UNIFAL-MG realiza Simpósio Integrado com o tema “Bicentenário da Independência em Múltiplas Perspectivas”; oitava edição do evento conta com mais de 600 submissões de trabalhos em diferentes áreas de ensino, pesquisa e extensão

A UNIFAL-MG vai promover a oitava edição do Simpósio Integrado, entre os dias 24/10 e 26/10, com a temática “Bicentenário da Independência em Múltiplas Perspectivas”, junto à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O objetivo do evento é apresentar a produção acadêmica desenvolvida pela Universidade. Até o momento, o Simpósio conta com 621 submissões de trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. As atividades serão realizadas em todos os campi da Universidade.

As produções acadêmicas inscritas no evento foram desenvolvidas por discentes – bolsistas e voluntários –, servidores e colaboradores da UNIFAL-MG, no âmbito dos Programas de Iniciação Científica, da Pós-Graduação, dos Programas e Projetos de Extensão, do Programa de Educação Tutorial (PET), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Residência Pedagógica.

De acordo com a equipe organizadora do Simpósio, a proposta é que, na esfera temática do Bicentenário da Independência sob múltiplas perspectivas, possa haver intercâmbio de conhecimento entre os participantes, promovido pelo diálogo e pela troca de experiências, gerando parcerias e novas ações dentro e fora da Universidade. “A ideia de integrar as apresentações de trabalhos produzidos em diferentes etapas da formação dos(as) discentes, aliando ensino, pesquisa e extensão em um único evento, é a de que, a partir da comunicação e da colaboração, conseguiremos viabilizar, de forma unificada, maior crescimento acadêmico, profissional e social aos(às) universitários(as)”, indica o site oficial do 8º Simpósio Integrado.

Marta Gouveia de Oliveira Rovai é professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e coordenadora geral da Comissão Organizadora do Simpósio da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

Conforme explicado pela professora Marta Gouveia de Oliveira Rovai, coordenadora geral da Comissão Organizadora do evento, de acordo com a Portaria nº 1711, de 16 de setembro de 2022, o tema desta edição foi escolhido, primeiramente, porque o Bicentenário da Independência tem sido debatido em diferentes eventos pelo Brasil, provocando questionamentos e denúncias sobre as permanências históricas da colonialidade, do racismo e do patriarcado. “[…] gostaríamos de contribuir para o debate sobre os significados desta data para diferentes setores sociais”, salientou a docente. 

Segundo a coordenadora, a junção do Simpósio Integrado com a SNCT ocorreu devido ao fato de os dois eventos serem relativos ao tema da independência. “Desde o ano passado decidimos que os eventos poderiam ocorrer juntos, uma vez que a questão da ciência e da tecnologia se relaciona às apresentações dos trabalhos nas dimensões da pesquisa, do ensino e da extensão, na UNIFAL-MG”, frisou.

As mesas e as atividades também podem ampliar as discussões sobre os efeitos da ciência e da tecnologia em diferentes campos do conhecimento e nas comunidades interna e externa, estimulando o desafio de nos pensarmos como instituição quanto à produção de conhecimento e de intervenções dialógicas com segmentos sociais diferenciados”, completou a Profa. Marta Rovai.

O evento contará com a realização de mesas-redondas e a presença palestrantes de universidades brasileiras, bem como com a execução das atividades do “UNIFAL-MG pra você”, proporcionando a visita de escolas e membros da comunidade em cada campi da Instituição. “É uma forma de trocarmos informações, impressões e contribuições que nascem dos processos dialógicos, e também de darmos uma devolução à comunidade externa, ao mesmo tempo que estimulamos e convidamos à participação na produção de uma ciência e de um ensino cada vez mais humanizado, ético e plural”, destacou a docente.

Durante a semana, além de sessões temáticas, haverá mesas-redondas com os temas: A história da ciência no Brasil sob a perspectiva dos direitos humanos; 200 anos de ciência no Brasil: passados, presentes e futuros; Construção do Estado nacional, racismo ambiental e novo regime planetário: experiências e expectativas; e 200 anos de arte e cultura no Sul de Minas. Além disso, haverá mesa de abertura da galeria virtual “Uma Mostra” e bate-papo com artistas. Os nomes dos artistas estarão no site do Simpósio, na aba de submissões artísticas.

A programação também contará com participações de pesquisadores da UNIFAL-MG, bem como de diversas instituições, como Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (CONSEC-MG) e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Luis Antônio Groppo é pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e coordenador da SNCT. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nesta edição, a mesa de abertura do evento terá a presença do reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira (UNIFAL-MG); do pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e coordenador da SNCT, Prof. Luis Antônio Groppo; do pró-reitor de Extensão, Prof. José Francisco Lopes Xarão; do pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima; e da professora Marta Rovai, como mediadora.

Para o Prof. Luis Antônio Groppo, a participação da UNIFAL-MG na SNCT é, para além de uma contrapartida da Instituição em relação ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – pelo apoio financeiro dado às atividades de pesquisa e divulgação científica desta universidade federal –, um reconhecimento da importância deste evento para divulgar à sociedade civil o que tem sido produzido, em matéria de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), pelas Instituições de Educação Superior (IES) públicas.

“Em tempos em que importantes conquistas das ciências, tanto do ponto de vista do esclarecimento quanto de melhorias na qualidade de vida, têm sido questionadas, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade de comunicar às comunidades locais os resultados do empenho da sociedade civil e do Estado em prol das pesquisas, do desenvolvimento tecnológico e da inovação”, salientou o coordenador.

Embora a submissão de trabalhos seja restrita ao público registrado nas pró-reitorias da UNIFAL-MG, o evento acolherá a todas e todos que queiram contribuir com os trabalhos desenvolvidos pela Universidade, para o avanço da Instituição. “Por meio da inscrição como ouvinte, esperamos receber e também integrar, além da comunidade interna, a comunidade externa que queira tanto conhecer nossas produções quanto nos sugerir e trazer novas demandas. Assim, por meio de apresentações virtuais de trabalhos, esperamos facilitar o acesso e a participação de todas e todos”, salienta a equipe organizadora do Simpósio.

O prazo para submissão de trabalhos foi até o dia 09/10. No entanto, até o dia 14 de outubro, interessados em participar como ouvintes das mesas-redondas, conferências e atividades do “UNIFAL-MG pra você”, podem se inscrever pelo CAEX. 

Confira a apresentação completa do evento, pelo link: https://www.unifal-mg.edu.br/simposiointegrado/

Para ficar por dentro das informações sobre o evento, acesse os links disponíveis abaixo.

Inscrições: https://www.unifal-mg.edu.br/simposiointegrado/inscricoes/
Programação: https://www.unifal-mg.edu.br/simposiointegrado/programacao/
Submissões: https://www.unifal-mg.edu.br/simposiointegrado/submissoes/
Orientações: https://www.unifal-mg.edu.br/simposiointegrado/sessoes-tematicas-2/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG