UNIFAL-MG oferece 502 vagas no SiSU 2021/2; candidatos aos cursos de graduação podem se inscrever até o dia 6 de agosto

Entre os dias 3 e 6/8, os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e que obtiveram nota superior a zero na redação poderão concorrer às 502 vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/2, a fim de ingressar na UNIFAL-MG. Das 502 vagas, 251 serão destinadas à ampla concorrência. As outras 251 serão reservadas para cotas, conforme a Lei nº 12.711/2012.

Nesta edição, 12 cursos da Universidade integram o processo seletivo:

Alfenas: Ciências Biológicas (Licenciatura), com 40 vagas; Farmácia, com 50 vagas; Odontologia, com 50 vagas; Química (Bacharelado), com 40 vagas; e Química (Licenciatura), com 40 vagas.

Varginha: Administração Pública, com 12 vagas; Ciências Atuariais, com 12 vagas; Ciências Contábeis, com 12 vagas; Ciências Econômicas, com 12 vagas; e Interdisciplinar em Ciência e Economia, com 102 vagas.

Poços de Caldas: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Noturno), com 66 vagas, e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Integral), com 66 vagas. É a partir da inscrição no Bacharelado Interdisciplinar que o discente realiza o ingresso posterior nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, após conclusão do ciclo básico de formação numa grande área do conhecimento. Para mais informações, acesse os vídeos do PET Ciência.

Inscrições

Ao fazer a inscrição pela página do Sisu, o candidato deve estar atento ao edital que regulamenta o processo na Universidade. Quem for selecionado poderá fazer a matrícula no período entre 11 e 16/8. O resultado da chamada regular ocorrerá no dia 10/08. Confira o cronograma completo em: https://sisu.mec.gov.br/

O candidato que não for selecionado na chamada regular em uma de suas opções deve se inscrever na Lista de Espera do Sisu entre os dias 10 e 16/8 e manifestar interesse também em permanecer na Lista de Espera da UNIFAL-MG, na página Ingresso/SiSU.

Ensino Remoto Emergencial e Plano de Retomada das Atividades Presenciais

Há um ano, desde o dia 3/8/2020, a Universidade passou a ofertar o Ensino Remoto Emergencial, que consiste na realização de disciplinas em plataformas virtuais de aprendizagem, como o Moodle Acadêmico e o Google Meet, para as atividades assíncronas e síncronas, como forma de prevenção contra o coronavírus e variantes. De acordo com o Calendário Acadêmico de 2021, as aulas do segundo semestre letivo estão previstas para se iniciar no dia 8/11, de forma remota.

Conforme o edital do processo seletivo para ingresso em 2021/2, Edital 96/2021, em virtude da pandemia, com a necessidade de suspensão de atividades presenciais, poderá haver atraso na integralização da carga horária total de algum curso oferecido. Confira o Edital.

Em dezembro, a UNIFAL-MG, por meio do Conselho Universitário (Consuni), aprovou o retorno gradativo às atividades administrativas e acadêmicas presenciais, de acordo com o Plano Geral para a Retomada das Atividades Presenciais. O documento estabelece que, para preservar a saúde dos grupos mais vulneráveis, deve-se garantir o distanciamento por meio de trabalho e atividades remotas enquanto perdurar o estado de emergência em saúde pública decorrente do coronavírus nos municípios onde estão localizados os campi da Instituição.

UNIFAL-MG em 2020

Mesmo em meio às adversidades da crise que atingiu o país e o mundo, a Universidade enfrentou desafios com propostas inovadoras e compatíveis ao cenário epidêmico. Em 2020, a UNIFAL-MG formou mais de 850 novos profissionais, desenvolveu 342 ações de extensão, concedeu auxílio para compra de computadores para 488 discentes, realizou mais de 3,5 mil atendimentos médicos e, por meio da comunidade universitária, publicou 663 artigos científicos.

No âmbito do Ensino, a Universidade se adaptou ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). A primeira etapa do ERE, realizada no período de 3/8 a 24/10, contou com a adesão de 5.470 estudantes. De acordo com o Relato Integrado 2020, 705 disciplinas foram ofertadas, com o registro total de 21.714 matrículas nas disciplinas. Na segunda edição, com início em 18/11 e encerramento em 2/4/2021, foram ofertadas 980 turmas.

Atualmente, a Universidade conta com 6.210 alunos matriculados em cursos de Graduação e 738 em cursos de Pós-Graduação.

Confira reportagens especiais sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil nos links:

UNIFAL-MG apresenta ações e resultados das atividades acadêmicas e da administração universitária em Relato Integrado; documento reforça o compromisso da Universidade com a transparência e com a eficiência na gestão dos recursos públicos

Em plena pandemia, UNIFAL-MG formou mais de 850 novos profissionais em 2020; relembre as ações de Ensino desenvolvidas pela Universidade na série especial sobre o Relato Integrado

Estratégias adotadas pela UNIFAL-MG para atividades de pós-graduação e pesquisa na pandemia fortalecem o desenvolvimento científico; confira mais uma reportagem da série especial sobre o Relato Integrado

Em 2020, a Extensão Universitária na UNIFAL-MG foi marcada pela criatividade dos extensionistas e por desafios gerados pela pandemia; a Universidade interagiu com mais de 580 mil pessoas no período

De concessão de auxílios para inclusão digital a promoção de rodas de conversa sobre saúde mental, ações de Assistência Estudantil garantem apoio à comunidade universitária da UNIFAL-MG em 2020; confira matéria especial sobre Relato Integrado