UNIFAL-MG oferece 1.107 vagas no SiSU 2022/1; inscrições ocorrem entre os dias 15 e 18 de fevereiro

A partir do dia 15 de fevereiro, candidatos que desejam estudar na UNIFAL-MG poderão fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada, o SiSU. Para concorrer às vagas disponíveis na Universidade, os participantes devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 e registrado nota superior a zero na redação. Das 1.107 vagas, 552 serão destinadas à ampla concorrência. As outras 555 serão reservadas para cotas, conforme a Lei nº 12.711/2012.

Nesta edição, os cursos que participam do processo seletivo são: 

Alfenas (Sede): Biomedicina (Bacharelado), Biotecnologia (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura – Noturno), Ciências Sociais (Bacharelado – Noturno), Enfermagem (Bacharelado), Farmácia (Bacharelado), Fisioterapia (Bacharelado), História (Licenciatura – Noturno), Letras – Inglês e Literaturas da Língua Inglesa (Licenciatura), Letras – Espanhol e Literaturas da Língua Espanhola (Licenciatura), Letras – Língua Estrangeira (Bacharelado), Letras – Português e Literaturas da Língua Portuguesa (Licenciatura – Noturno), Matemática (Licenciatura – Noturno), Medicina (Bacharelado), Nutrição (Bacharelado), Odontologia (Bacharelado) e Pedagogia (Licenciatura – Noturno). 

Alfenas (Unidade Educacional): Ciência da Computação (Bacharelado), Física (Licenciatura – Noturno), Geografia (Bacharelado) e Geografia (Licenciatura – Noturno). 

Poços de Caldas: Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Bacharelado).

Varginha: Administração Pública (Bacharelado), Ciências Atuariais (Bacharelado), Ciências Contábeis (Bacharelado), Ciências Econômicas (Bacharelado) e Interdisciplinar em Ciência e Economia. 

Orientações sobre como participar 

De acordo com o site do SiSU, os candidatos devem acessar este endereço eletrônico, clicar na opção “Fazer Inscrição”, disponível entre os dias 15 e 18/02, e, na próxima tela, clicar em Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro. Após esse primeiro momento, os participantes confirmam os dados de cadastro e pesquisam as vagas disponíveis nas Instituições de Ensino Superior, bem como acrescentam e/ou alteram, durante o período de inscrições, as opções de cursos. Confira o passo a passo. 

Encerrada a primeira etapa, o candidato deverá se manter atento ao edital que regulamenta o processo na Universidade. O resultado da chamada regular ocorrerá no dia 22 de fevereiro. Quem for selecionado poderá fazer a matrícula na chamada regular no período entre 23 de fevereiro e 8 de março. Acesse o cronograma completo em: https://sisu.mec.gov.br/

O candidato que não for selecionado em uma de suas opções deve se inscrever na Lista de Espera do Sisu entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março, além de manifestar interesse também em permanecer na Lista de Espera da UNIFAL-MG, na página Ingresso/SiSU, entre 11 e 15/03. 

Calendário das aulas e Plano de Retomada 

Segundo o calendário acadêmico retomado no dia 24/01, referente ao segundo semestre de 2021, a UNIFAL-MG encerrará as aulas em 18/04. No momento, a Universidade está na Etapa 2, denominada intermediária, com incremento gradual de discentes por turmas e campi, do Plano de Retomada das Atividades Presenciais. Nesta fase, as atividades acadêmicas de ensino ocorrem de forma gradativa, escalonada e/ou híbrida (parte presencial e parte remota), com prioridade de retorno, respeitados os protocolos de biossegurança e o desenvolvimento de formação/capacitação em educação sanitária, das turmas do 3° ano nas disciplinas que são pré-requisitos para avanço no curso. Saiba mais: UNIFAL-MG segue para Etapa 2 do Plano de Retomada de Atividades Presenciais; retorno seguro abrange disciplinas de aulas práticas para estudantes de 2º e 3º ano

Acesse todas as informações sobre ingresso na UNIFAL-MG nesta página. 

Oportunidades da vida acadêmica aos estudantes 

No âmbito do Ensino, a UNIFAL-MG oferece atividades que ampliam as vivências universitárias, como o Programa de Educação Tutorial (PET), que busca promover a formação ampla dos alunos de graduação, o Programa de Monitoria, o Programa de Mentoria e o Programa Tutorial Acadêmico (PTA)

Nos cursos de Licenciatura, são desenvolvidas ações que se complementam e visam à formação qualificada de professores da educação básica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para os estudantes do início até metade do curso e o Programa de Residência Pedagógica, focado na segunda metade do curso e na inserção dos licenciandos na prática da escola de educação básica. Para os alunos que desejam cursar disciplinas e realizar atividades de ensino em outras instituições do Brasil e do exterior, a UNIFAL-MG conta com o Programa de Mobilidade Acadêmica.

Saiba mais sobre os Programas de Graduação no link: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/programas-de-graduacao/#

Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e em Inovação, na modalidade voluntária ou na modalidade de bolsas, são oportunidades que os universitários podem vivenciar ao longo da graduação a fim de que se aproximem de características próprias da ciência, como a autonomia de pensamento, a elaboração de generalizações e modelos, a criatividade e o tratamento de dados reais. 

No âmbito de Pesquisa e Pós-Graduação, a UNIFAL-MG oferta 23 cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo 16 cursos de mestrado acadêmico, 3 cursos de mestrado profissional e 4 cursos de doutorado, assim como especializações lato sensu, que desenvolvem pesquisas científicas e tecnológicas. Os cursos ofertados contemplam as áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Teorias e Práticas na Educação e Gestão Pública Municipal. Para mais informações, acesse este endereço eletrônico. 

 

As atividades complementares também englobam a Extensão Universitária, que possibilita o trabalho dos acadêmicos junto à sociedade, em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. Os diferentes tipos de ações desse âmbito abrangem programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviço. A Gerência de Arte e Cultura, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), atua no apoio a atividades culturais, em busca de ações sistematizadoras e potencializadoras do campo cultural na instituição.

Muitos dos projetos possuem bolsas de Extensão, que são distribuídas conforme editais. Para acompanhar o período de inscrição e de seleção, o estudante ingressante pode consultar o site da Proex, verificando as áreas de seu interesse e o projeto em que deseja trabalhar.