Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis estabelece parceria com plataforma de psicoterapia 100% online

Estudantes da UNIFAL-MG agora contam com uma nova forma para acompanhamento e atendimento psicológico, a PsyMeet, uma plataforma de terapia online social. A parceria entre a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) e a PsyMeet foi prevista pelo Edital 008/2020, que teve como objetivo a celebração de acordos com pessoas físicas ou jurídicas visando à concessão de descontos no atendimento especializado de servidores, discentes e estagiários da Universidade.

“No caso da plataforma o diferencial é o “estabelecimento do valor social” para as demandas de Psicoterapia/Atendimento Clínico, que extrapolam os limites da atuação dos profissionais da instituição, uma vez que tal atuação é definida por critérios e formações especializadas”, informou a coordenadora do Departamento de Apoio e Acompanhamento (DAA) da Prace, Profa. Cláudia Gomes. De acordo com ela, além de extrapolar a natureza do trabalho dos profissionais da Instituição, tais demandas de atendimentos também extrapolam as atuais possibilidades da rede pública ou ainda nas Clínicas Escolas da região, dada a quantidade de encaminhamentos necessários.

No que se refere ao trâmite de acesso, estudantes e servidores poderão fazer contato direto pelo site PsyMeet, que apresenta o passo a passo, assim como o sistema de busca e informações profissionais de cada terapeuta. “O aluno vai acessar o link da própria plataforma, na qual terá acesso a página inicial, com a descrição e natureza dos atendimentos psicológicos realizados, assim como uma breve caracterização profissional das psicólogas e psicólogos, em relação as abordagens teóricas, o que favorece o reconhecimento do profissional mais alinhado à responder as suas demandas. Uma vez realizado o contato com o profissional, que será mediado pela plataforma, os atendimentos serão iniciados”, informou a Profa. Claudia.

Com o estabelecimento de um trâmite quinzenal, o DAA fará o controle dos atendimentos realizados para registro e encaminhamentos internos da parceria. Segundo a coordenadora, será feito contato com o paciente da UNIFAL-MG para preenchimento dos formulários da Prace, a fim de efetivar a parceria e o acompanhamento do DAA. Vale mencionar ainda que já está em vigor um termo de confiabilidade para garantir o sigilo das informações de todos os pacientes.

É importante lembrar que, a caracterização dos valores sociais (no caso da PsyMeet é de R$30,00), em todos os atendimentos, são orientados da mesma forma pelas normas técnicas da profissão, conforme disponível no link: https://site.cfp.org.br/nota-orientativa-asaos-psicologasos-trabalho-voluntario-e-publicidade-em-psicologia-diante-do-coronavirus-covid-19/.