na vida profissional e pessoal, e dizer que nós, a UNIFAL-MG, estamos sempre de portas abertas. É muito bom ter vocês como nossos colegas de trabalho. Que juntos possamos crescer e valorizar nossas profissões”, proferiu a docente. 

No encerramento da cerimônia, o reitor da UNIFAL-MG destacou, em discurso, a importância da defesa das universidades públicas, gratuitas e de qualidade. “É preciso lembrar que a universidade, como uma política pública de Estado, ela não nasce do chão, não nasce da natureza, não é uma coisa espontânea. Ela é uma escolha de um país, do Estado, em diferentes instâncias […], mas ela só vai ter sustentabilidade se for uma escolha da sociedade”, disse. 

O professor, durante a fala, também parabenizou os formandos, professores, técnicos, gestores e terceirizados, bem como salientou o papel da universidade na produção do conhecimento científico, da cultura e no investimento nas artes. “Nenhum país consegue sobreviver, ser potente, ser autônomo, ser livre sem boa ciência”, completou. 

Estiveram presentes no evento os professores Marcos Vinicios Salles Dias, coordenador do Curso de Biotecnologia; Marcelo Aparecido da Silva, coordenador do Curso de Farmácia, Marcelo Aparecido da Silva; e Evelise Aline Soares, diretora da Faculdade de Medicina.

A cerimônia completa está disponível no Youtube.