UNIFAL-MG realiza arrecadação de produtos de higiene pessoal para o Lar São Vicente de Paulo de Alfenas; saiba como ajudar

O Projeto de Assistência Farmacêutica no Lar São Vicente de Paulo de Alfenas – MG (Farmalar), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG, está arrecadando produtos de higiene pessoal aos idosos da instituição. A campanha Natal Solidário ocorre na Sede da Universidade, até o dia 14/12, com pontos de coleta nos prédios V, R, O, D e no Pavilhão Central de Aulas (PCA).

Neste ano, o projeto também realiza uma rifa solidária, a qual pode ser adquirida pelo Instagram ou com os membros do Farmalar. Para colaborar, discentes, funcionários e servidores podem doar qualquer valor realizando transferência bancária ou pix para a Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão (FACEPE), seguindo os dados:

Neste ano, o Farmalar conta com rifa solidária. (Foto: Arquivo Pessoal/Danielle Marrafon)

“Sabendo das necessidades dos institucionalizados e considerando a chegada das festas de final de ano, estamos mobilizando forças para fornecer um kit de higiene básica a cada idoso, para ser entregue em um momento de confraternização interna. Queremos, com essa iniciativa, ir além da contribuição acadêmica universitária, de forma que a articulação universidade e sociedade proporcione dignidade aos idosos”, disse a farmacêutica Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon. Ela coordena o Farmalar ao lado da farmacêutica Milena Carla Espósito.

Conforme Danielle Marrafon, podem ser arrecadados itens como shampoo, condicionador, sabonete, creme dental, escova de dente, bucha e loção hidratante. A previsão de entrega dos produtos é no dia 16/12. “Ao reconhecer a importância do Lar São Vicente, que acolhe cerca de 120 idosos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, temos colocado em prática a assistência farmacêutica com a atuação dos discentes e profissionais do curso de Farmácia. Com o objetivo de assegurar a melhoria e qualidade de vida dos institucionalizados, promovemos um acompanhamento farmacoterapêutico dos idosos e participamos ativamente no processo organizacional da farmácia do Lar”, completou.

A iniciativa oportuniza a discentes de graduação a prática de gestão e prestação de serviços clínicos aos idosos, a fim de identificar necessidades terapêuticas, problemas relacionados a medicamentos e monitoramento de parâmetros fisiológicos.

Saiba mais sobre o projeto: Equipe da UNIFAL-MG integra grupo multiprofissional em Lar São Vicente de Paulo, de Alfenas, com ações de assistência farmacêutica e prestação de serviços clínicos aos idosos da instituição