UNIFAL-MG celebra a vida e a obra de Waldir de Luna Carneiro em semana especial; evento no campus sede destaca homenagem, exposição, leitura dramática, exibição de filme e conferência sobre o dramaturgo 

De 24 a 28 de outubro, a UNIFAL-MG realiza uma série de atividades sobre a vida e obra do dramaturgo mineiro Waldir de Luna Carneiro, falecido em 2019. A iniciativa, organizada no âmbito da extensão universitária, destaca exposição sobre o autor, leitura dramática, exibição de filme, conferência e roda de conversa sobre teatro. O evento será realizado no campus sede da Universidade, em Alfenas-MG, e toda programação é gratuita e aberta à comunidade.

Em 2021, Waldir de Luna Carneiro, ou “Seu Waldir” como era conhecido em Alfenas, completaria 100 anos de idade. Nascido em Santa Rita do Sapucaí-MG, em 7 de fevereiro de 1921, ele mudou para Alfenas em 1938. Na cidade, construiu uma trajetória de sucesso como escritor e como teatrólogo. Em 60 anos de carreira, escreveu mais de 50 peças.

“O Zebuzeiro”, peça de Waldir de Luna Carneiro que virou filme. (Foto: Reprodução)

Algumas de suas obras ganharam o cinema. Entre elas, “O Zebuzeiro”, escrita na década de 1940, e que ganhou as telas com a assinatura do cineasta Bruno de Souza. O filme foi exibido em junho deste ano no Cine A, de Alfenas-MG e, no dia 25/10, será exibido em três sessões, às 9h, às 14h e às 19h, no Auditório da UNIFAL-MG. Na Universidade, a exibição do filme ainda contará com um debate sobre a obra com a participação de atores e estudiosos.

A programação também apresenta uma roda de conversa sobre a atividade teatral em Alfenas, com destaque para leitura dramática da peça “A dupla”, dirigida por Zulmira Albergaria e com os atores Álvaro Heleno, Sebastião Meira, Romário Borges, Rodrigo Mikelino, Denise Prado, Yara Becker e Ney Lima. A peça é uma comédia em três atos, escrita por volta de 1992, que conta a história de uma dupla do universo sertanejo. 

A semana  oferece uma reflexão sobre a vida e a obra do autor, com a conferência sobre “A Vida e Obra de Waldir de Luna Carneiro”, com os professores Eloésio Paulo dos Reis e Marcos de Carvalho, ambos docentes do curso de Letras, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), da UNIFAL-MG. No encerramento, no dia 27/10, a organização, atores e diretores de teatro, entre eles Chico Pelúcio, do grupo Galpão; Magdalena Rodrigues, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de Minas Gerais (Sated-MG); e João Eiras, diretor do Grupo de Teatro de Cambuí-MG, conversam sobre teatro, sobre a obra de Waldir de Luna Carneiro e as perspectivas para as próximas edições do projeto.

A iniciativa da Semana Waldir de Luna Carneiro partiu do egresso em Ciências Sociais  e mestrando em Educação pela UNIFAL-MG, Guilherme Abraão Silva. De acordo com ele,  Waldir de Luna sempre esteve à frente de seu tempo. “Ter uma semana dedicada a sua obra, a sua memória é importante para manter viva a riqueza de seus escritos e uma forma de trazer para dentro da Universidade um autor tão importante e que não pode ser esquecido”, destacou.

O evento, coordenado pelo professor Francisco Xarão, pró-reitor de extensão universitária da UNIFAL-MG, é organizado por uma comissão com a presença de atores e estudiosos da obra de Waldir de Luna Carneiro. “Com a semana Waldir de Luna Carneiro, a UNIFAL-MG se soma a grupos de atores, atrizes, diretores,  produtores culturais e amantes do teatro em geral, para homenagear e promover o conhecimento da vida e obra desse intelectual, escritor e dramaturgo Alfenense que marcou a história do teatro na nossa cidade e no Brasil”, enfatizou.

As inscrições para os eventos da I Semana Waldir de Luna Carneiro podem ser realizadas no  CAEX.

Doctor Honoris Causa: o reconhecimento e uma homenagem a Waldir de Luna Carneiro

Em 2021, a UNIFAL-MG, por meio do Conselho Universitário, concedeu o título de Doctor Honoris Causa a Waldir de Luna Carneiro, por indicação do Departamento de Letras, do ICHL, conforme a Resolução 17, de 28 de maio de 2021.  Na ocasião, o conselheiro Guilherme Abraão Silva, representante discente, e os professores Eloésio Paulo e Marcos de Carvalho, defenderam a indicação que foi aprovada por unanimidade pelo Consuni.

Durante a reunião, realizada em maio de 2021, o professor Marcos de Carvalho reforçou a simbiose da obra de Waldir de Luna com a UNIFAL-MG. “A maior parte dos atores que montaram obras e que fizeram o teatro de Waldir, foram alunos da Efoa. É tão curiosa essa simbiose que o Waldir chegou a alterar aspectos técnicos de suas obras, para adaptar a dinâmica do teatro à vida […] e a passagem dos alunos pela cidade”.

De acordo com o professor Eloésio Paulo, o dramaturgo foi uma das pessoas mais gentis, generosas e bem-humoradas que ele conheceu. “Considero o Waldir a figura mais importante da cultura alfenense em todos os tempos. Suas comédias são muito divertidas e alguns de seus contos são obras-primas que inserem, com uma perfeição que poucos autores conseguiram, os problemas mais universais na paisagem regional. Há muito o que estudar na obra de Waldir de Luna Carneiro”, relatou.

A entrega presencial da honraria à família do homenageado acontece na abertura da I Semana Waldir de Luna Carneiro, na segunda-feira (24), às 19h, no Auditório Leão de Faria.

Saiba mais sobre Waldir de Luna Carneiro em: 100 anos de Waldir de Luna Carneiro, o Shakespeare de Alfenas


Programação Completa

Exposição: Vida e Obra de Waldir de Luna Carneiro
Data: 24 a 28/10
Local: Hall do Auditório Dr. João Leão de Faria

Sessão Solene do Consuni para Entrega do título de Doutor Honoris Causa póstumo à família de Waldir de Luna Carneiro
Data: 24/10
Horário: 19h
Local: Auditório Dr. João Leão de Faria

Exibição do filme “O Zebuzeiro”
Data: 25/10
Horário: 9h, 14h e 19h
Local: Auditório Dr. João Leão de Faria

Roda de Conversa: O teatro em Alfenas, com Leitura dramática da peça “A dupla”, por  Álvaro Heleno, Sebastião Meira, Romário Borges, Rodrigo Mikelino, Denise Prado, Yara Becker, Ney Lima e Zulmira Albergaria (direção)
Data: 26/10
Horário: 19h
Local:  Auditório Dr. João Leão de Faria

Conferência: Vida e obra de Waldir de Luna Carneiro por Eloésio Paulo dos Reis e Marcos de Carvalho. Mediação: Flaviane Faria Carvalho.
Data: 27/10
Horário: 19h
Local: Auditório João Leão de Faria

Mesa de encerramento: conversa sobre teatro, sobre a obra de Waldir de Luna Carneiro e as perspectivas para as próximas edições do projeto.
Participação: Chico Pelúcio, do grupo Galpão; Magdalena Rodrigues, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de Minas Gerais (Sated-MG); João Eiras, diretor do Grupo de Teatro de Cambuí-MG; organizadores; atores e diretores de teatro.
Data: 28/10
Horário: 19h
Local: Auditório João Leão de Faria