O que é Diabetes Mellitus?

O que é Diabetes Mellitus?

O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela presença de altos níveis de glicose no sangue. Os principais sintomas do Diabetes Mellitus são: Excesso de fome, excesso de sede, e a excreção de muita urina.

Os dois principais tipos de Diabetes Mellitus, são os tipos 1 e 2. No Diabetes Mellitus tipo 1 o pâncreas não produz o hormônio insulina. Sem insulina o corpo acaba acumulando glicose no sangue.  Este tipo de diabetes é gerado por ação do próprio organismo que acaba destruindo as células do pâncreas que produzem a insulina. Este tipo de diabetes pode ocorrer com qualquer pessoa, porém é mais comum em crianças e adolescentes e não tem cura. O tratamento é feito com a administração de insulina injetável e os carboidratos de cada refeição precisam ser contabilizados para ajustar a dose da insulina.

No Diabetes Mellitus tipo 2 o pâncreas pode produzir quantidades suficientes de insulina, porém o corpo se torna resistente a ação deste hormônio. Este tipo de diabetes pode ocorrer em adultos e pessoas com sobrepeso ou obesas. A redução da gordura corporal, os cuidados com a dieta e a prática regular de exercícios físicos auxiliam a reduzir os níveis e glicose do sangue. Tratamentos com alguns medicamentos para alguns casos são necessários. O desenvolvimento desse tipo da doença tem sido associado ao envelhecimento populacional, ao estilo de vida inadequado, e ao sedentarismo.

Quais os problemas de saúde relacionados a Diabetes Mellitus? Essa doença precisa ser tratada, pois pode levar a sérios danos nos rins, nos olhos, coração e cérebro. A progressão do diabetes não tratado pode levar a pessoa ao coma.

Exercícios físicos são aliados importantes no combate ao Diabetes Mellitus. A realização de exercícios 3 vezes por semana, com duração de 30 a 60 minutos, são ótimos aliados para controlar os níveis de glicose no sangue e prevenir o desenvolvimento desta e de outras doenças.  Caminhadas, corridas, natação, musculação, esportes em geral são ótimas alternativas para manter a saúde em dia.

Na presença dos sintomas descritos aqui ou na dúvida, profissionais da saúde devem ser consultados.

 

Autor: Sérgio Spezzia

Revisão e coordenação: Juciano Gasparotto

Edição: Tainara Soares

 

Referências

OGUNTIBEJU, Oluwafemi Omoniyi. Type 2 diabetes mellitus, oxidative stress and inflammation: examining the links. International journal of physiology, pathophysiology and pharmacology, v. 11, n. 3, p. 45, 2019.

GLOVACI, Diana; FAN, Wenjun; WONG, Nathan D. Epidemiology of diabetes mellitus and cardiovascular disease. Current cardiology reports, v. 21, n. 4, p. 1-8, 2019.

PASCHOU, Stavroula A. et al. On type 1 diabetes mellitus pathogenesis. Endocrine connections, v. 7, n. 1, p. R38-R46, 2018.