Ranking internacional aponta a UNIFAL-MG entre as universidades mais sustentáveis do mundo; a Universidade se posiciona no 24º lugar entre as instituições brasileiras e no 5º lugar em Minas

A UNIFAL-MG ocupa posições de destaque entre as universidades mais sustentáveis do Brasil e do mundo. Isso é o que aponta a edição de 2022 do levantamento internacional UI GreenMetric World University Rankings. Com 5.625 pontos, a Universidade se posiciona no 24º lugar entre as instituições brasileiras participantes e na 5ª posição entre as universidades de Minas Gerais. No cenário global, a UNIFAL-MG ocupa o 563º lugar entre as 1.050 universidades participantes de todo o mundo, e a 73ª posição na América Latina.  

O GreenMetric é o principal ranking universitário mundial voltado para a avaliação de práticas sustentáveis das universidades. As iniciativas são avaliadas de acordo com os eixos: “Ambiente e Infraestrutura”, “Energia e Mudanças Climáticas”, “Resíduos”, “Água”, “Transporte”, “Educação e Pesquisa”. Na edição de 2022, a UNIFAL-MG se destacou no eixo Educação e Pesquisa com 1.075 pontos. Neste eixo, alcançou 100% em quatro dos 11 indicadores.

Conforme aponta a Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI/Proplan), o que influenciou no resultado, especificamente do eixo Educação e Pesquisa foram fatores como a qualidade do site de sustentabilidade, que passa por melhorias constantes e o relatório de sustentabilidade apresentado junto ao Relato Integrado do ano respectivo.

Além disso, o número de atividades/eventos culturais no campus, que evidenciam as ações de extensão realizadas, bem como o número de programas universitários desenvolvidos para melhorar o ensino e aprendizagem, como os do Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (PRODOC) e os da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) também foram considerados.

“Destaco que no eixo Educação e Pesquisa, temos buscado estimular e realizar ações na direção dos indicadores avaliados pelo ranking e que o aumento de nossa pontuação neste tema reflete este esforço, já com algumas realizações importantes. Alguns exemplos são o aumento de pesquisas e publicações na área socioambiental, e novos cursos, como a Especialização em Educação para Sustentabilidade, iniciado em 2021, que já teve no último ano a conclusão da primeira turma”, pontua Julieta Moreira, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

(Arte: Bianca Maia Roque/Dicom)

Larissa Araújo dos Santos, coordenadora de Desenvolvimento Institucional, explica que no eixo “Resíduos”, a UNIFAL-MG obteve 1.050 pontos e se manteve acima da média em praticamente todos os indicadores, com exceção dos programas de reciclagem e tratamento de esgoto. “Para esse ano, já prevemos um aumento no indicador dos programas de reciclagem com as ações do projeto de coleta seletiva, o ColetAtiva UNIFAL-MG”, afirma.

No eixo “Transporte”, no qual a Instituição também se destacou com 1.050 pontos, a coordenadora aponta a estrutura da Universidade como um dos aspectos que impactaram positivamente. “O fato de a UNIFAL-MG ser uma instituição com infraestrutura pequena, nos beneficia no ranking, uma vez que não é necessário transporte interno, o que gera poluição, por exemplo. Esse eixo, no entanto, nos abriu os olhos para iniciativas e campanhas com vistas diminuir o uso de veículos particulares”, conta.  

Para ela, os resultados mostram onde a Universidade está indo bem e onde deve melhorar. “A cada ano visualizamos uma boa evolução da Instituição no que tange à sustentabilidade e a perspectiva é de que melhoremos ainda mais com o crescente engajamento e apoio da alta gestão e de toda comunidade”, ressalta.

Como o levantamento é feito?

Criado pela Universidade da Indonésia (UI) em 2010, o UI GreenMetric World University Rankings se baseia em dados e informações enviados por meio de um questionário encaminhado pela organização às universidades participantes. Esse questionário é fundamentado na estrutura conceitual de Meio Ambiente, Economia e Equidade, e seus indicadores e critérios de ponderação.

