Projeto da UNIFAL-MG arrecada e entrega kits de higiene pessoal para idosos do Lar São Vicente de Paulo, de Alfenas, em campanha solidária

No dia 23 de dezembro de 2022, o projeto de extensão FarmaLar promoveu um momento de interação com idosos do Lar São Vicente de Paulo, de Alfenas, ao entregar itens de higiene pessoal arrecadados durante o mês. Ao todo, foram entregues 120 kits contendo shampoo, condicionador, loção hidratante, pente, bucha, escova e creme dental. Os kits foram frutos da campanha realizada na UNIFAL-MG, em parceria com a comunidade externa, em prol da solidariedade.

(Foto: Arquivo/Projeto FarmaLar)

Em um momento de descontração, os institucionalizados puderam apreciar a apresentação musical do professor Olavo Pereira Soares, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Na oportunidade, o evento também contou com discurso da coordenadora do Lar, Flávia Cristina Correa, da diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, Profa. Maria Rita Rodrigues, e da coordenadora do Projeto, Danielle Marrafon, as quais agradeceram as parcerias e contribuições realizadas para ambas as instituições.

Valéria Marques, farmacêutica do Lar São Vicente de Paulo (Foto: Arquivo Pessoal)

“Gratidão é a palavra que define o gesto de solidariedade, amor e carinho para com nossos idosos nesse final de ano. Como foi lindo ver o envolvimento do Projeto Farmalar da da UNIFAL-MG em um gesto concreto de doação, os idosos puderam se sentir amados e isso não tem preço”, disse Valéria Marques, farmacêutica do Lar São Vicente de Paulo.

Jamile Cristina Lima, discente do 7º período de Farmácia. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para a aluna Jamile Cristina Lima, do 7º período de Farmácia, ter participado da comemoração de fim de ano do Lar foi uma experiência linda e especial. “A oportunidade me fez enxergar o tamanho da importância dessa data para os idosos e o quão felizes eles ficaram por partilhar esse momento com a gente. Sou grata pelo projeto FarmaLar me proporcionar tantas vivências boas e com isso poder crescer na vida pessoal e profissional”, completou.

Assim como Jamile Cristina, a experiência se mostrou gratificante para a aluna Jaqueline Deuzeli Moreira, do 5º período do curso de Farmácia. “Poder contribuir com o mínimo me fez refletir sobre o valor que damos ao que temos. Os idosos, com tão pouco, ficaram tão felizes e tão gratos pelo que receberam e, às vezes, a gente tem tudo e não valoriza”, expressou a estudante.

Jaqueline Deuzeli Moreira, discente do 5º período do curso de Farmácia. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Me sinto muito grata por ter feito parte dessa experiências incrível no evento Natal Solidário, no Lar São Vicente de Paulo. Estou muito satisfeita e quero agradecer às coordenadoras Danielle Marrafon e Milena Espósito por nos proporcionar momentos de muita aprendizagem”, concluiu Tainara Cristina dos Santos Faria, discente do 4º período do curso de Farmácia.

Tainara Cristina dos Santos Faria, discente do 4º período do curso de Farmácia. (Foto: Arquivo Pessoal)

Coordenado pelas farmacêuticas Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon e Milena Carla Espósito, o projeto oportuniza a discentes de graduação a prática de gestão e prestação de serviços clínicos aos idosos institucionalizados, a fim de identificar necessidades terapêuticas, problemas relacionados a medicamentos e monitoramento de parâmetros fisiológicos.

Saiba mais:

UNIFAL-MG realiza arrecadação de produtos de higiene pessoal para o Lar São Vicente de Paulo de Alfenas; saiba como ajudar

Equipe da UNIFAL-MG integra grupo multiprofissional em Lar São Vicente de Paulo, de Alfenas, com ações de assistência farmacêutica e prestação de serviços clínicos aos idosos da instituição; conheça o projeto de extensão “FarmaLar”

Fotos: Arquivo do Projeto FarmaLar