Servidores e discentes da UNIFAL-MG analisam os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais da pandemia de Covid-19 na sociedade

Diante da pandemia mundial de Covid-19, a UNIFAL-MG estabeleceu uma série de ações para enfrentamento da situação. Uma delas é a disponibilização de um canal de comunicação com análises elaboradas por servidores e discentes sobre os impactos na pandemia na sociedade. O link para acesso é: https://bit.ly/2XNqryi .

De acordo com o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, do Campus Varginha, um dos articuladores da página, o objetivo é a construção de cenários de tratamento e superação da crise, a partir de um pensamento analítico crítico, fundado nas ciências humanas e sociais aplicadas. “Esse é um espaço de divulgação de textos e, brevemente, de vídeos, com análises de servidores e discentes sobre temas econômicos, sociais, culturais e ambientais, relacionados à pandemia de Covid-19”.

O professor Walter Francisco Lowande, do curso de História, é um dos articulistas. Para ele, a iniciativa contribui também para o combate às fake news. “A Universidade ocupa esse lugar fundamental de articulação de saberes produzidos por diversas áreas e grupos, para a construção de futuros verdadeiramente democráticos, algo que deve ser embasado em conhecimento sério e não em opiniões irresponsáveis”, explica.

Segundo o professor Walter, a pandemia de Covid-19 tem unido os seres humanos de praticamente todo o mundo em torno de um conjunto de questionamentos sobre a própria espécie.  “Ao longo destes dias de isolamento temos refletido sobre os modelos de sociedade que, por muito tempo, tomamos como válidos. Refletimos sobre as ideias de economia e de consumo que têm moldado nossas instituições e sobre a urgência de mudanças que nos desviem das catástrofes planetárias. As injustiças sociais se tornaram ainda mais evidentes. Ao mesmo tempo, essa ameaça invisível nos aproximou e despertou nossa solidariedade”, completa.

Até o fechamento desta matéria, a página destacava nove artigos. A proposta é atualizar periodicamente de acordo com a participação da comunidade acadêmica. Confira abaixo os textos já publicados:

“Universidade, pandemia e a nova normalidade na época do antropoceno” (Walter  Lowande – professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG)

“Pandemia e Economia: cartas sobre a mesa!”  (Kellen Rocha de Souza – professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, com colaboração de colegas de unidade)

“Universidades públicas e suas interações com a sociedade: ferramenta para superarmos a crise da COVID-19” (André Luiz da Silva Teixeira, Cirlene Maria de Matos e Lora dos Anjos Rodrigues – professores do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG)

“Por que é falso o dilema entre salvar vidas ou ajudar a economia?”  (Lora dos Anjos Rodrigues, André Luiz da Silva Teixeira, Fernando Pereira e Cirlene Maria de Matos – professores de Economia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG)

“Impacto e enfrentamento do maior colapso econômico e social desde 2007” (Elinne Val, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da UNIFAL-MG)

“A Pandemia e a pobreza: como proteger os mais pobres perante o colapso econômico e sanitário?” (Otávio Junio Faria Neves e Italo do Nascimento Mendonça – mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Economia da UNIFAL-MG)

“Pandemia e Economia: reflexões a partir de um Vírus” (Patrick Fontaine Reis de Araujo e Fernando Batista Pereira – professores de Economia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG)

“Combate ao desemprego diante da pandemia do novo coronavírus” (Débora Juliene Pereira Lima e Ana Márcia Rodrigues – professoras do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas)

“Economia e meio ambiente: uma relação atualmente conflitante evidenciada pela pandemia do Coronavírus” (Kellen Rocha de Souza – professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG)