No dia 04/10, universitários e universitárias se reuniram ao lado de familiares e amigos a fim de receber a outorga de grau pela UNIFAL-MG, finalizando a importante etapa na formação acadêmica: a graduação. A cerimônia foi realizada às 15h, no salão de eventos do Casino Palace Hotel. Ao total, foram 73 profissionais formados pela Instituição, entre cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, do campus Poços de Caldas.
A solenidade foi presidida pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. O formando do curso de Engenharia Química, Marcus Vinícius Silva Batista, prestou o juramento solene, acompanhado dos demais colegas, que confirmaram os votos baseados nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, destacados no artigo 3º da Constituição Federal.
Após o juramento, o reitor da Universidade conferiu os graus de bacharel e bacharelas aos estudantes presentes na cerimônia. Em seguida, a Bacharela Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Priscila da Silva Ribeiro Leite, recebeu o capelo das mãos do reitor e os estudantes receberam os certificados entregues pelos paraninfos e coordenadores.
Em cerimônia, os estudantes homenagearam os padrinhos de cada curso. A bacharela Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Surama Sumaramar Madeira Hualde, entregou homenagem ao paraninfo do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Prof. Antônio Donizetti Gonçalves de Souza; a engenheira química Liliane Torres homenageou a paraninfa das Engenharias, Profa. Giselle Patrícia Sancinetti; e a bacharela Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Laís Aparecida Silva Lemos, entregou homenagem à servidora Paula Mari Sato.
O evento contou, também, com a entrega da premiação ao bacharel ou bacharela que mais se destacou nas atividades curriculares durante a trajetória nos cursos Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia de Minas, Engenharia Química e Engenharia Ambiental. Os egressos em destaque foram, respectivamente: Raphaela dos Santos Ferreira, Matheus Sacarabeli Gomes Nabo, João Grillo Neto e Lucca Monteiro Silva Semensato.
Para a realização do discurso aos colegas, foi convidado o bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Uévelin Silva de Oliveira, orador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. “A partir de agora, seguimos novos sonhos, novos caminhos. E aos que ficarem, nos reencontraremos aqui, novamente, para recebermos o grande diploma de Engenheiros, Engenheiros Químicos, Engenheiros de Minas e Engenheiros Ambientais”, destacou.
Por meio de agradecimento, o engenheiro de Minas Salomão Vieira Jacinto, orador das Engenharias, proferiu uma mensagem aos colegas, relembrando os anos de graduação, e aos professores.”[…] são deles que vem o conhecimento teórico, que em muitas vezes não se replica na prática, mas te fundamenta e engrandece. Obrigado aos professores, sem vocês não estaríamos aqui. Obrigado por nos passarem o conhecimento, que é um bem com valor imensurável”, salientou.
Em seguida, fizeram seus respectivos pronunciamentos aos participantes da cerimônia: o paraninfo do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Prof. Antônio Donizetti Gonçalves de Souza; a paraninfa dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, Profa. Giselle Patrícia Sancinetti; a diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia, Profa. Renata Piacentini Rodriguez; o diretor do campus de Poços de Caldas, Prof. Leonardo Henrique Soares Damasceno; e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques. Ao final, o reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, fez o seu pronunciamento, cumprimentando de início os membros da mesa e os novos profissionais.
Na oportunidade, o docente destacou o compromisso com a universidade pública e com o juramento feito na solenidade. “Nosso objetivo como país, como nação, é garantir uma sociedade mais justa, mais livre, mais solidária. O que vocês juraram e o que todos nós devemos, como cidadãos deste país, é tomar cada uma das nossas ações, desde a festa em família até o exercício da profissão, para que a desigualdade regional e social seja diminuída, para que os preconceitos sejam eliminados”, ressaltou.
Em destaque, o professor mencionou o número de formandas mulheres na área de Engenharia. “O fato de que nós temos hoje um número praticamente igual ou superior de mulheres formando em engenharia, que é uma área predominantemente masculina, não foi por acaso. Muitas mulheres, como as nossas mães, como as nossas avós, muitas mulheres, lutaram para que aquela ideia de que lugar da mulher é um lugar subalterno fosse superada”, pontuou.
Para encerrar a solenidade, o reitor homenageou os familiares dos bacharéis. “Por fim, eu quero deixar um grande abraço para as famílias de vocês. A família é fundamental na formação da nossa dimensão mais profunda, do nosso mais íntimo, que é a nossa interioridade humana. Então, família que está aqui presente, eu também quero compartilhar a alegria de dar os parabéns a vocês. Às vezes os estudantes falam: ‘vocês abriram mão dos seus sonhos para realizar os nossos’, e eu sempre digo: ‘vocês falam isso enquanto não são pais e mães, porque, na verdade, vocês são o sonho dos seus pais e das suas mães, vocês são o amor’”, concluiu.
Também participaram da cerimônia a vice-coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Profa. Denise Gomes Alves; o vice-coordenador da Engenharia Ambiental, Prof. Gunther Brucha; o coordenador da Engenharia de Minas, Prof. Matheus Fernando Ancelmi; o coordenador da Engenharia Química, Prof. Marlus Pinheiro Rolemberg.
Fotos: Arquivo/Dicom