Doença de Crohn

Doença de Crohn

             A doença de Crohn é uma doença crônica, inflamatória que ocorre no intestino. Essa doença não é contagiosa e de etiologia ou procedência desconhecida. Essa patologia pode acometer qualquer região do aparelho digestório de maneira uni ou multifocal. Geralmente essa doença aflige o intestino grosso e o intestino delgado. Outros locais do organismo podem ser acometidos com manifestações extra intestinais em articulações, oftalmológicas, dermatológicas, no fígado, entre outras.

Sabe-se que o diagnóstico dessa patologia geralmente é firmado na faixa de idade entre os 20 e 30 anos, entretanto essa doença pode acometer pessoas de qualquer faixa etária.

O diagnóstico é multidisciplinar e ocorre com a realização de exame físico, anamnese, análise do histórico médico, exame proctológico, uso de análises laboratoriais, tomografia computadorizada, ecografias transabdominais, ressonância magnéticas e testes serológicos de anticorpos.

O tratamento a ser empregado leva em consideração a região em que se encontram as lesões e depende da gravidade apresentada. O recurso utilizado no tratamento clínico envolve alimentação controlada e emprego de medicamentos.

Autor – Sérgio Spezzia

Revisão e Coordenação: Juciano Gasparotto

  

Referências

TORRES, Joana et al. Crohn’s disease. The Lancet, v. 389, n. 10080, p. 1741-1755, 2017.

BAUMGART, Daniel C.; SANDBORN, William J. Crohn’s disease. The Lancet, v. 380, n. 9853, p. 1590-1605, 2012.