Orientações para Defesa de Dissertação

De acordo com o Art. 63. da Resolução Nº 07/2020, de 09 de dezembro de 2020, que dispõe sobre as Normas Acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Longevidade da Universidade Federal de Alfenas: “Todo discente de pós-graduação candidato ao título de Mestre em Nutrição e Longevidade deverá preparar e defender uma Dissertação e nela ser aprovado”

 

Requisitos mínimos e orientações para solicitação do agendamento

Requisitos mínimos:

– Ter cumprido todos os critérios mínimos exigidos pelo Programa e descritos na Normas Acadêmicas do PPGNL

– Ter sido aprovado no Exame de Qualificação

– Ter elaborado e submetido à aprovação do orientador, dissertação escrita e referente ao Projeto de Pesquisa Orientada.

Procedimento para solicitação:

– Enviar ao Colegiado todos os documentos abaixo elencados, diretamente através de processo via SEI ou reunidos em email à secretaria com solicitação de abertura de processo:

1. Formulário de Solicitação de Defesa preenchido e devidamente assinado;

2. Cópia da Dissertação a ser enviada à Banca Examinadora, devidamente formatada conforme “Manual de normalização e apresentação de trabalhos acadêmicos da UNIFAL-MG” ;

3. Comprovante de aprovação no Comitê de Ética (CEP ou CEUA), quando aplicável;

4. Histórico escolar atualizado;

5. Comprovante de aprovação no Exame de Qualificação (Cópia do Relatório ou Ata de Defesa). Este documento pode ser dispensado caso o registro de aprovação no Exame de Qualificação já conste no Histórico do aluno anexado ao processo.

6. Comprovante de submissão, aceite ou publicação de pelo menos 01 artigo científico vinculado ao projeto de dissertação, conforme especificado nas Normas Acadêmicas do PPGNL (este comprovante poderá ser enviado posteriormente à defesa, porém, a homologação do título somente será possível com a entrega do comprovante, junto à versão final da dissertação). Veja aqui como consultar o “Qualis” do periódico.

 

Informações importantes:

• Confira aqui o “Calendário Acadêmico” vigente, onde se indicam as datas de reuniões do Colegiado para envio de documentação

• Observe o prazo de 3 dias antes da data da reunião para envio dos documentos e garantia da inclusão do processo na pauta da reunião.

• Tramite seu pedido de forma a garantir um prazo mínimo para que se envie a dissertação à banca, após aprovação pelo Colegiado, de no mínimo 15 dias antecedentes à data da defesa.

•Leia atentamente a Instrução Normativa 02/2023 que complementa as regras para Defesa contidas nas Normas Acadêmicas do PPGNL 

• Leia também a Instrução Normativa 002/2022 Sobre o novo regramento temporário para comprovante de submissão de artigo

•Consulte o Documento de Orientações Gerais e Cerimonial para o dia da Defesa