Jejum Intermitente

Jejum Intermitente

Jejum é a privação de comida por um período específico. Desde a Grécia antiga o jejum vem sendo utilizado com intuito de purificação do organismo.

Atualmente o jejum intermitente vem sendo utilizado com objetivo de reduzir a gordura corporal. A prática do jejum intermitente consiste em distribuir durante o dia, períodos de ingestão de alimentos e períodos de jejum. Por exemplo: jejum que abrange um período do dia ou o jejum em que a  ingestão de alimentos ocorre em dias alternados.

O jejum intermitente envolve uma manifestação fisiológica na qual o corpo utiliza a energia dos depósitos de gordura corporal depois de transcorrer um longo período em que a pessoa não se alimenta. O seu emprego pode auxiliar a reduzir o consumo de calorias durante o dia, levando a redução de gordura corporal, desde que  a quantidade de caloria ingerida nos períodos pós-jejum não exceda as calorias gastas durante o jejum. Esse cálculo é muito simples: é gastar mais calorias do que são ingeridas.

Em animais os testes demonstram que o jejum intermitente leva ao aumento da expectativa de vida, além de melhorias na saúde dos animais.  Os resultados dos testes realizados em humanos ainda são controversos, onde alguns autores destacam a ineficácia do jejum intermitente para a redução de gordura corporal, enquanto outros autores destacam que o jejum intermitente melhora o perfil lipídico, diminui inflamação e reduz à resistência à insulina. De fato, em humanos, mais estudos são necessários.

Independente do jejum ou da dieta realizada para reduzir a gordura corporal e melhorar a saúde é de fundamental importância reduzir a quantidade de calorias que são ingeridas. A redução das calorias ingeridas age favoravelmente para redução ou manutenção do peso corporal e pode evitar a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e síndrome metabólica.

Pensando em realizar qualquer tipo de jejum ou restrição calórica, é de fundamental importância buscar o auxílio de um profissional da área.

Autor: Sérgio Spezzia

Revisão: Juciano Gasparotto e Luckerman Duarte

Coordenador: Juciano Gasparotto

Edição: Tainara Soares

Referências

DE CABO, Rafael; MATTSON, Mark P. Effects of intermittent fasting on health, aging, and disease. New England Journal of Medicine, v. 381, n. 26, p. 2541-2551, 2019.

MATTSON, Mark P.; LONGO, Valter D.; HARVIE, Michelle. Impact of intermittent fasting on health and disease processes. Ageing research reviews, v. 39, p. 46-58, 2017.

LONGO, Valter D. et al. Intermittent and periodic fasting, longevity and disease. Nature Aging, v. 1, n. 1, p. 47-59, 2021.