Medicamentos para reduzir gordura corporal – Orlistate

Medicamentos para reduzir gordura corporal

Orlistate é um medicamento utilizado para melhoria dos fatores de risco associados ao sobrepeso, como colesterol alto no sangue, intolerância à glicose, pré-diabetes, diabetes do tipo 2 e redução da gordura visceral (gordura nos órgãos). Entretanto, um uso comum do medicamento é para que haja a redução da absorção de gordura da alimentação.

Seu mecanismo de ação envolve uma potente inibição específica das lipases gastrintestinais, de maneira reversível mas com longa atuação, ou seja, a enzima fica inativa e é incapaz de hidrolisar (quebrar) a gordura proveniente dos alimentos, o que faz com que a absorção dessa gordura seja, em parte, comprometida, pois as moléculas continuarão “grandes” para serem absorvidas. Com isso, cerca de 30% da gordura dos alimentos ingeridos é eliminada nas fezes.

Embora pareça ser muito bom o fato de se alimentar e parte da gordura ser eliminada pelo organismo, há alguns fatores no qual devemos nos atentar: com a eliminação de parte dessa gordura ingerida, há também a redução da absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), pois a gordura dos alimentos auxilia essa absorção em específico.

Caso o paciente já possua síndrome de má absorção crônica (não consegue absorver corretamente nutrientes e vitaminas), pode ocorrer avitaminose: baixa quantidade ou deficiência de vitaminas no organismo. A falta de vitamina D, por exemplo, compromete a fixação de cálcio pelos ossos e causando dor, estado de desânimo e queda de cabelo, além de fraqueza muscular. Já com a falta de vitamina A, alterações na visão e no sistema imunológico e pele e cabelos secos são frequentes.

Outra observação importante é que na dieta existem algumas gorduras que são fundamentais e benéficas para nossa saúde, por exemplo, os ácidos graxos poli-insaturados (presentes no azeite de oliva). Ao tomar o medicamento essas gorduras saudáveis não são absorvidas pelo organismo, podendo acarretar em problemas para à saúde.
Antes de ingerir qualquer tipo de medicamento, um(a) profissional da área médica precisa ser consultado(a).

Autor: Camila Zinni Grigoletto
Edição: Tainara Soares e Luckerman Duarte Gonçalves Botelho
Revisão e coordenação: Juciano Gasparotto

Referências
EL BEITUNE, Patrícia et al . Deficiência da vitamina a e associações clínicas: revisão. ALAN, Caracas , v. 53, n. 4, p. 355-363, dic. 2003 . Disponível em: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222003000400004&lng=es&nrm=iso. Acesso em 23. Nov. 2021

MARQUES, Cláudia Diniz Lopes et al. A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Revista Brasileira de Reumatologia, [S.L.], v. 50, n. 1, p. 67-80, fev. 2010. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1590/s0482-50042010000100007.

Orlistate: comprimidos. Farm.Resp.: Dr. Ronoel Caza de Dio. Hortolândia: EMS. 23 mai.2015. Bula de remédio. 2 p. Disponível em: https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_orlistate_11125_1527.pdf