Existe colesterol bom ou ruim?

Existe colesterol bom ou ruim?

O colesterol é um tipo de gordura muito importante para a nossa vida, que possui muitas funções em nosso organismo, por exemplo, fluidez de membrana celular, síntese de hormônios e vitamina, além de auxiliar na digestão das gorduras da dieta.

A formação de colesterol ocorre principalmente no fígado, além disso também absorvemos colesterol da dieta. Importante destacar que o colesterol está presente apenas em alimentos de origem animal, pois vegetais não sintetizam colesterol.

O colesterol é fundamental para nossa saúde, porém o excesso é um problema sério. A maioria das doenças cardiovasculares tem algum tipo de associação com excesso do colesterol. Alguns exemplo: acidente vascular cerebral (AVC), infarto, pressão alta, entupimento de veias e artérias, e insuficiência cardíaca.

A lipoproteína de densidade baixa (LDL), muitas vezes é chamada de “colesterol ruim”. Em contra partida a lipoproteína de densidade alta (HDL) é considerada “colesterol bom”. Na verdade a LDL e HDL, em conjunto, são ótimas para nossa saúde, pois a LDL atua como um transportador, levando o colesterol para as células, e a HDL recolhe o excesso de colesterol das células.

O que ocorre é que o excesso de LDL é prejudicial, assim como pouca HDL também é prejudicial. Deste modo a LDL acabou ficando com a fama de colesterol ruim, quando na verdade é essencial para nossa vida.

LDL e HDL precisam ser mantidos em um equilíbrio. A manutenção dos níveis adequados de LDL e HDL pode ser obtidas com uma dieta apropriada e hábitos de vida saudáveis, o que inclui exercícios físicos regulares.

Os níveis de colesterol total, HDL, LDL e triacilglicerol, podem ser facilmente avaliados por exame de sangue. Procure um médico e faça exames regulares para fazer o acompanhamento de sua saúde e para evitar muitas doenças.

Autor: Sérgio Spezzia

Edição: Tainara Soares e Heloísa Tieghi

Revisão e coordenação: Juciano Gasparotto

Referências

NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger-7. Artmed Editora, 2018.

BAYNES, John W. Bioquímica médica. Elsevier Brasil, 2010.

SMITH, Colleen M.; MARKS, Allan D.; LIEBERMAN, Michael. Bioquímica médica básica de Marks: uma abordagem clínica. Artmed, 2007.