Veganismo

Veganismo

O veganismo, é uma escolha individual que busca excluir da alimentação ou vestuário, ou outra forma de consumo, todas as formas de exploração animal. Além da redução no consumo de alimentos de origem animal, o propósito do veganismo também visa reduzir o impacto ambiental, visto que a produção de metano por animais de corte é um forte fator de poluição do ecossistema.

O veganismo baseia-se em princípios éticos e fundamenta-se no bem estar animal e objetiva impedir a prática de atos de crueldade para com os animais, com a finalidade de consumação. Nesse contexto, são retirados do consumo todos alimentos oriundos de procedência animal, envolvendo leite, ovos, carnes, e demais produtos que possam conter ingredientes provenientes de animais, além disso não se utiliza de vestuário de couro, seda e lã, que provém da mesma fonte.

Busca-se obter uma alimentação saudável com a adoção desse hábito alimentar.  Por outro lado, com a dieta restritiva à alimentos de origem animal, a pessoa que opta por este estilo de vida, pode se tornar deficiente de algumas vitaminas importantes, por exemplo vitamina B12. A Vitamina B12 tem como principal origem, o alimento de origem animal. Para estes casos, os veganistas necessitam  ingerir alimentos enriquecidos com vitaminas, a fim de prevenir transtornos psiquiátricos, como transtorno de humor e depressão, ou ainda prevenção de doenças, como anemia e neuropatias.

Autor: Sérgio Spezzia

Edição: Tainara Soares e Heloísa Tieghi

Revisão e coordenação: Juciano Gasparotto

Referências

NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger-7. Artmed Editora, 2018.

SELINGER, Eliška et al. Vitamin B12 deficiency is prevalent among Czech vegans who do not use vitamin B12 supplements. Nutrients, v. 11, n. 12, p. 3019, 2019.

GRIFFIN, Nathan Stephens. Understanding veganism. In: Understanding Veganism. Palgrave Macmillan, Cham, 2017. p. 39-58.