UNIFAL-MG participa de SiSU 2022/2 e oferta 502 vagas entre cursos de turno integral e noturno; inscrições acontecem de 28/06 a 1°/07

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), principal forma de ingresso nos cursos de graduação da UNIFAL-MG, está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 28/06. Nesta edição, a Universidade disponibiliza 502 vagas, que se dividem entre 12 cursos da Instituição. Das 502 vagas, 251 serão destinadas à ampla concorrência. As outras 251 serão reservadas para cotas, conforme a Lei nº 12.711/2012. O período de inscrições se encerra em 1°/07. 

Participam do processo seletivo os cursos: 

Alfenas: Ciências Biológicas (Licenciatura – noturno), com 40 vagas; Farmácia (Bacharelado – integral), com 50 vagas; Odontologia (Bacharelado – integral), com 50 vagas; Química (Bacharelado – integral), com 40 vagas; e Química (Licenciatura – noturno), com 40 vagas.

Varginha: Administração Pública (Bacharelado – noturno), com 12 vagas; Ciências Atuariais (Bacharelado – noturno), com 12 vagas; Ciências Contábeis (Bacharelado – noturno), com 12 vagas; Ciências Econômicas (Bacharelado – noturno), com 12 vagas; e Interdisciplinar em Ciência e Economia (Bacharelado – noturno), com 102 vagas. O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia permite ingresso posterior nos cursos de Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas. 

Poços de Caldas: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Bacharelado – noturno), com 66 vagas, e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Bacharelado – integral), com 66 vagas. É a partir da inscrição no Bacharelado Interdisciplinar que o discente realiza o ingresso posterior nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, após conclusão do ciclo básico de formação em grande área do conhecimento.

Podem concorrer às vagas os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 e que obtiveram nota superior a zero na redação. Para quem trabalha, a UNIFAL-MG oferta cursos em turno noturno.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 06/07, a partir das 9h. A matrícula ocorre entre os dias 13/07 e 18/07.  

Saiba mais: https://www.unifal-mg.edu.br/ingresso/

Orientações sobre como participar 

Os candidatos devem acessar a página do SiSU, na opção “Fazer Inscrição”, e, na próxima tela, clicar em Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro. Após esse primeiro momento, os participantes confirmam os dados de cadastro e pesquisam as vagas disponíveis nas Instituições de Ensino Superior, bem como acrescentam e/ou alteram, durante o período de inscrições, as opções de cursos. Confira o passo a passo. 

Encerrada a primeira etapa, o participante deverá se manter atento ao edital que regulamenta o processo na Universidade. O candidato que não for selecionado em uma de suas opções deve se inscrever na Lista de Espera do SiSU, além de manifestar interesse também em permanecer na Lista de Espera da UNIFAL-MG, na página Ingresso/SiSU.

Saiba mais sobre a Universidade: 

Políticas de assistência estudantil

Por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), a UNIFAL-MG oferta o Programa de Assistência Prioritária, composto por ações continuadas que buscam a melhoria da vida acadêmica dos estudantes de graduação da UNIFAL-MG, compreendendo auxílios para alimentação, permanência, creche, atividades pedagógicas, conforme classificação de vulnerabilidade socioeconômica e de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Ensino, Pesquisa e Extensão 

No âmbito do Ensino, a UNIFAL-MG oferece atividades que ampliam as vivências universitárias, como o Programa de Educação Tutorial (PET), que busca promover a formação ampla dos alunos de graduação, o Programa de Monitoria, o Programa de Mentoria e o Programa Tutorial Acadêmico (PTA)

Nos cursos de Licenciatura, são desenvolvidas ações que se complementam e visam à formação qualificada de professores da educação básica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para os estudantes do início até metade do curso e o Programa de Residência Pedagógica, focado na segunda metade do curso e na inserção dos licenciandos na prática da escola de educação básica. Para os alunos que desejam cursar disciplinas e realizar atividades de ensino em outras instituições do Brasil e do exterior, a UNIFAL-MG conta com o Programa de Mobilidade Acadêmica. Saiba mais sobre os Programas de Graduação no link: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/programas-de-graduacao/#

Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e em Inovação, na modalidade voluntária ou na modalidade de bolsas, são oportunidades que os universitários podem vivenciar a fim de que se aproximem de características próprias da ciência, como a autonomia de pensamento, a elaboração de generalizações e modelos, a criatividade e o tratamento de dados reais. 

No âmbito de Pesquisa e Pós-Graduação, a UNIFAL-MG oferta cursos de pós-graduação stricto sensu e especializações lato sensu, que desenvolvem pesquisas científicas e tecnológicas. Para mais informações, acesse este endereço eletrônico. 

As atividades complementares também englobam a Extensão Universitária, que possibilita o trabalho dos acadêmicos junto à sociedade. Os diferentes tipos de ações desse âmbito abrangem programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviço. 

Muitos dos projetos possuem bolsas de Extensão, que são distribuídas conforme editais. Para acompanhar o período de inscrição e de seleção, o estudante ingressante pode consultar o site da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), verificando as áreas de seu interesse e o projeto em que deseja trabalhar. 

Links úteis: 

Documentos gerais para matrícula

Calendário Acadêmico da UNIFAL-MG

Perguntas frequentes sobre o SiSU

Diretoria de Processos Seletivos

Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico

Sistema Acadêmico