Dúvidas frequentes sobre o Processo Seletivo – Edital 041/2023

Esclareça aqui algumas das dúvidas mais frequentes entre os candidatos para o Processo Seletivo do PPGNL:

Preciso entrar em contato previamente com os docentes orientadores?

Não. Nenhum contato prévio é necessário. Você pode entrar em contato com os docentes, se assim desejar, mas esta não é uma condição para que você se inscreva e nem será critério considerado para seu aceite ou influenciará de nenhuma forma em sua classificação para a vaga do docente contactado.

Preciso de carta de aceite ou documento equivalente de docentes orientadores para concorrer por uma das vagas?

Não. Você somente deverá enviar aqueles documentos citados no Edital.

Preciso enviar uma proposta de pré-projeto ou discutir um tema de trabalho com um orientador, antes de me inscrever?

Não. Você somente deverá enviar aqueles documentos citados no Edital. Os temas de projetos previstos por cada orientador podem ser conhecidos na página do Programa. A realização de pesquisas orientadas em temas diferentes dos indicados na página deverá ser discutida diretamente com os orientadores, que poderão ou não considerar outras temáticas.

Desejo concorrer à vaga reservada para ações afirmativas, como devo proceder?

Você deverá realizar sua inscrição da mesma forma que todos os candidatos. Ao entrar no sistema de inscrições haverá um campo para indicação do tipo de vaga que você deseja concorrer. Você precisa assinalar esta opção.

Se eu indicar que concorrerei à vaga reservada só poderei concorrer a estas vagas ?

Não. Você irá ter preferência para as 02 duas reservadas, mas, uma vez preenchidas estas vagas, você continuará a concorrer às vagas de ampla concorrência também.

A prova escrita será presencial?

Sim! Veja as condições descritas no Edital.

Poderei consultar materiais, e os artigos de referência para a prova, durante sua realização?

Você poderá realizar consulta dos materiais que a Comissão disponibilizar no momento da prova. Nenhum material levado pelos candidatos poderá ser consultado.

Haverá bolsas de estudos para os discentes matriculados?

Não há previsão para liberação de bolsas neste momento. Havendo bolsas disponíveis serão considerados os critérios de distribuição estabelecidos em Normas próprias e disponíveis na página do Programa.

Preciso estar em posse do diploma, de certificado ou de declaração de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC para a inscrição?

Não. Esta comprovação de conclusão de curso de graduação será exigida para a matrícula. O candidato que não tiver realizado sua colação de grau ou, por algum motivo, obtido os documentos citados, poderá se inscrever e participar do processo seletivo. No entanto, se no momento da matrícula esta situação não tiver sido alterada, ou seja, a documentação comprobatória não estiver disponível, não será possível realizar sua matrícula no Curso e o candidato perderá seu direito à vaga.

 

Segue com dúvidas? Leia atentamente o Edital e, caso necessário, entre em contato conosco: ppgnl@unifal-mg.edu.br