UNIFAL-MG recebe ingressantes e veteranos de volta às aulas nesta segunda-feira (26)

Cerca de 6 mil graduandos retornam aos campi de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas

Para dar início ao primeiro semestre do ano letivo de 2024, a UNIFAL-MG recebe, nesta segunda-feira (26), quase 6 mil alunos matriculados que retornam para os cursos de graduação e mais de 800 alunos de pós-graduação, nos campi de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas. Os veteranos dão boas vindas aos ingressantes do SiSU (2024/1), somando mais de 700 discentes matriculados até o momento. As chamadas permanecem em andamento, conforme o Cronograma publicado pela Diretoria de Processos Seletivos (Dips).

Simão Lucas Sibindy acaba de ingressar no curso de Medicina da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

Segundo o estudante Simão Lucas Sibindy, vindo da cidade da Beira, no Moçambique, pela primeira vez ao Brasil para estudar Medicina na UNIFAL-MG, o clima na Universidade é de acolhimento. “Achei a UNIFAL-MG muito acolhedora, com uma boa estrutura e um excelente corpo docente, ou seja, os professores”.

“Fui muito bem recebido, desde a minha chegada ao Brasil até mesmo pelos moradores da cidade. Só tenho que agradecer pelo acolhimento e apoios que tenho recebido dos brasileiros e os professores da UNIFAL-MG”, completou o calouro.

Na imagem, Valéria Vieira Cruz está com seu filho, Yuri, nos braços, ao lado de suas colegas de graduação. (Foto: arquivo/Dicom)

Para Valéria Vieira Cruz, discente do 5º período de Nutrição, será um semestre de novas construções e desafios. A estudante retorna à Universidade após passar por uma gestação e conseguir o Regime Especial de Estudos. Valéria Cruz tem um bebê de 20 dias de vida, Yuri, e terá que levar o filho à Universidade com ela durante o retorno às aulas. “Estou bem no começo da maternidade, por isso, optei por não pegar muitas matérias, peguei somente cinco este período, o que pode prolongar um  pouco mais meu tempo na Universidade”, relatou a veterana.

“A minha expectativa é me formar um pouco mais pra frente e fazer a graduação aos poucos para não sobrecarregar a mim nem ao meu filho”, completou.

Assim como Valéria Cruz, outras discentes também vivem a maternidade junto ao processo de graduação. Para pessoas que precisam de apoio durante este processo, a UNIFAL-MG conta com espaços salas de amamentação e troca de fraldas, mobiliadas, de utilização em fluxo contínuo e abertas às comunidades acadêmica e externa, em todos os campi. Sob a organização da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, a Universidade também oferta o auxílio-creche, proposta já em andamento do auxílio-alimentação, assim como a parceria com a Brinquedoteca, para que as mães estudantes possam contar com um espaço e rede de apoio durante a realização de suas atividades acadêmicas.

Verifique, no site da PRACE, as possibilidades de garantia dos auxílios estudantis.

Abertura Oficial da Calourada do Diretório Central dxs Estudantes 
Na noite do dia 26, o Diretório Central dxs Estudantes (DCE) da UNIFAL-MG promoveu a abertura oficial da calourada aos ingressantes de 2024 na Universidade.

Estão, na foto, os representantes e participantes da Abertura Oficial da Calourada. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Participaram da mesa solene, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; a pró-reitora de assuntos comunitários e estudantis, Profa. Cláudia Gomes; A a pró-reitora adjunta da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Profa. Geovana Martins; o coordenador geral do DCE; Êfeh Crempe;  e o coordenador geral de eventos e cultura do DCE, Pablo Almeida. 

Os representantes do DCE da Universidade esclareceram questões a respeito da parceria firmada entre os centros acadêmicos dos cursos do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e marcaram a importância da reestruturação desses cursos em função das mudanças legislativas educacionais nas licenciaturas, ocorridas pós-pandemia.

O coordenador geral do DCE, Êfeh Crempe, marcou a criação de uma comissão no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) para debater o “quadripé” universitário, visando a destinação de parte de recursos para o corpo discente. “Se isso acontecer, a UNIFAL-MG será a primeira Universidade a ter o quadripé universitário de maneira regimental e estatutária”, afirmou.

