Atividade antioxidante de compostos naturais e sintéticos

Atividade antioxidante de compostos naturais e sintéticos

 A formação de radicais livres é um processo fisiológico que ocorre no corpo humano e atua no condicionamento de sistemas antioxidantes. Há fatores que afetam diretamente essa formação, podendo ser exógenos e endógenos, dentre eles estão a exposição a luz UV, radiação, poluição do ar, inflamações e respiração aeróbia. O aumento exacerbado desses radicais livres no organismo afeta diretamente as funções biológicas.

Uma maneira que o organismo encontrou de se defender desses radicais livres que “desorganizam” o sistema biológico foi desenvolvendo um mecanismo formado por substâncias que atuem neutralizando essas moléculas e exercendo uma ação antioxidante. Ou seja, atuando na diminuição dos níveis intracelulares desses radicais e consequentemente controlando os danos que seriam causados.

Os conhecidos antioxidantes cumprem o papel de combater esses radicais por duas vias: exógenas e endógenas. As vias exógenas estão localizadas extracelularmente, podendo ser adquiridas pela alimentação e são denominados antioxidantes não enzimáticos. Já as vias endógenas, encontram-se intracelularmente e são chamados de antioxidantes enzimáticos. O desequilíbrio entre os antioxidantes e as substâncias oxidantes causam o estresse oxidativo.

O estresse oxidativo, por sua vez, está fortemente ligado com a perda de funções biológicas e o surgimento de problemas de saúde, pois o seu dano oxidativo causa sérias consequências nas células e tecidos. Dentre elas estão os eventos como doenças ligadas ao sistema imunológico, artrite, aterosclerose, mutações, câncer e entre outros.

Hábitos de vida que fujam do sedentarismo, como a prática regular de exercícios  e alimentação saudável, possibilitam que o nosso organismo se mantenha mais eficaz em neutralizar os radicais livres, desse modo evitando doenças e aumentando a longevidade.

 Autora: Pietra Bruna Barbosa Bento

Conteúdo gerado a partir da disciplina: Método in vitro para screening de atividades biológicas

Coordenação de disciplina e Revisão: Sônia Aparecida Figueiredo

Edição: Tainara Soares e Luckerman Duarte Gonçalves Botelho

Coordenação do projeto de extensão: Juciano Gasparotto

 

Referências

SMITH, Colleen M.; MARKS, Allan D.; LIEBERMAN, Michael. Bioquímica médica básica de Marks: uma abordagem clínica. Artmed, 2007.

HALLIWELL, Barry. Free radicals and antioxidants: updating a personal view. Nutrition reviews, v. 70, n. 5, p. 257-265, 2012.

HALLIWELL, Barry. Free radicals, antioxidants, and human disease: curiosity, cause, or consequence?. The lancet, v. 344, n. 8924, p. 721-724, 1994.