UNIFAL-MG reúne universitários ingressantes e veteranos para volta às aulas nesta quinta-feira (23/3)

Conheça as novidades que marcam o início do primeiro semestre letivo do ano

A UNIFAL-MG inicia, nesta quinta-feira (23/3), o ano letivo de 2023. Mais de 5 mil veteranos retornam aos cursos de graduação nos campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, dando as boas-vindas aos ingressantes do SiSU, que somam 832 alunos já matriculados até o momento. As chamadas permanecem em andamento, conforme o Cronograma publicado pela Diretoria de Processos Seletivos (Dips). Acompanhe

A universitária Isabella Ruggiero está no primeiro semestre de Medicina. (Foto: Arquivo/Dicom)

O clima entre os ingressantes é de expectativa para o início dos cursos, como relatam os universitários Isabella de Pietro Ruggiero (Medicina) e João Pedro de Souza Moraes Mota (Biotecnologia). “Como foram quatro anos para passar, tenho as melhores expectativas possíveis. Quero conhecer todos, calouros e veteranos, quero participar de ligas e aproveitar todo o aprendizado que a UNIFAL-MG proporciona”, disse a universitária. Ela se mudou de Campinas para Alfenas.

João Pedro de Souza Moraes Mota inicia o curso de Biotecnologia neste semestre. (Foto: Arquivo/Dicom)

Próximo a ela, João Pedro de Souza Moraes Motta, que veio de São Carlos, relatou como conheceu a UNIFAL-MG. “A minha escolha partiu da área de biológicas, com a qual eu sempre me identifiquei. Assim, me interessei por Biotecnologia. Conheci a UNIFAL-MG através do SiSU, quando fui escolher a universidade que tinha o meu curso. Gostei do campus e estou animado para conhecer as disciplinas, em especial Biologia Molecular”, comentou o discente.

Com o objetivo de compartilhar as principais informações para o início do semestre com Isabella Ruggiero, João Pedro e todos os ingressantes, a Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG apresenta novidades, ações e links úteis aos universitários:

Semestre chega com novidades

Os estudantes terão mais facilidade no transporte até a Unidade Educacional Santa Clara, com a disponibilização de micro-ônibus ou van que sairá da Sede, no prédio da Nutrição, passando pelo prédio A (Museu), com destino à Clínica de Fisioterapia, de segunda a sexta, no horário noturno. O embarque na Sede está previsto para as 18h20, ao passo que a saída da Unidade Educacional Santa Clara será às 22h50. O início da circulação do transporte será nesta quinta-feira (23/3). 

Outra novidade está no campo da sustentabilidade. Todos os ingressantes de graduação e pós-graduação receberão canecas para uso no Restaurante Universitário e nos espaços institucionais. O objetivo da campanha, proposta pela Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade, junto à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), é incentivar toda a comunidade acadêmica e administrativa para a adoção de garrafa ou caneca individual, para uso diário, evitando o consumo de copos descartáveis. 

Acolhida aos Calouros e Calouras

Para receber os ingressantes, a Prace divulgou uma programação especial nos campi em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. As atividades contam com as boas-vindas da Reitoria, evento cultural, apresentações musicais, rodas de conversa, pilates e dança, dinâmicas, mesas-redondas, stands de grupos de Extensão e Ligas Acadêmicas. Haverá, também, a Aula Magna.

Veja a programação completa: Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Saiba mais sobre a Universidade: 

Oportunidades na rotina universitária

No âmbito do Ensino, a UNIFAL-MG oferece atividades que ampliam as vivências universitárias, como o Programa de Educação Tutorial (PET), que busca promover a formação ampla dos alunos de graduação, o Programa de Monitoria, o Programa de Mentoria e o Programa Tutorial Acadêmico (PTA)

Nos cursos de Licenciatura, são desenvolvidas ações que se complementam e visam à formação qualificada de professores da educação básica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para os estudantes do início até metade do curso e o Programa de Residência Pedagógica, focado na segunda metade do curso e na inserção dos licenciandos na prática da escola de educação básica. Para os alunos que desejam cursar disciplinas e realizar atividades de ensino em outras instituições do Brasil e do exterior, a UNIFAL-MG conta com o Programa de Mobilidade Acadêmica.

Saiba mais sobre os Programas de Graduação no link: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/programas-de-graduacao/#

Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e em Inovação, na modalidade voluntária ou na modalidade de bolsas, são oportunidades que os universitários podem vivenciar ao longo da graduação a fim de que se aproximem de características próprias da ciência, como a autonomia de pensamento, a elaboração de generalizações e modelos, a criatividade e o tratamento de dados reais. 

No âmbito de Pesquisa e Pós-Graduação, a UNIFAL-MG oferta 30 cursos de pós-graduação stricto sensu, em mestrado e doutorado, assim como especializações lato sensu, que desenvolvem pesquisas científicas e tecnológicas. Os cursos ofertados contemplam as áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Teorias e Práticas na Educação e Gestão Pública Municipal. Para mais informações, acesse este endereço eletrônico. 

As atividades complementares também englobam a Extensão Universitária, que possibilita o trabalho dos acadêmicos junto à sociedade, em processo interdisciplinar, político e educacional, cultural, científico e tecnológico. Os diferentes tipos de ações desse âmbito abrangem programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviço. A Gerência de Arte e Cultura, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), atua no apoio a atividades culturais, em busca de ações sistematizadoras e potencializadoras do campo cultural na instituição.

Muitos dos projetos possuem bolsas de Extensão, que são distribuídas conforme editais. Para acompanhar o período de inscrição e de seleção, o estudante ingressante pode consultar o site da Proex, verificando as áreas de seu interesse e o projeto em que deseja trabalhar. 

A UNIFAL-MG conta com o Programa de Assistência Prioritária, composto de ações continuadas que buscam a melhoria da vida acadêmica dos estudantes de graduação da Instituição, modalidade presencial, por meio de auxílios para alimentaçãopermanênciacrecheatividades pedagógicas, conforme classificação de vulnerabilidade socioeconômica e de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Para obter os auxílios, o estudante deve se inscrever em edital próprio, que é de fluxo contínuo, com toda a documentação necessária, e aguardar o resultado da análise socioeconômica.

Saiba mais informações sobre auxílios, valores e critérios da análise socioeconômica no site da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), em Programa de Assistência Prioritária.

Links úteis