Para saber mais sobre as pautas debatidas durante a cerimônia, acesse a live completa: https://www.youtube.com/watch?v=vta2RuLzi5Q

Acolhida aos ingressantes

A programação de acolhida aos calouros está a todo vapor. A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) divulgou uma programação especial de recepção aos calouros que acontecerá nos três campi da Universidade. Boas-vindas da Reitoria, eventos culturais, rodas de conversa, apresentações musicais, palestras, stands de cursos, bem como de projetos de pesquisa e de extensão fazem parte das atividades de acolhida.

Confira a programação completa de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas.

Saiba mais sobre a Universidade

O Ensino, a Pesquisa e a Extensão são os três pilares que garantem à universidade pública um espaço de aprendizado, de investigação e de acolhimento. Além desta tríade, a instituição conta com o Programa de Assistência Prioritária, que auxilia na permanência dos discentes no espaço acadêmico para dar continuidade aos estudos. Confira, abaixo, informações sobre o funcionamento de cada um destes setores.

Ensino

No âmbito do Ensino, a UNIFAL-MG oferece atividades que ampliam as vivências universitárias, como o Programa de Educação Tutorial (PET), que busca promover a formação ampla dos alunos de graduação, o Programa de Monitoria, o Programa de Mentoria e o Programa Tutorial Acadêmico (PTA)

Nos cursos de Licenciatura, são desenvolvidas ações que se complementam e visam à formação qualificada de professores da educação básica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para os estudantes do início até metade do curso e o Programa de Residência Pedagógica, focado na segunda metade do curso e na inserção dos licenciandos na prática da escola de educação básica. Para os alunos que desejam cursar disciplinas e realizar atividades de ensino em outras instituições do Brasil e do exterior, a UNIFAL-MG conta com o Programa de Mobilidade Acadêmica.

Saiba mais sobre os Programas de Graduação no link: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/programas-de-graduacao/#

Pesquisa

Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e em Inovação, na modalidade voluntária ou na modalidade de bolsas, são oportunidades que os universitários podem vivenciar ao longo da graduação a fim de que se aproximem de características próprias da ciência, como a autonomia de pensamento, a elaboração de generalizações e modelos, a criatividade e o tratamento de dados reais. 

No âmbito de Pesquisa e Pós-Graduação, a UNIFAL-MG oferta 30 cursos de pós-graduação stricto sensu, em mestrado e doutorado, assim como especializações lato sensuque desenvolvem pesquisas científicas e tecnológicas. Os cursos ofertados contemplam as áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Teorias e Práticas na Educação e Gestão Pública Municipal. Para mais informações, acesse este endereço eletrônico. 

Extensão

As atividades complementares também englobam a Extensão Universitária, que possibilita o trabalho dos acadêmicos junto à sociedade, em processo interdisciplinar, político e educacional, cultural, científico e tecnológico. Os diferentes tipos de ações desse âmbito abrangem programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviço. A Gerência de Arte e Cultura, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), atua no apoio a atividades culturais, em busca de ações sistematizadoras e potencializadoras do campo cultural na instituição.

Muitos dos projetos possuem bolsas de Extensão, que são distribuídas conforme editais. Para acompanhar o período de inscrição e de seleção, o estudante ingressante pode consultar o site da Proec, verificando as áreas de seu interesse e o projeto em que deseja trabalhar. 

Assistência Estudantil

A UNIFAL-MG conta com o Programa de Assistência Prioritária, composto de ações continuadas que buscam a melhoria da vida acadêmica dos estudantes de graduação da Instituição, modalidade presencial, por meio de auxílios para alimentaçãopermanênciacrecheatividades pedagógicas, conforme classificação de vulnerabilidade socioeconômica e de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Para obter os auxílios, o estudante deve se inscrever em edital próprio, que é de fluxo contínuo, com toda a documentação necessária, e aguardar o resultado da análise socioeconômica.

Saiba mais informações sobre auxílios, valores e critérios da análise socioeconômica no site da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), em Programa de Assistência Prioritária.

 

 
Links úteis
 
 
Fotos (Dicom/UNIFAL-MG)