Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNIFAL-MG recebe certificação que promoverá melhorias para prospectar, selecionar e transformar boas ideias em negócios inovadores

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec) da UNIFAL-MG recebeu certificação nível 1 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), que visa promover a melhoria nos resultados das incubadoras de diferentes setores. O nível 1 garante uma gestão efetiva em prospecção e seleção de ideias inovadoras para negócios bem-sucedidos, e possibilita que as empresas incubadas e já graduadas participem de editais públicos e privados.

“A certificação Cerne 1 da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica é mais uma de nossas conquistas, fruto dos intensos e incessantes trabalhos realizados pela incubadora”, destaca a  professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG). (Foto: Arquivo Pessoal)

O Cerne 1 é uma iniciativa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “A certificação Cerne 1 da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica é mais uma de nossas conquistas, fruto dos intensos e incessantes trabalhos realizados pela incubadora”, destaca a  professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG).

Conforme ela, a certificação é voltada tanto à NidusTec, que recebe os méritos por tal, quanto à comunidade externa e aos interessados, uma vez que, além de aumentar o alcance da incubadora, garante ainda mais credibilidade e confiança nos trabalhos realizados. “Este título, além de edificar nossos serviços, que agora possuem uma garantia de qualidade, culminará, também, em maior reconhecimento da NidusTec e, consequentemente, em maior procura pelos seus trabalhos, podendo auxiliar um número cada vez maior de empresas e interessados. Dessa forma, acreditamos que não seja um ganho exclusivo da própria incubadora, mas, de mesmo modo, da comunidade externa como um todo”, afirma.

O processo de certificação teve duração de um ano, com início em outubro de 2021 e finalização em novembro de 2022, oportunidade em que ocorreu a realização da banca de avaliação. Durante o período, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica passou por cinco fases: autodiagnóstico, registros Cerne, auditoria, revisão crítica e certificação.

Segundo o reitor da Universidade, o professor Sandro Cerveira, a certificação reflete a qualidade do trabalho da equipe e das empresas incubadas pela NidusTec, e o papel da UNIFAL-MG de levar conhecimento produzido na academia às pessoas. (Foto: Arquivo/Dicom)

Para o reitor da Universidade, o professor Sandro Amadeu Cerveira, além de a certificação ser um reconhecimento do trabalho desempenhado pela equipe da NidusTec, também consolida o papel da UNIFAL-MG de socializar o conhecimento científico e tecnológico produzido. “O credenciamento da NidusTec é um salto excelente para a nossa incubadora, que reflete o trabalho dedicado e profissional de toda a equipe, a qualidade das empresas formadas e incubadas, bem como o compromisso da Instituição com esse importante papel da Universidade, que é levar o que de melhor é produzido na academia para o dia a dia das pessoas”, salienta.

A certificação aconteceu durante reunião realizada no dia 25 de novembro de 2022, via Google Meet, com a presença dos representantes do Sebrae como membros da banca avaliadora, Krishna Aum Faria e José Antônio Alves. Participaram do momento também o reitor, Prof. Sandro Cerveira; o vice-reitor, Prof. Alessandro Pereira; a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), além dos convidados, Vitor Marques, representante da Cascafina — empresa graduada pela incubadora; Armando Marsarioli, representante da Icro Digital — startup incubada da NidusTec, e Luiz Fernando Gelape, consultor credenciado da Gere Consultoria.

Armando Marsarioli, diretor de Estratégia e Inovação na ICRO Digital – startup incubada afirma que o apoio recebido pela equipe da NidusTec tem sido fundamental para o desenvolvimento da empresa. (Foto: Arquivo/NidusTec)

“Nossa experiência como empresa incubada da NidusTec está sendo a melhor possível. Todo o apoio da equipe, rede de contatos e fornecimento de estagiários foi essencial para o desenvolvimento do Neuron e está sendo essencial para continuação dos nossos trabalhos”, afirmou Armando Marsarioli, diretor de Estratégia e Inovação na ICRO Digital – startup incubada, sobre a experiência com a NidusTec. 

No relato, Armando Marsarioli reconheceu também o engajamento da equipe e a importância das mentorias. “Os estagiários são de uma dedicação e um conhecimento excepcional, todas as  mentorias são essenciais para nós como empresa incubada, já que nos trazem questões que muitas vezes não sabíamos que precisaríamos pensar, desenvolver e resolver. Com toda certeza teremos muito sucesso no futuro graças à parceria com a NidusTec e a UNIFAL-MG.”

Para Vitor Borges, gerente da empresa Cascafina – graduada na NidusTec, toda formatação, adequação e todo ecossistema fornecido pela incubadora contribuiu para a empresa alcançar sucesso. (Foto: Arquivo Pessoal)

Vitor Borges, gerente da Cascafina, graduado no programa de incubação, pontuou a sua passagem pela incubadora da seguinte maneira: “A Cascafina foi uma das primeiras empresas graduadas na NidusTec e a incubadora foi essencial para a criação da marca e da empresa. Eu era uma pessoa da área de humanas, extremamente criativo, mas nada organizado. Tenho plena consciência de que, se não fosse a NidusTec, a marca Cascafina não teria surgido”, afirma. 

De acordo com Vitor Borges, toda formatação, adequação e todo ecossistema fornecido pela NidusTec contribuiu para desenvolver a Cascafina e ajudar a empresa alcançar sucesso.

Saiba mais aqui sobre os serviços oferecidos pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec) da UNIFAL-MG