Reprodução in vitro

Reprodução in vitro

A reprodução humana é marcada pela fecundação, processo que ocorre normalmente na ampola feminina. Como sabemos, é o encontro de duas células haplóides, formando o zigoto. Essas células se proliferam e sofrem especialização, mas vale lembrar que apenas até a fase de blastocisto esse processo pode ocorrer fora do corpo feminino. Entretanto, precisamos de condições para que o encontro de gametas ocorram, além de serem viáveis e maduros, há muitas barreiras a serem quebradas para tais células haplóides. Como etapas do processo de fecundação, podemos nomear:

1.Penetração do espermatozóide na corona radiata;

2.Reconhecimento e adesão à zona pelúcida;

3.Reação acrossômica;

4.Contato e fusão entre as membranas plasmáticas dos gametas;

5.Bloqueio à poliespermia;

6.Aproximação e fusão dos pró núcleos;

7.Início da clivagem.

Esse assunto gera muita polêmica quando falamos em reprodução assistida. Cerca de 15 a 30% dos casais possuem problemas com a infertilidade, sendo que 10% desses casos é impossível dizer a causa. Os gametas masculinos podem ser inférteis devido ao número e/ou uma mobilidade insuficiente, enquanto a infertilidade feminina pode ser causada pela obstrução das tubas uterinas, endometriose e alterações hormonais, por exemplo. Hoje em dia, graças à ciência e a evolução dos equipamentos juntamente com a medicina, pode-se contar com as técnicas in vitro que ajudam nesses empecilhos à reprodução.

Podemos citar os seguintes mecanismos: inseminação intrauterina (IIU); fertilização in vitro (FIV) com transferência do embrião; injeção intracitoplasmática do espermatozóide (ICSI) e transferência intratubária de gameta ou zigoto. A última técnica não é muito utilizada. Hoje há novidades (algumas em testes e outras já em uso) dentre as técnicas citadas acima, como SPERMBOY, SUPER-ICSI e a Gametogênese in vitro. Vale ressaltar também que os embriões podem ser congelados e utilizados dentro de um prazo de 3 anos, o que não prejudica todo o processo. Tal técnica é denominada Criopreservação de embriões.

Conteúdo gerado a partir da disciplina: Método in vitro para screening de atividades biológicas

Autora: Leticia Helena Parreira

Revisão e responsável da disciplina: Sônia Aparecida Figueiredo

Coordenação do projeto de extensão: Juciano Gasparotto