Universidade aguarda mais de mil estudantes de escolas da região para o evento “UNIFAL-MG pra Você”; oficinas temáticas e visitas guiadas integram programação

A UNIFAL-MG se prepara para receber na próxima semana (19, 20 e 22/10), a visita de estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas de Alfenas e região. Com o objetivo de apresentar a Universidade como alternativa para a formação profissional de milhares de estudantes, a Instituição promoverá o evento “UNIFAL-MG pra Você”, nos campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.

Geraldo Liska, coordenador do programa de extensão que busca promover ações de divulgação da Universidade e também diretor de Processos Seletivos, explica que o evento foi idealizado para estabelecer um diálogo entre a UNIFAL-MG e as escolas de Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e cidades circunvizinhas. Conforme ele, essa proximidade é uma maneira de ampliar o acesso democrático ao ensino superior público e ajudar os estudantes do 3º ano na tomada de decisão sobre qual carreira seguir.

“A escolha por uma profissão é uma decisão importante e muitas vezes cercada de incertezas. Essa decisão impacta diretamente no futuro profissional e pessoal de uma pessoa”, comenta. “O projeto tem por objetivo apresentar a quem se prepara para escolher uma profissão, principalmente, aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, a UNIFAL-MG e seus cursos de graduação, bem como os requisitos e a forma de ingresso na Instituição, buscando contribuir para uma escolha profissional mais consciente e amparada em informações”, acrescenta.

O físico e professor da UNIFAL-MG, Artur Justiniano, apresenta instrumentos utilizados no Observatório Astronômico aos estudantes. (Foto: Vanja Silveira)

Mais de mil estudantes devem participar das atividades programadas. Em Alfenas, o evento ocorrerá na quinta-feira, 20/10. Segundo o coordenador, 20 escolas já se inscreveram para a visitação à Sede, que acontecerá em dois horários: das 9h às 12h e das 13h às 16h. As escolas que ainda tiverem interesse em participar podem preencher o formulário de inscrição neste link

De acordo com Geraldo Liska, no dia da visitação, os participantes conhecerão as formas de ingresso à UNIFAL-MG, as ações de assistência estudantil e farão uma visita guiada pelos institutos e faculdades, laboratórios, pelo Restaurante Universitário, Biblioteca e museus.  “Além de conhecer um pouco de cada curso, os participantes poderão vivenciar experiências diversas, lidar com experimentos, visitar laboratórios de diversas áreas, como saúde, biológicas, exatas, ciências da terra,  e sair da UNIFAL-MG com a certeza de que será muito bem-vindo na Universidade, seja escolhendo Alfenas, Poços ou Varginha”, enfatiza.

Em Poços de Caldas, a equipe do projeto de extensão “Festival Mais Ciência, Por Favor!” preparou uma programação de oficinas sobre temas como “Vivência de escavação Paleontológica e Arqueológica”; “A dança cósmica; “Observação do Céu Estrelado”; “Por que ocorrem as enchentes”; “Pasta de dente de elefante”; “Desvendando a cena de um crime”; “Estudantes competentes depende de quem?”. O evento, que acontecerá no campus Poços de Caldas no sábado, 22/10, das 09h45h às 17h, contará também com visita guiada, apresentação cultural e outras atividades ao ar livre. Escolas e pessoas interessadas ainda podem se inscrever aqui para participar.

No campus Varginha, o evento será no dia 19/10, a partir das 8h. Além da apresentação dos cursos, os estudantes conhecerão os projetos Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF); Empresa Júnior; PET do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE); Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNIFAL-MG (ITCP); Cursinho Aprendendo a Aprender; Agricultura Urbana e Meio Ambiente; Grupo de Estudos sobre Estado, Mulheres e Políticas Públicas (GENI); Arte e Direitos Humanos, Dandara e Dou Conta! Dividindo dúvidas, somando conquistas.

Neste ano, o “UNIFAL-MG pra Você” ocorrerá junto às atividades do 8º Simpósio Integrado da Universidade e da Semana de Ciência e Tecnologia, que nesta edição abordará a temática “Bicentenário da Independência”. Além da Diretoria de Processos Seletivos, a organização também conta com o envolvimento das Direções e Comissões de Divulgação dos Campi de Poços de Caldas e Varginha, da Pró-Reitoria de Extensão, da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.