Effect of Babao Dan on angiogenesis of gastric cancer in vitro by regulating VEGFA/VEGFR2 signaling pathway

Effect of Babao Dan on angiogenesis of gastric cancer in vitro by regulating VEGFA/VEGFR2 signaling pathway

O câncer gástrico (CG), quando comparado com as demais malignidades do trato digestivo, é uma das neoplasias do trato digestivo de maior incidência e que resulta em agravantes consequências para a saúde. Atualmente, dentre os principais tratamentos utilizados na rotina clinica estão: a cirurgia, sendo a opção mais indicada para pacientes em estágio inicial; a radioterapia e a quimioterapia, que são majoritariamente utilizadas para tratar pacientes no período perioperatório. No entanto, a toxicidade quimioterápica, possui consideráveis efeitos colaterais, sendo agravado pela existência de uma resistência intrínseca do CG ao quimioterápico, os quais limitam sua aplicação clínica. Portanto, há uma forte demanda em encontrar novas drogas que cominem em efeitos colateral de baixo impacto e sem resistência. A angiogênese tumoral é um fator chave para a homeostase do tumor e sua respectiva progressão.

O Babao Dan (BBD), é uma fórmula famosa da medicina tradicional chinesa, composta principalmente de Calculus Bovis, Saigae Tataricae Cornu, Moschus, Notoginseng Radix Et Rhizoma, Margarita, Snake Gall, a qual tem sido amplamente utilizado como medicina complementar e alternativa para tratar muitos tipos de tumor maligno, incluindo câncer no fígado, carcinoma de bexiga, câncer de pulmão. Portanto para elucidar o efeito antiangiogênese do BBD, frente a análise do fator de crescimento endotelial vascular A (VEGFA) do receptor 2 do fator de crescimento endotelial vascular (VEGFR2), em linhagens celulares de CG e em células endoteliais da veia umbilical humana (HUVECs). Para condução desta investigação foi avaliado, mediante a um screening de concentrações de BBD, a viabilidade celular, capacidade migratória e apoptose. Tais ensaios foram acompanhados da análise dos níveis de expressão proteica do VEGFA e VEGFR2. Como complementação das analises, foi também estudado, de maneira paralela, se o BBD impactaria os métodos citados acimas, mediante ao estimulo de progressão tumoral, o qual foi induzido pelo VEGFA.

Como resultado deste estudo foi observado que o BBD afeta negativamente a viabilidade celular nas linhagens celulares de CG e HUVECs de modo dose-dependente, de maneira isolada e quando há estímulo proliferativo por meio do VEGFA. Ao analisar o comportamento migratório das respectivas linhagens, foi observado uma diminuição da capacidade migratória de maneira dose-dependente frente a utilização de BBD, mesmo estimulando a capacidade migratória com VEGFA. Também foi observado em ambas linhagens, de maneira dose-dependente de BBD, o aumento apoptótico e uma diminuição da expressão de VEGFA. Em um estudo específico com as células HUVECs, foi observado que BBD inibe de forma dose-dependente a formação de túbulo das respectivas células. Também foi observado que BBD foi capaz de diminuir de maneira dose-dependente a expressão de VEGFR2, juntamente com demais enzimas que auxiliam a migração e a angiogênese, MMP2 e MMP9. Por meio dos resultados obtidos, o estudo conclui que o BBD inibe a angiogênese de CG in vitro pela regulação do da sinalização VEGFA/VEGFR2, no entanto, se faz necessário a investigação de do mecanismo de BBD in vivo.

Autores: João Marcos Oliveira da Silva e Débora Tavares de Castilho Cassimiro

Revisão e responsável da disciplina: Graziela Domingues de Almeida Lima

Coordenação do projeto de extensão: Juciano Gasparotto

Referências
Guan JH, Cao ZY, Guan B, Wei LH, Peng J, Chen YQ, Sferra, TJ, Sankararaman S, Zhan ZX, Lin, JM. Effect of Babao Dan on angiogenesis of gastric cancer in vitro by regulatin VEGFA/VEGFR2 signaling pathway.Transl Cancer Res. 2021; 10 (1): 953 – 965.