“A cada ano visualizamos uma boa evolução da Instituição no que tange à sustentabilidade e a perspectiva é de que melhoremos ainda mais”, ressalta a coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Larissa dos Santos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na UNIFAL-MG, a Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável solicita, anualmente, as informações  referentes ao ano anterior aos setores responsáveis por cada eixo, por meio de processo. “Em 2022, foram seis eixos, 82 perguntas e 54 relatórios (evidências) obrigatórias sobre o ano de 2021. No mesmo ano, a equipe da CDI/Proplan elaborou um documento para alinhamento das informações entre os indicadores do GreenMetric, a A3P e o Eixo de Sustentabilidade do PDI 2021-2025 com vistas a facilitar a obtenção dos dados”, conta  Larissa dos Santos.

Vale informar que na edição anterior, realizada em 2021, a Universidade ficou na 460ª posição mundial com 5.700 pontos, na 19ª posição entre as 40 instituições brasileiras participantes e no 6º lugar em Minas. “É importante esclarecer que os dados do GreenMetric se referem ao ano anterior ao da divulgação do ranking, ou seja, em 2022 foram informados dados de 2021″, explica a coordenadora de Desenvolvimento Institucional.

“No ano de 2021, haviam 956 universidades participantes. Em 2022, foram 1.050, isto é, houve um aumento na quantidade de universidades participando do ranking, o que pode ter influenciado na queda da nossa colocação. Em se tratando da pontuação, de um ano para o outro houve uma pequena queda. Uma das razões pode ter sido a retirada dos indicadores referentes ao combate à pandemia, considerados no ano anterior, nos quais a UNIFAL-MG atingiu uma boa pontuação diante das ações realizadas”, esclarece.

Para Julieta Moreira, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade as pontuações em manutenção apresentadas pela UNIFAL-MG demonstram os esforços institucionais da Universidade pela busca de melhorias constantes. (Foto: Arquivo Pessoal)

Outra razão apontada pela coordenadora de Desenvolvimento Institucional diz respeito às evidências. “Para participar do ranking é necessário comprovar o que se afirma, e frequentemente acontece de realizarmos ações, mas não possuirmos evidências e/ou dados necessários para comprovação”, narra. “Em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia, nota-se que as ações de sustentabilidade ficaram mais nos bastidores e em preparação e planejamento para retomada presencial”, avalia Larissa Araújo.

Julieta Moreira acrescenta que o objetivo da UNIFAL-MG na participação do ranking não é competir com outras instituições, sobretudo, porque cada instituição tem sua própria estrutura, o que dificulta analisar os parâmetros padronizados para fins de comparação. “O nosso objetivo é utilizar os resultados do GreenMetric para nortear as ações institucionais”, reforça.

“Entendemos que as pontuações em manutenção apresentadas pela UNIFAL-MG demonstram os esforços institucionais da Universidade pela busca de melhorias constantes nos eixos temáticos analisados, além de identificar quais áreas precisam de mais atenção e dedicação da gestão”, salienta a gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

UNIFAL-MG voltadas para a sustentabilidade

Lixeiras da coleta seletiva disponibilizadas na Sede e na Unidade Santa Clara da UNIFAL-MG: verde para coleta de resíduos recicláveis e a cinza para não recicláveis. (Foto: Arquivo/Projeto ColetAtiva)

Entre as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela UNIFAL-MG, destacam-se as usinas fotovoltaicas instaladas no campus Varginha, que tornarão o campus 100% autossustentável em energia e será uma ação considerada no próximo ano do ranking, e o Sistema Regenerativo Urbano (SRU) de Varginha, que objetiva promover o bem-estar socioambiental da comunidade do campus.

Outras ações como a criação de novo curso EAD de graduação em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, no campus Poços de Caldas, e novas etapas do projeto Coleta Seletiva, como a aquisição de lixeiras e divulgação também devem compor a nova edição do levantamento. O projeto ColetAtiva se institucionalizou e iniciou efetivamente em 2022, nos campus Sede e na Unidade Santa Clara, mas prevê a expansão para o campus Varginha e o campus Poços de Caldas, neste ano de 2023.

Acesse aqui o resultado do ranking GreenMetric, divulgado em dezembro de 2022

Saiba mais sobre as ações de sustentabilidade da UNIFAL-MG

 

Imagem de destaque: Placas de usinas fotovoltaicas instaladas sobre o prédio O, na Sede.
(Foto: Arquivo/Proplan)