Pós Defesa: Homologação de Título e Solicitação de Diploma

A aprovação na Defesa da Dissertação não conclui os trabalhos para a obtenção de título no Programa, ou seja, a conclusão desta etapa não lhe confere o título de Mestre em Nutrição e Longevidade. É necessário concluir a entrega de documentações para a homologação do título.

Após homologação do título pela Câmara de Pós-graduação da UNIFAL-MG (CPG/UNIFAL-MG), o discente poderá solicitar a emissão do diploma.

Atenção: a ata de defesa não tem não tem validade como homologação do título acadêmico e não deve ser utilizada como comprovação de seu título.

 

Confira abaixo o passo a passo dessas etapas após defesa para Homologação de Título e Solicitação de Expedição de Diploma

HOMOLOGAÇÃO DE TÍTULO

Esta é a primeira etapa após defesa e aprovação do discente.

Após defesa de dissertação, o discente deverá providenciar documentação completa e enviar à secretaria do PPGNL (via e-mail: ppgnl@unifal-mg.edu.br) para que o processo de solicitação da homologação do título seja enviado à CPG. A homologação é realizada em reuniões da CPG, e dependem dos calendários próprios de reuniões da Câmara. Para conhecer as datas de reuniões, consulte o Calendário Acadêmico.

Reforçamos: A defesa e aprovação pela banca não garante a homologação do título.

Somente após entrega de todos os documentos finais o título de Mestre em Nutrição e Longevidade poderá ser homologado.

Para solicitar a homologação de seu título, o discente deverá enviar à secretaria do Programa a seguinte lista de documentos obrigatórios (enviar via e-mail do ppgnl, considerando que todos os documentos devem ser reunidos em um único email, em cópia ao orientador, conforme instruções abaixo):

I- Para candidatos que receberam o conceito “aprovado”, a solicitação deverá ser enviada à secretaria do Programa, constando dos seguintes documentos:

  1. Versão final da dissertação, aprovada pelo orientador, com correção da biblioteca (arquivo em pdf);
  2. Documento comprovante do depósito da dissertação junto à Biblioteca da UNIFAL-MG;
  3. Cópia de comprovante de publicação ou submissão de artigo vinculado à dissertação, conforme exigido no Art. 71. das Normas Acadêmicas do PPGNL;
  4. Declaração de “nada consta”, emitida pela Biblioteca da UNIFAL-MG;
  5. Formulário Próprio de Depósito de Versão Final da Dissertação.

Obs. ver instruções abaixo sobre cada documento e forma de envio.

II- Para candidatos que receberam o conceito “condicionalmente aprovado”, a solicitação deverá ser enviada ao Colegiado do Programa, constando dos seguintes documentos:

  1. Versão final da dissertação, aprovada pelo orientador, com correção da biblioteca (arquivo em pdf);
  2. Documento do orientador atestando a observação de todas as recomendações da banca examinadora;
  3. Documento comprovante do depósito da dissertação junto à Biblioteca da UNIFAL-MG;
  4. Cópia de comprovante de publicação ou submissão de artigo vinculado à dissertação, conforme exigido no Art. 71. das Normas Acadêmicas do PPGNL;
  5. Declaração de “nada consta”, emitida pela Biblioteca da UNIFAL-MG;
  6. Formulário Próprio de Depósito de Versão Final da Dissertação.

Obs. ver instruções abaixo sobre cada documento e forma de envio

Para obtenção desses documentos obrigatórios, orientamos aos discentes que observem:

1.Sobre a “Versão Final da Dissertação” e o “Comprovante de depósito junto à Biblioteca”:

É de responsabilidade do discente realizar as correções indicadas pela banca, quando for o caso, para preparo da versão final a ser depositada junto à Biblioteca da UNIFAL-MG.

Esta versão final deverá ser aprovada pelo orientador antes de ser enviada.

Após aprovação pelo orientador, o discente envia à Biblioteca da UNIFAL solicitação de depósito de sua dissertação (via e-mail:bibliotecacentral@unifal-mg.edu.br) junto aos seguintes documentos: cópia da folha de aprovação já assinada pela banca (documento gerado no SEI e enviado ao discente pela secretaria), cópia do “Termo de autorização da publicação” assinado pelo aluno e orientador (documento gerado no SEI e enviado ao discente pela secretaria) e uma cópia em pdf da versão da Dissertação para revisão e elaboração da ficha catalográfica.

