UNIFAL-MG realiza Semana da Sustentabilidade nos campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha; evento conta com palestras, oficinas, atividades de plantio de árvore e apresentação inédita de mascote da Sustentabilidade

Entre os dias 4 e 8 de outubro, a UNIFAL-MG sediou a Semana da Sustentabilidade nos campi Sede, Poços de Caldas e Varginha e na Unidade Educacional Santa Clara. Como uma expansão do tradicional “Dia da Sustentabilidade”, a programação reuniu oficinas, palestra, webinário, mesa-redonda, atividades itinerantes de sensibilização e plantio de árvores.

O evento, que aconteceu no formato on-line e presencial, inovou ao integrar uma participante inédita às ações planejadas: a Manu, mascote da Sustentabilidade. Desenvolvida inicialmente pelo desenhista Diego de Magalhães Vieira, a mascote saiu do mundo virtual e se transformou em realidade, sendo representada pela discente Nívea Rufino, do curso de Letras.

“Acho que se tivesse que viver tudo de novo eu aceitaria!”, disse a universitária Nívea Rufino. (Foto: Arquivo/Dicom)

“Quando publicaram na rede social da UNIFAL-MG que estavam procurando uma aluna que se identificasse como Manu, uma amiga me encaminhou e disse se poderia colocar meu nome, pois eu me parecia com a mascote. Não sabia que de fato seria chamada para dar vida a ela, mas ter sido a imagem representante da Manu e principalmente do projeto de sustentabilidade foi muito legal e importante pra mim”, relatou a discente. A universitária recebeu o convite para participação após interação no Instagram oficial da UNIFAL-MG.

Ainda de acordo com ela, a oportunidade possibilitou novas vivências na Universidade. “Obtive experiências boas com o pouco que pude fazer e participar. A interação como Manu foi bem diferente, conheci pessoas novas, outros setores da Universidade, e pude obter uma outra visão em relação a todo processo se sustentabilidade e coleta seletiva”, acrescentou.

De acordo com a servidora Julieta Moreira, um dos objetivos do evento foi sensibilizar os membros da comunidade sobre a coleta seletiva e o descarte correto de resíduos. (Foto: Arquivo/Dicom)

Segundo a presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS) da UNIFAL-MG, Julieta Aparecida Moreira, a iniciativa gerou maior troca de conhecimentos sobre a temática. “Com essa proposta, a intenção foi não só apresentar a mascote para a comunidade interna, tanto na Unidade Educacional Santa Clara quanto na Sede, mas também sensibilizar os nossos membros da comunidade sobre a coleta seletiva, sobre a nossa responsabilidade com os nossos resíduos, sobre a colaboração que queremos que todos se envolvam para separação de resíduos da reciclagem, a fim de beneficiar os catadores e preservar o meio ambiente”, destacou a bióloga.

As interações ocorreram nos espaços administrativos e nas pró-reitorias, para servidores e colaboradores, com colaboração de Rodrigo Mikelino. Além das atividades itinerantes, o evento contou com apresentações dos temas “Sustentabilidade Institucional na UNIFAL-MG”, na programação on-line do projeto Café com Sustentabilidade, no dia 05/10, e “Webinário ESG: Do conceito às boas práticas, apresentado em duas partes”.

O webinário, apresentado pelo professor e gestor convidado da UNIFENAS, Rogério Prado, abordou conceitos relacionados à sigla ESG, que trata da governança ambiental, social e corporativa, do inglês environmental, social, and corporate governance. Na oportunidade, o professor destacou em sua abordagem algumas ações relacionadas ao tema  desenvolvidas na Universidade Professor Edson Antônio Velano. O tema foi continuado em 07/10, após encerramento solene da Semana, com participação de representantes das empresas parceiras, Ipanema Coffees e Alfenas Ambiental, com apresentação dos destaques em práticas nas respectivas instituições, valorizando também as relações de parcerias com a UNIFAL-MG em ações de pesquisa e extensão.

Participaram das atividades do evento, ao longo da Semana, membros da comunidade, discentes e servidores, assim como o público externo e os palestrantes convidados de outras instituições. “O objetivo da programação foi promover reflexões referentes às temáticas abordadas e sensibilizar os participantes sobre a responsabilidade de cada um para trabalhar em prol da sustentabilidade em todos os espaços”, concluiu a bióloga Julieta Moreira.

A “Semana da Sustentabilidade” foi organizada pela equipe da Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (GMADS), junto à Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI), da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS) e da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

Confira:

Roda de conversa Café com Sustentabilidade. TEMA: Sustentabilidade Institucional UNIFAL-MG

Webinário ESG: Do conceito às boas práticas – parte 1

Mesa Redonda ESG: Do conceito às boas práticas – parte 2