Gordura localizada

Gordura localizada

A maioria das pessoas possuem uma preocupação em comum: O excesso de gordura localizada na região do abdômen, do quadril ou nas coxas.

 Com o objetivo de melhorar esse quadro, algumas pessoas sem entender a complexidade envolvida na “queima de gordura” optam, por estratégias sem a devida comprovação científica.

Vamos citar alguns exemplos:

Criolipólise: o procedimento baseia-se na lipólise (quebra de gordura) a partir do congelamento.

Lipo Enzimática: com o mesmo raciocínio do procedimento anterior… com intuito de quebrar a gordura (com enzimas).

Lipocavitação: usado para retirar gordura localizada e celulites através de um aparelho de ultrassom.

Leitores e leitoras, esses procedimentos visam “quebrar” ou remover a gordura localizada, mas agora façam o seguinte questionamento: Para onde vai essa gordura, que foi “quebrada ou removida”?

Resposta: A gordura que foi ‘quebrada” não some em um passe de mágica, ela não sai pela urina e nem pelas fezes. A gordura  permanece onde está. É possível que ocorra um pequeno deslocamento do local (que pode ser danoso), mas em poucos minutos tudo retorna como antes.

A única maneira de realmente eliminar gordura é utilizar a gordura na forma de energia (“queima de gordura”). Como??? Fazendo exercícios físicos regulares e ingerindo menos calorias que são gastas durante o dia.

Antes de qualquer coisa, consulte um nutricionista, um educador físico ou médico especialista. Vai te poupar dinheiro e será importante para sua saúde.

Autor: João Victor Silva

Revisão e coordenação: Juciano Gasparotto

Edição: Tainara Soares

 

Referências

NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger-7. Artmed Editora, 2018.

BAYNES, John W. Bioquímica médica. Elsevier Brasil, 2010.

SMITH, Colleen M.; MARKS, Allan D.; LIEBERMAN, Michael. Bioquímica médica básica de Marks: uma abordagem clínica. Artmed, 2007.