CZ415 reduzindo a proliferação celular e promovendo apoptose via Lipin-1 no câncer do colo do útero in vitro e in vivo

CZ415 reduzindo a proliferação celular e promovendo apoptose via Lipin-1 no câncer do colo do útero in vitro e in vivo

O câncer do colo do útero (CCU) é um tumor maligno que atinge mulheres, sendo o quarto tipo de câncer que causa mais mortes no mundo, definido como um problema de saúde pública e atingindo em torno de 250.000 mortes ao ano. Avanços no tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico já ocorreram, contudo, ainda há muito a ser elucidado e uma evidente necessidade no desenvolvimento de novas terapias eficazes e seguras para o CCU. Pesquisas mostraram que a ativação do mTOR tem grande participação na tumorigênese, promovendo a sobrevivência de células tumorais, proliferação e escape de processos apoptóticos.

Atualmente, os inibidores de mTOR têm sido empregados em terapias direcionadas de segunda linha para vários tipos de câncer, sendo CZ415 o primeiro inibidor de mTOR a mostrar eficácia em ensaios de modelo animal com artrite induzida por colágeno, no entanto, ainda não foram relatados efeitos do CZ415 em células de CCU. Neste estudo foi realizada a investigação dos efeitos de CZ415 sobre a sobrevivência de células de CCU, proliferação e apoptose; além disso, os possíveis mecanismos moleculares relacionados a tais efeitos foram analisados através da expressão de proteínas associadas a apoptose. Culturas celulares utilizando as linhagens de células de CCU (Hela e Siha) foram submetidas a tratamentos com CZ415 em diferentes tempos e concentrações, elucidando que CZ415 inibiu a sobrevivência de células de CCU de uma maneira dose dependente.

O ensaio CCK-8 foi empregado para avaliar a viabilidade celular. A realização da coloração de EdU e ensaio de formação de colônias demostraram capacidade proliferativa reduzida em ambas linhagens celulares após tratamento, e a coloração Hoechst 33342 revelou condensação e fragmentação de nuclear nos grupos tratados. O tratamento também inibiu a formação de esferóides em ambas as linhagens celulares e a quantificação de células por citometria de fluxo indicou que o número de células apoptóticas Hela e Siha foram aumentadas após o tratamento com CZ415. Os mecanismos moleculares envolvidos na diminuição proliferativa de células e apoptose pós tratamento podem estar ligados a diminuição na expressão de p-mTOR, p-STAT3 e Bcl-2, enquanto aos níveis de expressão de caspase-3 e Bax foram notadamente aumentados. Um achado interessante foi que a expressão de Lipin-1 em células Hela e Siha foi suprimida por CZ415 e sua superexpressão recuperou a efeito inibitório de CZ415 na proliferação celular e também promoveu a formação de esferóides nas duas linhagens celulares.

Através do xenoenxerto de CCU em camundongos nude, após os tumores encontrarem-se visíveis, os animais foram tratados em diferentes tempos e concentrações, e o crescimento tumoral foi reduzido de forma dose-dependente. O conjunto de achados nas análises sugere que o tratamento proposto inibe o crescimento de células de CCU, formação de esferóides e proliferação, podendo fazer de CZ415 uma estratégia antitumoral promissora no tratamento de CC (Zhang J, 2021).

Autores: Ana Maria de Andrade Oliveira e Rodrigo Aparecido Terra

Revisão e responsável da disciplina: Graziela Domingues de Almeida Lima

Coordenação do projeto de extensão: Juciano Gasparotto

Referências
Zhang J. Targeting mTOR by CZ415 Suppresses Cell Proliferation and Promotes Apoptosis via Lipin-1 in Cervical Cancer In Vitro and In Vivo. Reprod Sci. 2021;28(2):524-531. doi:10.1007/s43032-020-00313-4.