Realizada no campus Varginha, cerimônia de encerramento do Mês da Sustentabilidade da UNIFAL-MG é marcada por apresentações de desenvolvimento sustentável local e institucional

O “Mês da Sustentabilidade UNIFAL-MG” teve seu encerramento no dia 27/09, em cerimônia realizada no auditório do campus Varginha. A ação foi promovida pela Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (GMADS) da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI/PROPLAN) e contou com a programação repleta de atividades desenvolvidas nos três campi da Universidade, desde o dia 04/09, com o objetivo de promover ideias, ações e mudanças socioambientais transformativas para o desenvolvimento sustentável local e institucional.

“Era a Semana da Sustentabilidade, passou para o ‘Mês’, mas é importante lembrar que a sustentabilidade é praticada todos os dias, o ano inteiro”, destacou o vice-reitor, professor Alessandro Antônio Costa Pereira, na solenidade.

Além do vice-reitor da Instituição, estiveram presentes no evento o diretor do campus Varginha, prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza; o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Lucas Cezar Mendonça; o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, prof. Manoel Vitor de Souza Veloso; e a gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da UNIFAL-MG, Julieta Aparecida Moreira.

A cerimônia contou com a apresentação do programa “Escola da Natureza” e do catálogo on-line de plantas do campus Varginha, ministradas, respectivamente, pelos docentes Everton Rodrigues da Silva e Luiz Antônio Staub Mafra, ambos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

A gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UNIFAL-MG, Julieta Aparecida Moreira, em sua fala. (Foto: arquivo/Dicom)

Em meio a agradecimentos, a gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento ressaltou o diferencial do evento ter sido incluído previamente no calendário administrativo, o que contribuiu para a organização de uma programação diversificada nos campi. O “Mês da Sustentabilidade” envolveu palestra, mesa-redonda, oficina, plantio de árvores, lançamento de jogos lúdicos, atividades de autocuidado, visita ao Aterro Sanitário, além de programações virtuais, com participação de convidadas docentes da UFPA e da UFU nas lives.

“No ano passado fizemos o ‘piloto’ com a Semana da Sustentabilidade, com dias seguidos e alternados de programações em cada campi. Apesar de bem-sucedida, a semana se mostrou inviável para replicação, considerando as dificuldades logísticas necessárias para realização. Assim, neste ano, o evento foi planejado e incluído previamente no calendário administrativo abordando temas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, destacou Julieta Moreira.

Professor Paulo Roberto de Souza, diretor do campus Varginha, em sua fala. (Foto: arquivo/Dicom)

Na oportunidade, o diretor do campus Varginha, prof. Paulo Roberto de Souza, destacou a importância das discussões realizadas durante o evento. “As pessoas que têm a possibilidade de frequentar o campus durante o dia perceberam que estamos criando um novo ecossistema. Os animais estão voltando e isso é muito bacana. É uma forma de tentarmos ‘compensar’ o dano ambiental que causamos com os prédios e geração de lixo”, pontuou.

O pró-reitor de Planejamento, Lucas Cezar Mendonça, salientou os investimentos que a Universidade tem feito em função da Sustentabilidade, entre eles, a instalação de usinas fotovoltaicas no campus Varginha. “Isso não só a questão ambiental, mas também a sustentabilidade financeira, contribuindo para que a Universidade destine os recursos que seriam utilizados como pagamento de energia elétrica a outras ações”, frisou.

Para o vice-reitor da Universidade, eventos como este ajudam a Instituição a promover parcerias importantes. “Existem algumas parcerias da UNIFAL-MG com outros órgãos públicos e privados, em especial, com a Receita Federal que desenvolve algumas atividades para diminuir o número de resíduos e lixos que são comuns em alguns equipamentos que são apreendidos”, destacou o prof. Alessandro Pereira.

“Essas parcerias são fundamentais e são gratificantes, porque são feitas, principalmente, com a natureza e a natureza responde muito bem. O cuidado com a natureza é muito satisfatório, porque ela nos devolve”, finalizou.

Ao final, os discentes presentes na Instituição puderam participar do lançamento dos Jogos da Sustentabilidade, expostos no hall do Prédio D do campus Varginha. A programação completa de atividades do “Mês da Sustentabilidade UNIFAL-MG” contou com palestras, oficinas, plantio de árvores e muito mais.

Confira as fotos da cerimônia de encerramento.

(FOTO: Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG)