Doença de Kwashiorkor

Doença de Kwashiorkor

            A Doença de Kwashiorkor constitui uma disfunção nutricional que é oriunda da desnutrição proteica com escassez de proteínas e vitaminas na alimentação ingerida, ela é comumente correlacionada com ingestão aumentada de carboidratos.

            A denominação atribuída a doença advém de sua origem no continente africano, que recebeu a definição de “mal do filho mais velho”, nessa situação era preconizada a alimentação das crianças nessa localidade com quantidade reduzida de proteínas e elevada de carboidratos.

            Essa doença é mais comum em crianças com dietas deficientes de, antioxidantes, albumina, vitamina E, e ácidos graxos poli-insaturados.

            A insuficiência de proteínas leva a um desequilíbrio osmótico no sistema circulatório, o que ocasiona retenção de líquidos no abdômen. A sintomatologia da doença em crianças inclui o acometimento por processos infecciosos, irritabilidade, apatia e presença de inchaço na região da barriga, fígado inchado, entre outros.

            O tratamento empregado para enfrentamento dessa doença inclui a adoção de uma dieta baseada em proteínas e vitaminas, incluindo consumação de legumes, grãos, laticínios, nozes e amêndoas.

Autor: Sérgio Spezzia

Revisão e Coordenação: Juciano Gasparotto