Microbiota intestinal e a formação de gases

Microbiota intestinal e a formação de gases

A microbiota intestinal se refere a um conjunto de microrganismos que estão presentes em nosso intestino, e são fundamentais para nossa vida. A microbiota intestinal, antes conhecida como flora intestinal, está intimamente relacionada com o processo de digerir alimentos. Os microrganismos presente em nosso intestino auxiliam no processo de digestão de diversos macronutrientes, por exemplo, os carboidratos.

As fibras vegetais que estão presentes em nossa dieta são carboidratos. Como nosso organismo não consegue quebrar essas fibras e digeri-las, os microrganismos realizam este trabalho árduo. Durante esse processo de digestão a microbiota intestinal acaba fermentando grande parte desses carboidratos.

E qual é a relação com a flatulência (gases)?

Durante a fermentação desses carboidratos pelas bactérias do nosso intestino, são formados vários gases, como dióxido de carbono e metano. E são esses gases que serão eliminados pela flatulência.

Autor: Tainara Soares

Revisão e coordenação: Juciano Gasparotto

Edição: Tainara Soares

Referências

KEENAN, Michael J. et al. Improving healthspan via changes in gut microbiota and fermentation. Age, v. 37, n. 5, p. 1-10, 2015.

BELL, Victoria et al. One health, fermented foods, and gut microbiota. Foods, v. 7, n. 12, p. 195, 2018.