Abertas inscrições para composição da lista tríplice para nomeação de reitor ou reitora da UNIFAL-MG; docentes interessados devem se inscrever no período de 27 a 29/11

A Comissão 1763, nomeada pelo o Conselho Universitário por meio da Resolução 64, de 9 de novembro de 2021,  divulgou, nesta quarta-feira (24), o edital de chamada para inscrição de docentes efetivos para composição de Lista Tríplice para escolha de reitor ou reitora da UNIFAL-MG.  Os interessados e as interessadas devem se inscrever entre os dias 27 e 29 de novembro, por meio de processo eletrônico endereçado à Unidade SEI “Comissão-1763-2021”.

Para participar no processo de elaboração da lista tríplice, o candidato deve ser servidor docente, estar em efetivo exercício e possuir o título de doutorado. No ato da inscrição, o candidato ou a candidata deverá preencher formulário específico disponível no SEI,  anexar o Currículo Lattes e o  plano de gestão.

Os inscritos, após homologação da Comissão responsável pela organização e instrução do processo de elaboração da lista tríplice, apresentam os planos de gestão em reunião extraordinária do Consuni.  E, por meio de votação, os três mais votados integram a lista de acordo com a quantidade de votos.

O processo de elaboração da lista tríplice para nomeação de reitor ou reitora é normatizado pela Resolução 22/2021, do Consuni. Conforme o documento, caso o número de candidaturas for inferior a três, serão indicados docentes com, pelo menos, 10 anos de efetivo exercício.

A Resolução também confirma que o processo de elaboração da lista tríplice não é vinculado à consulta à comunidade para reitoria. “Poderão se inscrever para compor a lista tríplice docentes que atendam aos requisitos legais, independentemente de participação ou não em qualquer possível processo de consulta à comunidade universitária”, destaca a resolução.

A homologação e a divulgação das inscrições acontecem em 1º de dezembro. A apresentação dos planos de gestão será em reunião do Consuni, no dia 9/12, e a votação e a elaboração da lista tríplice estão previstas para a reunião de 14/12.  A escolha do reitor ou reitora é realizada pelo Presidente da República, em conformidade com  a Lei 9.192/1995 e com o Decreto 1.916/1996.

Os procedimentos, datas e outras informações estão disponíveis no Edital 1/2021/ Comissão Portaria UNIFAL-MG 1763/2021. O processo de elaboração da lista tríplice pode ser acompanhado na página:  Lista Tríplice.