Dúvidas Frequentes sobre o Processo Seletivo para Turma de 2022

Esclareça aqui algumas das dúvidas mais frequentes entre os candidatos para o Processo Seletivo do PPGNL:

Preciso entrar em contato previamente com os docentes orientadores?

Não. Nenhum contato prévio é necessário. Você pode entrar em contato com os docentes, se assim desejar, mas esta não é uma condição para que você se inscreva e nem será critério considerado para seu aceite ou influenciará de nenhuma forma em sua classificação para a vaga do docente contactado.

Preciso de carta de aceite ou documento equivalente de docentes orientadores para concorrer por uma das vagas?

Não. Você somente deverá enviar aqueles documentos citados no Edital.

Preciso enviar uma proposta de pré-projeto ou discutir um tema de trabalho com um orientador, antes de me inscrever?

Não. Você somente deverá enviar aqueles documentos citados no Edital. Os temas de projetos previstos por cada orientador podem ser conhecidos na página do Programa. A realização de pesquisas orientadas em temas diferentes dos indicados na página deverá ser discutida diretamente com os orientadores, que poderão ou não considerar outras temáticas.

A prova escrita será presencial?

Não. Nenhuma etapa deste processo seletivo será realizada presencialmente. A prova será realizada de forma síncrona, em sala virtual, cujo acesso será conforme consta no Edital próprio.

Poderei consultar materiais, e os artigos de referência para a prova, durante sua realização.

Sim. Você poderá realizar este tipo de consulta. Mas, recomenda-se fortemente a leitura prévia e atenta, pois o período destinado à realização da prova não prevê prazo para leituras/consultas.

Haverá bolsas de estudos para os discentes matriculados?

Não há previsão para liberação de bolsas neste momento. Havendo bolsas disponíveis serão considerados os critérios de distribuição estabelecidos em Normas próprias e disponíveis na página do Programa.

Preciso estar em posse do diploma, de certificado ou de declaração de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC para a inscrição?

Não. Esta comprovação de conclusão de curso de graduação será exigida para a matrícula. O candidato que não tiver realizado sua colação de grau ou, por algum motivo, obtido os documentos citados, poderá se inscrever e participar do processo seletivo. No entanto, se no momento da matrícula esta situação não tiver sido alterada, ou seja, a documentação comprobatória não estiver disponível, não será possível realizar sua matrícula no Curso e o candidato perderá seu direito à vaga.

 

Segue com dúvidas? Leia atentamente o Edital e, caso necessário, entre em contato conosco: ppgnl@unifal-mg.edu.br