Dieta Cetogênica

Dieta Cetogênica

             A Dieta cetogênica contém elevada concentração de lipídeos, acompanhado por consumo moderado de proteínas e baixos teores de carboidratos. O objetivo desta dieta visa otimizar a oxidação de gorduras  através da ausência de carboidratos. A degradação das gorduras (triacilglicerol) no corpo humano leva a formação de ácidos graxos livres e glicerol. O excesso de ácidos graxos livres leva a formação de  corpos cetônicos, o que dá o nome à esta dieta.

A substituição dos carboidratos pelas gorduras como fonte energética, baseia-se no fato de que ao utilizar apenas gordura como fonte de energia, isso leva a uma  otimização de  todo o organismo para degradar e usar mais gordura para ser convertida em energia.  Desse modo as reservas do tecido adiposo reduziriam mais rapidamente, com subsequente formação de corpos cetônicos.

Destacamos aqui que os carboidratos abrangem uma classe enorme de alimentos, por exemplo,  alimentos de origem vegetal contêm muitos carboidratos que são fundamentais para a nossa saúde. A privação desses carboidratos induz alterações na microbiota intestinal e além disso interferem no metabolismo energético de modo muito preocupante, podendo resultar em alterações metabólicas que a longo prazo podem desencadear doenças e transtornos psiquiátricos.

O emprego dessa dieta requer a avaliação por equipe multidisciplinar composta por nutricionistas e médicos, que irão analisar as condições de saúde apresentadas, podendo ou não haver a adoção do uso da dieta cetogênica. Muitas vezes existem doenças que impossibilitam a utilização da dieta. Procure um nutricionista antes de tomar qualquer medida prejudicial a sua saúde.

Autor – Sérgio Spezzia

Revisão e Coordenação: Juciano Gasparotto

 Referências

WHELESS, James W. History of the ketogenic diet. Epilepsia, v. 49, p. 3-5, 2008.

MASOOD, Wajeed; ANNAMARAJU, Pavan; UPPALURI, Kalyan R. Ketogenic diet. StatPearls [Internet], 2020.

KOSSOFF, Eric H.; MCGROGAN, Jane R. Worldwide use of the ketogenic diet. Epilepsia, v. 46, n. 2, p. 280-289, 2005.