Anemia Falciforme

Anemia Falciforme

            A anemia falciforme é uma doença de origem genética que leva a distúrbios fisiológicos nas célula vermelhas do sangue. Ela é provocada por mutação no gene que codifica uma das cadeias proteicas da hemoglobina, a β-globina, isso causa uma mudança na estrutura da célula, que ao invés de ter formato arredondado fica em formato de foice.

            O diagnóstico da doença é feito através da realização da triagem neonatal, pelo teste do pezinho, o que possibilita o diagnóstico precoce.

            O tratamento paliativo da anemia falciforme geralmente emprega a administração da fármaco Hidroxiureia, o transplante de células-tronco e a transfusão sanguínea. O  transplante de células-tronco hematopoéticas é o único tratamento realmente curativo da doença falciforme.

            A transfusão de sangue em algumas situações é empregada para   minimizar eventuais complicações oriundas de manifestações da anemia falciforme. A transfusão remove as hemoglobinas estruturalmente incorretas.

            A qualidade de vida dos indivíduos enfermos pode ser afligida e prejudicada pelas manifestações da doença e pelo seu tratamento.

Autor: Sérgio Spezzia

Revisão e coordenação: Juciano Gasparotto

Edição: Tainara Soares