No último episódio da série “UNIFAL-MG Varginha é 10”, professor do primeiro grupo de docentes do campus fala sobre a trajetória bem-sucedida da unidade em Varginha

A última entrevista da série “UNIFAL-MG Varginha é 10” apresenta o relato do professor Thiago Fontelas Rosado Gambi, da área de Economia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), que integrou a equipe dos 12 primeiros docentes do campus Varginha.

Prof. Thiago acompanhou toda a implantação da unidade e compartilhou como observa a evolução do campus e também do ICSA nos últimos 10 anos, ressaltando a atual infraestrutura e a consolidação do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia. “A evolução é visível literalmente porque a gente começou no laticínio, em prédio provisório, com poucos alunos e nós nos mudamos para um prédio com toda infraestrutura e condições adequadas de trabalho”, diz. “A gente colocou um projeto de Bacharelado Interdisciplinar, que é uma coisa nova e diferente, de pé. Conseguiu fazer tanto o Bacharelado Interdisciplinar quanto os cursos específicos rodarem. Em relação à graduação, a gente fechou um ciclo”, afirma.

Pontuando as perspectivas, o docente falou sobre a necessidade de avançar na pós-graduação, o que ajudará a solucionar dificuldades também da graduação e capacitar os próprios professores em suas pesquisas e atividades acadêmicas. O entrevistado fez questão de enfatizar ainda, que a pós-graduação não é mais um projeto no campus, uma vez que em pouco tempo, diversos cursos foram implantados e hoje, o campus Varginha oferece cursos de graduação e pós-graduação em uma unidade fora de sede de uma universidade no interior.

No depoimento, Prof. Thiago relembrou o momento mais triste vivido no campus, que para ele foi a morte precoce da professora Tatiana Cardoso Teixeira Viana – a primeira diretora da unidade. “A perda dela foi um choque para todos”, disse.

O professor também recordou momentos aos quais ele chamou de “peculiares” como o início do funcionamento do campus, quando os professores se empenharam em ajudar até a organizar as salas no final de semana anterior ao dia agendado para início das aulas, quando chegaram as carteiras. “Ficamos lá todos os professores abrindo e desempacotando carteira. Isso é engraçado lembrar porque a gente não só pensou no projeto pedagógico, viveu ali o material mesmo”, conta rindo.

Sobre desafios, o docente disse não saber dizer qual seria o maior, visto que acredita que essa discussão tem que ser coletiva com toda comunidade acadêmica. “Eu acho que a gente precisa é exatamente responder onde a gente quer chegar e o que a gente quer ser. A pergunta tem que ser respondida por toda comunidade”, salienta. Segundo ele, agora que os cursos de graduação e pós-graduação no campus, de certa forma, estão consolidados, é preciso identificar os objetivos para o futuro em conjunto.

Ao final, Prof. Thiago ainda comentou os motivos que acredita fazerem da UNIFAL-MG Varginha “10”: “Eu acho que a UNIFAL-MG é ótima porque eu percebo que, como grupo, a gente tenta fazer o melhor que a gente pode fazer. É claro que com erros a gente aprende, a gente volta e tenta corrigir. Há coisas que a gente ainda precisa corrigir e há coisas que gente nem sabe que estão erradas. Mas eu acho que o grupo tenta fazer o melhor possível e se a gente tenta fazer o melhor possível, a gente merece ter a nota máxima”, finalizou.

Confira na íntegra a entrevista com Prof. Thiago Fontelas Rosado Gambi

Série Especial Comemorativa

A série “UNIFAL-MG Varginha é 10” é um projeto desenvolvido por ocasião dos 10 anos do campus Varginha da UNIFAL-MG, com o objetivo de preservar a história da Universidade por meio de mídias audiovisuais.

O registro foi feito pelo professor da área de Estatística do campus Varginha, Deive Ciro de Oliveira, integrante da comissão organizadora dos 10 anos, em parceria com a técnica em Tecnologia de Informação do campus, Cristiane Rodrigues da Silva Silveira.

Os episódios apresentam depoimentos dos convidados:

• Elza Maurício de Almeida, colaboradora terceirizada com mais tempo de atuação no campus Varginha;
  • Iêda Gomes Francisco, servidora que assumiu a coordenação administrativa do campus nos primeiros anos de funcionamento;
  • Profa. Letícia Lima Milani Rodrigues, uma das primeiras docentes do campus;
  • Natânia Silva Ferreira, aluna da primeira turma a ingressar no campus Varginha da UNIFAL-MG, no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (Bice), no ano de 2009;
  • Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, docente da primeira turma de professores do campus;
  • Rossi Henrique Soares Chaves, egresso da segunda turma do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (Bice), que além de bacharel em Ciência e Economia, também se formou em Administração Pública;
  • Prof. Thiago Fontelas Rosado Gambi, que integrou a equipe dos 12 primeiros docentes do campus.

Para assistir à série completa, acesse a seguir os links das notícias divulgadas nas últimas semanas ou acesse o canal da UNIFAL-MG no YouTube:

:: Série especial “UNIFAL-MG Varginha é 10” reúne relatos em vídeo de quem testemunhou 10 anos de implantação do campus Varginha
:: Em vídeo comemorativo dos 10 anos do campus Varginha, professora relembra o início das atividades e reflete sobre novos desafios
:: Quarto vídeo da série “UNIFAL-MG Varginha é 10” destaca relato de egressa da primeira turma, hoje, doutoranda em Economia
:: Momentos marcantes da história do campus Varginha são lembrados por docente em mais um vídeo da série “UNIFAL-MG Varginha é 10”
:: Egresso do campus Varginha, hoje, doutorando, comenta contribuições do Bacharelado Interdisciplinar para sua formação, em entrevista para a série especial “UNIFAL-MG Varginha é 10”