Após revisão e aprovação da formatação pela Biblioteca, será gerado um comprovante de depósito da dissertação. Este comprovante de depósito da dissertação e a cópia da dissertação depositada junto à biblioteca devem ser enviados em formato pdf à secretaria do PPGNL.

2. Sobre o “comprovante de submissão ou publicação de artigo oriundo da dissertação”: O discente deverá enviar a comprovação de haver submetido à publicação ou publicado, pelo menos 01 (um) artigo científico oriundo da dissertação. Considerando a necessidade de se observar os três estratos superiores do Qualis CAPES vigente, é necessário que o envio dos seguintes documentos:

2.1. Comprovante(s) que permita(m) que se identifique claramente as seguintes condições: O título do artigo submetido, o nome do discente entre os autores, a identificação do Periódico e sua qualificação entre os estratos do Qualis CAPES ou fator de impacto (JCR). Assim, podem ser utilizados para comprovação: cópia de e-mail de confirmação de submissão, e/ou print de tela referente ao sistema de submissão, e/ou print de página do Periódico destacando-se as informações necessárias, e/ou cópia do artigo publicado ou aceito e disponível no site do Periódico;

2.2. Print de tela contendo indicação do Estrato de classificação do Periódico no Qualis Capes vigente (realize a consulta do Qualis do Periódico preferencialmente por seu ISSN, selecionando o Qualis atual em “evento de classificação”. Não há necessidade de seleção de “Área de Avaliação”. Veja aqui um tutorial de como realizar a consulta e comprovação de Qualis de Periódicos).

3. Sobre a “Declaração de Nada Consta”: O discente deverá encaminhar um e-mail para a Biblioteca – bibliotecacentral@unifal-mg.edu.br – solicitando a emissão do documento, informando nome completo, número da matrícula e o motivo da solicitação: “conclusão de mestrado e pedido de emissão de diploma”.

4. Sobre o “Formulário próprio de depósito de versão final da dissertação”: O Formulário deve ser acessado clicando aqui. O preenchimento e envio do formulário gerará comprovante (cópia) que poderá ser convertido a arquivo em pdf e anexado ao processo. (ATENÇÃO: ESTE FORMULÁRIO COLETA INFORMAÇÕES PESSOAIS E E-MAIL DOS PARTICIPANTES E DESTINA-SE APENAS AOS DISCENTES DO PPGNL/UNIFAL-MG, PORTANTO, NÃO DEVE SER ACESSADO OU PREENCHIDO POR OUTROS PARTICIPANTES.)

Obs. Nesse formulário haverá um campo para inserção de um resumo publicável em linguagem acessível ao público leigo. Esse resumo não será incluído na versão final da Dissertação, mas sim será publicado em nossa página. Converse com seu orientador e prepare um resumo com base naquele que consta em sua dissertação, mas com alterações que julgue necessárias para melhorar a compreensão de seu trabalho por quem visitar nossa página.

SOLICITAÇÃO DE EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA

Após envio das documentações finais para homologação de título, o discente já pode enviar à secretaria sua solicitação de expedição de diploma. Esse envio pode ser realizado já no mesmo momento de envio dos documentos para homologação de título, porém em um novo email, pois serão processos distintos.

A solicitação deve ser realizada por envio de:

I- Formulário de Solicitação de Expedição de Diploma preenchido e assinada a mão (O DRGCA não aceita outro tipo de assinatura)

II – Envio de todos os documentos listados no formulário na forma de um único pdf (Obs. enviar cópia frente e verso do diploma. E faça a conferência cuidadosa dos documentos, pois a ausência de algum implicará em retorno do processo)

A secretaria enviará o processo para a expedição do diploma assim que a homologação do título for aprovada pela CPG.

Após expedição do Diploma, o discente será avisado para sua retirada.

Para conhecer mais detalhes acesse a página do DRGCA.