UNIFAL-MG recebe ingressantes e veteranos de volta às aulas nesta terça-feira (15)

Mais de 5 mil graduandos retornam aos campi de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas

Para dar início ao segundo semestre do ano letivo de 2023, a UNIFAL-MG recebe, nesta terça-feira (15), mais de 5 mil alunos matriculados que retornam para os cursos de graduação nos campi de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas. Os veteranos dão boas vindas aos ingressantes do SiSU (2023/2), que somam 235 discentes matriculados até o momento. Ainda há possibilidade de novos ingressantes para este semestre, conforme edital de vagas remanescentes publicado pela Diretoria de Processos Seletivos (Dips).

Marinna Bastos Singi Laudares é ingressante do segundo semestre de 2023 no curso de Odontologia pela UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal)

Segundo a estudante Marinna Bastos Singi Laudares, ingressante do curso de Odontologia, a expectativa para o início deste semestre é alta. “Estudar na UNIFAL-MG sempre foi um sonho, principalmente Odontologia, já que meu avô, Glenan Singi, teve uma grande influência no começo do curso”, conforme lembrado pela discente, seu avô foi docente no curso de Odontologia na UNIFAL-MG, quando a Instituição ainda era a Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (Efoa).

“Espero que seja um semestre repleto de coisas boas e novos aprendizados, onde eu tenha a certeza de que escolhi o caminho certo para minha futura profissão, com professores excelentes e qualificados para me guiarem nesse novo caminho”, completou a caloura.

Rodrigo Conti é aluno do 2º período de Fisioterapia na UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

Para Rodrigo Conti, estudante do 2º período de Fisioterapia, estudar na UNIFAL-MG é “uma experiência única e cheia de ensinamentos para a vida, pois podemos contar com professores qualificados nas áreas de atuação”, declara. “Minhas expectativas para o semestre que se inicia são altas, pois espero adquirir muito conhecimento para seguir no curso de Fisioterapia e também para poder colocá-los em prática no exercício da profissão no futuro”, finaliza o veterano.

Clara Valério Rodrigues cursa o 4º período de História pela UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

Clara Valério Rodrigues, discente do 4º período de História, compartilha um pouco de seu entusiasmo para o início de mais um semestre. “Estou super ansiosa para dar continuidade aos estudos, aprender novas matérias e fazer parte de novos projetos na área da Educação, ramo em que pretendo me especializar e que, graças à UNIFAL-MG, já tive muitas portas abertas. A exemplo disso foi minha participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, em que pude aprender muito e ganhar experiência na área”, frisa a estudante.

Novidades

Neste semestre, a Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade, junto à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), entrega canecas a todos os ingressantes de graduação e pós-graduação, para o uso no Restaurante Universitários e nos demais espaços institucionais. A iniciativa faz parte de uma campanha que busca incentivar a comunidade acadêmica e administrativa à adoção de garrafa ou caneca individual para uso diário, evitando o consumo de copos descartáveis.

Os estudantes também contam com transporte até a Unidade Educacional Santa Clara. A Universidade disponibiliza micro-ônibus ou van que sai da Sede, no prédio da Nutrição, passando pelo Museu (prédio A), com destino à Clínica de Fisioterapia, de segunda a sexta, no horário noturno. O embarque na Sede é previsto para as 18h20 e a saída da Unidade Educacional Santa Clara para as 22h40. A circulação do transporte tem início nesta terça-feira (15).

Acolhida aos ingressantes

A programação de acolhida aos calouros está a todo vapor. A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) divulgou uma programação especial de recepção aos calouros que acontecerá nos três campi da Universidade. Boas-vindas da Reitoria, eventos culturais, rodas de conversa, apresentações musicais, palestras, stands de cursos, bem como de projetos de pesquisa e de extensão fazem parte das atividades de acolhida.

Confira a programação completa de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas.

Saiba mais sobre a Universidade

O Ensino, a Pesquisa e a Extensão são os três pilares que garantem à universidade pública um espaço de aprendizado, de investigação e de acolhimento. Além desta tríade, a instituição conta com o Programa de Assistência Prioritária, que auxilia na permanência dos discentes no espaço acadêmico para dar continuidade aos estudos. Confira, abaixo, informações sobre o funcionamento de cada um destes setores.

No âmbito do Ensino, a UNIFAL-MG oferece atividades que ampliam as vivências universitárias, como o Programa de Educação Tutorial (PET), que busca promover a formação ampla dos alunos de graduação, o Programa de Monitoria, o Programa de Mentoria e o Programa Tutorial Acadêmico (PTA)

Nos cursos de Licenciatura, são desenvolvidas ações que se complementam e visam à formação qualificada de professores da educação básica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para os estudantes do início até metade do curso e o Programa de Residência Pedagógica, focado na segunda metade do curso e na inserção dos licenciandos na prática da escola de educação básica. Para os alunos que desejam cursar disciplinas e realizar atividades de ensino em outras instituições do Brasil e do exterior, a UNIFAL-MG conta com o Programa de Mobilidade Acadêmica.

Saiba mais sobre os Programas de Graduação no link: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/programas-de-graduacao/#      

Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e em Inovação, na modalidade voluntária ou na modalidade de bolsas, são oportunidades que os universitários podem vivenciar ao longo da graduação a fim de que se aproximem de características próprias da ciência, como a autonomia de pensamento, a elaboração de generalizações e modelos, a criatividade e o tratamento de dados reais. 

No âmbito de Pesquisa e Pós-Graduação, a UNIFAL-MG oferta 30 cursos de pós-graduação stricto sensu, em mestrado e doutorado, assim como especializações lato sensu, que desenvolvem pesquisas científicas e tecnológicas. Os cursos ofertados contemplam as áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Teorias e Práticas na Educação e Gestão Pública Municipal. Para mais informações, acesse este endereço eletrônico. 

As atividades complementares também englobam a Extensão Universitária, que possibilita o trabalho dos acadêmicos junto à sociedade, em processo interdisciplinar, político e educacional, cultural, científico e tecnológico. Os diferentes tipos de ações desse âmbito abrangem programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviço. A Gerência de Arte e Cultura, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), atua no apoio a atividades culturais, em busca de ações sistematizadoras e potencializadoras do campo cultural na instituição.

Muitos dos projetos possuem bolsas de Extensão, que são distribuídas conforme editais. Para acompanhar o período de inscrição e de seleção, o estudante ingressante pode consultar o site da Proec, verificando as áreas de seu interesse e o projeto em que deseja trabalhar. 

A UNIFAL-MG conta com o Programa de Assistência Prioritária, composto de ações continuadas que buscam a melhoria da vida acadêmica dos estudantes de graduação da Instituição, modalidade presencial, por meio de auxílios para alimentaçãopermanênciacrecheatividades pedagógicas, conforme classificação de vulnerabilidade socioeconômica e de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Para obter os auxílios, o estudante deve se inscrever em edital próprio, que é de fluxo contínuo, com toda a documentação necessária, e aguardar o resultado da análise socioeconômica.

Saiba mais informações sobre auxílios, valores e critérios da análise socioeconômica no site da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), em Programa de Assistência Prioritária.

Links úteis
 
Fotos (Dicom/UNIFAL-MG)